TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração DESENVOLVIMENTO

Por:   •  14/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  5.360 Palavras (22 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

POLO: EAD – Colégio Kennedy

ACADÊMICO: Jaqueline da Silva Tavares – RA: 6238993574

ACADÊMICO: Franciele Leal Peixoto – RA: 5399804027

ACADÊMICO: Jaqueline Messias de Andrade – RA: 6229883590

TUTOR A DISTÂNCIA: Dayanne Baggio

TUTOR PRESENCIAL: Izac Viana Junior

DESAFIO PROFISSIONAL

2ª SÉRIE

Disciplinas Norteadoras: Processos Gerenciais, Matemática, Tecnologia da Gestão, Direito empresarial e Meio ambiente e Responsabilidade Social

Porto Alegre, Novembro/2017

ACADÊMICO: Jaqueline da Silva Tavares – RA: 6238993574

ACADÊMICO: Franciele Leal Peixoto – RA: 5399804027

ACADÊMICO: Jaqueline Messias de Andrade – RA: 6229883590

DESAFIO PROFISSIONAL

2ª SÉRIE

Disciplinas Norteadoras: Processos Gerenciais, Matemática, Tecnologia da Gestão, Direito empresarial e Meio ambiente e Responsabilidade Social

Desafio Profissional apresentado ao curso de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Educacional como requisito à obtenção de nota para aprovação das disciplinas de Processos Gerenciais, Matemática, Tecnologia da Gestão e Direito Empresarial aplicado aos cursos de Tecnologia de Gestão.

Tutora à distância: Dayanne Baggio

Tutor presencial: Izac Viana Junior

Porto Alegre, Novembro/2017

SUMÁRIO

1 INTRODUCÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1 Gestão Administrativa        5

2.2 Viabilidade da Troca de Lâmpadas        6

2.3 Código de Defesa do Consumidor        8

2.4 Sistema de Gestão        8

2.5 Implementação de Práticas Sustentáveis        10

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

1 INTRODUCÃO

              Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) a questão ambiental é considerada urgente e importante para a sociedade, afinal o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis. Muitas escolas já tomaram iniciativas que têm sido desenvolvidas em torno desta questão. Por este motivo, nota-se a importância de se incluir a temática do meio ambiente como tema transversal dos currículos escolares, permeando toda prática educacional. A maior parte dos problemas atuais, decorrentes do modelo de desenvolvimento, economia e sociedade, pode ser resolvida pela comunidade científica. A questão ambiental representa quase uma síntese dos impasses que o atual modelo de civilização acarreta. Isto significa que estamos vivendo uma crise ambiental e ao mesmo tempo civilizatória, na qual o homem faz parte do mundo e não é o dono dele. Mediante ao que defende Freire (1996) a educação é aquela em que educando e educador numa relação dialógica constrói o conhecimento a partir da realidade em que o educando está inserido.

               A incorporação da sustentabilidade no currículo escolar fortalece a Educação Ambiental, ajudando a comunidade escolar a adotar práticas sustentáveis em. Contudo, essa motivação precisa ser constante.

                 Muitas técnicas podem ser desenvolvidas na escola para que a mesma se transforme em uma escola sustentável, envolvendo não só a comunidade escolar como também a comunidade do entorno. Todos podem contribuir no desenvolvimento de diversas atividades, uns com sua experiência de vida, outros com mão-de-obra. O resultado dessa ação coletiva beneficiará à todos.

                  A escola Aprendiz que esta sendo analisa no presente estudo, é uma escola de ensino fundamental, renomada na cidade de Curitiba. Aprendiz conta com 1000 alunos e 60 funcionários.

                 Atualmente a escola conta com uma nova diretora que recebeu 70% dos votos da eleição. Ana era professora da escola há seis anos, a mesma tem licenciatura em historia e pós-graduação e desenvolvimento sustentável. Seus principais objetivos como gestora são construir uma gestão colaborativa e implantar uma cultura sustentável na instituição com praticas sustentáveis em suas três esferas.  

                   No momento que Ana assumiu a instituição, convocou reuniões com a equipe da instituição e outra com alunos e pais, a fim de verificar quais suas sugestões para que a escola melhore principalmente de forma sustentável.

                     Durante as reuniões foi constatado que as principais reclamações dos colaboradores é em relação aos procedimentos da escola que ainda eram manuais e sobre a gestão de conhecimento da instituição, que não existe. Ainda nas reuniões Ana solicitou sugestões de praticas sustentável que poderiam ser implantadas na escola.


2 DESENVOLVIMENTO

                Serviu como base a elaboração do presente trabalho, a escola Aprendiz.Os dados foram colhidos e analisados sobre o ponto de vista científico e bibliográfico. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a de pesquisa descritiva, bibliográfica e exploratória. Com a finalidade de assessorar a nova diretora da instituição a implantar praticas sustentáveis e auxilia-la nas questões como a troca da iluminação da escola, troca de lâmpadas com defeito, implantar um sistema de gestão eficiente e sugerir idéias de praticas sustentáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (167.2 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com