TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administrar recursos escassos

Tese: Administrar recursos escassos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  948 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1

Passo 1

Administrar recursos escassos tem sido a preocupação de praticamente todas as pessoas direta ou indiretamente ligadas às atividades produtivas, tanto na produção de bens tangíveis quanto na prestação de serviços.

Bens Intangíveis são bens que não têm existência física, como por exemplo, marcas e patentes.

Bens Patrimoniais são os bens da empresa que podem ser convertidos em dinheiro.

Bens Tangíveis são os bens que têm existência física, como por exemplo, máquinas, edifícios e etc.

Ciclo PDCA é o ciclo da administração de materiais que consiste em: P(planejar), D (desenvolver), C(controlar) e A(agir).

Feedback é o procedimento que consiste no provimento de informação a uma pessoa sobre o desempenho, conduta, ou ação executada por esta, objetivando reorientar ou estimular comportamentos futuros mais adequados.

Learning organization são organizações que aprendem e inovam continuamente.

Organização que aprende é a que dispõe da habilidade para criar e transferir conhecimentos e é capaz de modificar seu comportamento, de modo a refletir os novos conhecimentos e ideias.

Patrimônio Líquido representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento.

Patrimônio Líquido Negativo é quando o valor das obrigações para com terceiros é superior ao dos ativos.

Recursos Clássicos: natureza, trabalho e capital são considerados como os fatores de produção.

Recursos de Capital são recursos que têm a liquidez como característica e faz com que possa se obter outros recursos (exemplos: maquinários, pessoas e etc.).

Recursos Humanos são um conjunto de princípios estratégicos e técnicos que contribuem para atrair, manter, motivar, treinar e desenvolver o patrimônio humano de qualquer organização.

Recursos Materiais são os bens que geram receita para a empresa.

Recursos Patrimoniais são recursos utilizados pela empresa para as operações do dia-a-dia.

Recursos Tecnológicos são recursos que a empresa conta para produzir seus produtos e prestar seus serviços.

Passo 2

A administração de material é uma atividade que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material de uma organização. Ela corresponde ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todas as tarefas necessárias à definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma organização, seja de natureza militar, industrial, comercial ou de serviços.

Os objetivos da administração do material são: preços baixos, alto giro de estoques, baixo custo de aquisição e posses, continuidade de suprimento, consistência de qualidade, pouca despesa com pessoal, relações favoráveis com os fornecedores, aperfeiçoamento do pessoal e bons registros.

Passo 3

Recurso é tudo aquilo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza, economicamente falando.

A administração de recursos materiais envolve uma sequência de operações com início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.

Os materiais podem ser classificados segundos diversos critérios. Quanto à utilização, podem ser: equipamentos, material de consumo, matérias-primas e insumos. Quanto ao valor econômico, podem ser: facilidade de obtenção, produção nacional ou estrangeira, possibilidade de substitutivos, multiplicidade de emprego, etc. e quanto ao valor estratégico, pode ser classificada diferentemente se sua utilização está ligada a segurança nacional, se sua existência está ligada a escassez ou abundância de jazidas minerais ou vegetais.

A política de material de cada empresa varia conforme a classificação dos materiais e o seu ramo de atividade.

A administração de recursos patrimoniais envolve a sequência de operações que tem início na identificação do fornecedor, passando pela compra e recebimento do bem, para depois lidar com sua conservação, manutenção ou, quando for o caso, alienação.

Os bens de uma empresa são tudo que ela possui que têm a capacidade de gerar produtos e serviços, produzindo assim, suas riquezas.

O patrimônio de uma empresa, são os seus bens, valores, direitos e obrigações.

A tecnologia é considerada um fator de produção, ao lado dos recursos clássicos: natureza, trabalho e capital. E na empresa, ela é o corpo de conhecimentos que a empresa conta para produzir produtos e serviços.

O ciclo PDCA é uma forma de agir que resume de maneira simples o ciclo de renovação e acumulação, que serve tanto para a implementação de novas ideias como para a resolução de problemas. Significa: P(planejar), D(direcionar), C(controlar) e A(agir).

Uma série de providências destacam-se, para que uma organização atinja níveis altos de eficiência em sua atividade, são elas: organização & método, qualidade e informatização.

Etapa 2

A administração de matérias é uma função coordenadora responsável pelo planejamento e controle de fluxo de matérias. Ela é conceituada e estudada como um Sistema Integrado em que diversos subsistemas próprios interagem para constituir um todo organizado. Destina-se a dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com