TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração 5º e 6º Semestre

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


Introdução

É questão de necessidade a utilização de ferramentas de gestão financeira nas organizações nos dias de hoje.

Visto que as mudanças são cada vez mais rápidas em face a globalização e também muitas empresas vêm perdendo sua continuidade por falta de administração de caixa. O fluxo de caixa é uma dessas ferramentas que trabalha com informações atuais de forma dinâmica, portanto evidencia de forma transparente e verdadeira situação financeira da empresa.

No mercado de capitais a distribuição de valores mobiliários nas bolsas de valores tem sido a forma das grandes empresas se capitalizar.

E será esses os temas desse trabalho, trabalhar com Fluxo de Caixa e aprofundar o conhecimento sobre o mercado de capitais tema de estudo desse semestre.

DESENVOLVIMENTO 

DRE e Fluxo de Caixa, Orçamento de Vendas, Orçamento de Produção no arquivo Excel abaixo

[pic 14]

A importância do Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa consiste em um relatório gerencial que, de forma condensada, informa toda a movimentação de dinheiro, sempre considerando um período determinado. A demonstração do fluxo de caixa indica a origem de todas as entradas no caixa, bem como a aplicação de todo o dinheiro que saiu do caixa em determinado período, e, ainda o resultado do fluxo financeiro, ou seja, quando se fala em fluxo de caixa, está se referindo a toda movimentação financeira da empresa num determinado período, analisando-se a composição do contas a receber e do contas a Pagar.

É um relatório muito importante para que se tenha conhecimento da saúde financeira da empresa, ele é imprescindível para os negócios, independentemente do porte ou da área de atuação de sua empresa.

Para que qualquer empresa consiga crescer de forma sustentável, várias estratégias são necessárias. Isso engloba marketing, vendas, operação e, claro, uma boa gestão financeira. Seja o capital provindo de uma investidora, empréstimos bancários ou de uma fonte interna, como os sócios, é fundamental ter o controle do dinheiro que entra e sai, bem como a forma e em que ele é aplicado. Para isso, o Fluxo de Caixa é uma excelente ferramenta de gestão.

Enfim, o fluxo de caixa pode ser considerado como um retrato fiel da composição da situação financeira da empresa. É imediato e pode ser atualizado diariamente, proporcionando ao gestor uma radiografia permanente das entradas e saídas de recursos financeiros da empresa, pois o fluxo de caixa evidencia tanto o passado como o futuro, o que permite projetar, dia a dia, a evolução do disponível, de forma que se possam tomar com a devida antecedência, as medidas cabíveis para enfrentar a escassez ou o excesso de recursos.

A situação do comércio eletrônico no Brasil em meio à crise econômica. 

Momento conturbado no país, aumento da taxa de desemprego, os bancos negando crédito, indústria automobilística dando férias coletivas, enfim, temos um preocupante nos setores da economia brasileira.

 E com o setor de comércio de eletrônicos não tem sido diferente pelo menos é o que mostram alguns números nos principais veículos de imprensa do país.

Os números da indústria de eletrônicos no ano de 2015 reflete uma retração na produção nesse setor em torno de 19,2% de janeiro a agosto em relação ao mesmo período de 2014 (Em: ).

Outro dado bastante interessante mostra também a queda e 13% nas vendas de smartphones no segundo semestre de 2015 em comparação com o mesmo período do ano anterior segundo dados da IDC Brasil. No acumulado do ano a queda projetada é de 8%.

Ainda a própria IDC Brasil, estima que a venda de PCs no país em 2015 uma queda de 29% frente à 2014, sendo que somente no 2º trimestre deste ano apresentou-se uma retração de 38% em relação ao mesmo período de 2014. Dados agravados frente ao baixo desempenho da economia brasileira, desemprego em alta, queda na confiança dos consumidores e casos de corrupção envolvendo grandes empresas do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com