TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração 1º Semestre

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]                                                    Porto Alegre do Norte

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA        

3        PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL        

4        DIREITO EMPRESARIAL        6

5        ESTATÍSTICA        8

6        CONTABILIDADE DE CUSTOS        9

7        CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS …………………………………………………………………………….11



  1. INTRODUÇÃO

Irei abordar neste trabalho uma entrevista com um empreendedor de sucesso que irá relatar seus dramas e suas conquistas em relação a sua empresa. A empresária Maria de Lourdes conta como foi motivada a abrir sua empresa e como conseguiu mantê-la de pé até hoje sem ter concluído nem o ginásio.


  1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A entrevista foi realizada com a senhora Maria de Lourdes Lima da Silva, uma pessoa com espírito empreendedor, pois conseguiu com apenas 17 anos ingressar na área comercial.

     Ela não é graduada, mas com o passar dos anos sentiu necessidade de contratar um profissional da área para garantir sucesso nos negócios, pois antigamente todo o processo burocrático da empresa era feito manualmente, mas com o avanço tecnológico ela decidiu contratar uma pessoa qualificada.

    Segundo a entrevistada, ela começou a pensar na possibilidade de ter um negócio lucrativo pela escassez de comércio na cidade, muitas pessoas tinham que ir a cidades circunvizinhas para comprar o que precisavam.

     Então ela pensou em montar uma pequena loja, mas que fornecesse de tudo um pouco, com o passar dos anos outras pessoas tiveram a mesma ideia, então a entrevistada mudou de tática e resolveu investir apenas nos produtos que tinham melhor saídas e entrou de corpo e alma no ramo da tecelagem, os tecidos são os produtos de maior destaque na loja, mas ela também optou por estar trabalhando com aviamentos, pois era necessário para aumentar as vendas.

   A empresa foi fundada em meados dos anos 80 passou por várias modificações até chegar no patamar que chegou.Talvez pelo fato da única proprietária não ter concluído nem o ginásio ela teve que quebrar a cabeça sozinha sem poder contar com um embasamento teórico que só é adquirido através de uma boa formação acadêmica.

    Maria de Lourdes, hoje proprietária de uma microempresa, ás vezes nem acredita que seus sonhos se tornaram realidade tudo graças a sua força e determinação e a certas motivações no passado.


  1. PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Na Administração, é a força, influenciada diretamente pelo clima organizacional favorável, que induz os colaboradores a trabalhar de forma motivada, no alcance de objetivos comuns da organização. Desta forma, os resultados serão alcançados com maior facilidade.

Nenhuma organização pode funcionar sem um certo nível de comprometimentos de seus membros. Esta realidade levou os estudiosos a sempre criarem as teorias sobre motivação  os fatores que provocam, canalizam e sustentam o comportamento humano. Os estudos sobre motivação evoluíram das primeiras abordagens que eram muito parecidas entre si, onde se tentava construir um único modelo correto, que se aplicasse a todos trabalhadores em qualquer situação, para abordagens mais contemporâneas que percebem que a motivação acontece em função da interação entre fatores individuais e ambientais.


  1. DIREITO EMPRESARIAL

Nos primeiros 8 anos dona Maria optou por trabalhar ilegalmente, ela alega que não tinha renda suficiente para arcar com os gastos tributários. Mas depois se viu obrigada a regularizar-se diante da pressão do governo, hoje sua empresa está registrada no nacional simples e seus funcionários todos trabalham com carteira assinada, mas infelizmente não contam com nenhum plano de saúde, pelo fato de trabalharem somente dentro da loja não contam com nenhuma medida de segurança em relação a sua segurança no trabalho

    Hoje a empresa de dona Maria de Lourdes conta com a colaboração de três funcionários, sendo Maraísa a gerente, Aline e Paulo vendedores. Ela conta que no início somente ela que era responsável por todas as atividades depois contou com o apoio do filho e só mais tarde pode contratar um funcionário que trabalhava meio período e sem carteira assinada. Mas dona Maria percebeu que se continuasse tentando trabalhar além do que podia suportar ela iria se estressar e se cansar em extremo e resolveu aliviar sua carga contratando alguns ajudantes.

[pic 15]

     A gerente da empresa é responsável pela parte financeira da empresa, ela cuida da contabilidade e dos custos e faz relatórios mensais da contabilidade distribuindo as rendas custos da empresa em fixos, variáveis, diretos ou indiretos.

Os demais funcionários são responsáveis pela parte das vendas dos produtos. Segue abaixo as receitas da empresa citada referente ao mês de novembro.

               


  1. ESTATÍSTICA

Segundo a empresária sua empresa usufrui de planilhas eletrônicas para analisar dados numéricos. As planilhas, tradicionalmente, não têm sido usadas na análise estatística, embora os computadores auxiliem nessa tarefa há muito tempo.Todo o controle de estoque, fornecedores, produtos de mais ou menos saída são controlados através de softweres. A formação dos preços de venda das mercadorias, também são feitas pelo merk-up.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (43.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com