TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração - 3º Semestre portifolio

Por:   •  26/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.614 Palavras (15 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        CONCEITO E DEFINIÇÃO        

2.2        PESQUISA DE MERCADO        

2.2.1        Pesquisa de identificação de problemas        

2.2.2        Pesquisa para soluções de problemas        

2.2.3        Pesquisa exploratória e descritiva        

2.2.4        Abordagem qualitativa e quantitativa        

2.2.5        Busca da Analise Macroambiental        

2.3        NEGOCIAÇÃO        

2.3.1        Situações de Negociações        

2.3.2        Negociadores        

2.3.3        Os conflitos nas negociações e Soluções        

2.4        MARKETING        

2.4.1        Analise Macroambiental        

2.4.2        As ameaças que poderão existir        

2.4.3        Público-alvo        

2.5        GRUPO PREPARA CURSOS        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Essa produção textual tem como alvo fazer uma analise de mercado, conforme foi proposto pelo edital desta instituição de ensino.  Será feita uma pesquisa de mercado para abertura de uma franquia em uma determinada cidade.

Serão abordados nesta produção textual temas interessantes como aspectos macroambientais, formas de negociações, conflitos e ameaças que poderão ocorrer e características de publico-alvo, tendo as teorias sendo fundamentadas nas disciplinas de Pesquisa de mercado, Negociação, Marketing e Metodologia Cientifica ambas discorridas no neste seguinte semestre do curso de Bacharelado em Administração.


  1. DESENVOLVIMENTO

Analisaremos e conceituaremos alguns pontos importantes para abertura de uma franquia numa determinada cidade por nome de Igarapé-açu no estado do Pará, e usaremos métodos de pesquisas para obter melhores resultados para o sucesso nesse tipo de negocia que vem crescendo dentro do cenário mercadológico. Mas antes de qualquer informação concernente a cidade ou a empresa em questão é necessária saber que tipo de negócio se estará utilizando, ou seja, o que podemos então definir por franquia, abordaremos esses pontos a seguir:

  1. CONCEITO E DEFINIÇÃO

Para entendermos melhor o que esta sendo proposto no edital dessa produção textual conceituará o termo em questão “Franquias”, ao longo da história existiram varias definições e exemplos para esse tema, porem esse termo que usamos hoje só passou a ser usado em meados do século XIII, nos EUA quando a empresa de maquinas de costuras passou a comercializar a sua marca para revendedores.

Mas de onde se origina esse termo? Segundo o site (Wikipédia) define franquia como uma estratégia em administração que tem, como propósito, um sistema de venda de licença na qual o franqueador (o detentor da marca) cede, ao franqueado (o autorizado a explorar a marca), o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, e direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços. Ou seja, uma determinada empresa empresta a sua marca ou produto e serviço para um administrador que investe nessa marca e assim fazendo o seu próprio negócio.

A palavra franquia é originada do temo Franchising, que significa ato ou efeito de franquiar.

Passado a saber o conceito de franquia, passaremos então a analisar e procurar dados e informações, utilizando métodos de pesquisa em para obter aspectos e características para abertura desta determinada franquia, na cidade de Igarapé-açu, antes de entrarmos de  forma notória nos métodos de pesquisas precisa-se saber que ao analisar o anexo do edital, se escolheu a franquia por nome de “Grupo Prepara” da rede Prepara Cursos. A parti de então se saberá porque a escolha dessa franquia e porque ela se tornará uma ótima opção de negocio para cidade pesquisada.

  1. PESQUISA DE MERCADO
  1. Pesquisa de identificação de problemas

Para se tentar ter êxito numa abertura de um negócio, e no caso aqui citaremos Franquias, serão utilizados alguns métodos de pesquisa para a identificação do problema que será de suma importância na analise desse estudo. Para identificação de problema na cidade para abertura da PREPARA CURSOS, usaremos de formas de pesquisas que nos ajudara a obter relevantes informações, uma das principais formas de pesquisa para identificar o problema é a pesquisa de potencial de mercado.

“Nesse modelo de pesquisa de potencial de mercado, almeja-se obter uma visão do mercado da situação do mercado em que se deseja atuar buscando identificar a quantidade de pessoas que teriam interesse de comprar os produtos, busca-se também identificar a quantidade de concorrentes atuais e potencias.” (RAMPAZO, NONAKA; 2011 p. 13)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (202.8 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com