TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração DESENVOLVIMENTO

Tese: Administração DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Tese  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 5

Conforme o Dicionário Aurélio, a administração é definida como gestão de negócios públicos ou particulares; governo, regência, conjunto de princípios, normas e funções que tem por fim ordenar os fatores de produção e controlar sua produtividade e eficiência para se obter determinado resultado.

A administração é algo que está em todos os lugares, grupos ou até mesmo na sociedade. As organizações são formadas por administradores diretos ou indiretos. Muitas pessoas são administradores e nem sabem que são.

Para se obter uma boa administração é necessário objetivos e recursos. Objetivos para saber o que pretende conquistar e recursos para gerar esta conquista.

Uma organização e um sistema de recursos que procura realizar objetivos.

A administração é algo que deve ser iniciado a partir de nós mesmos como a administração pessoal, mais a frente a administração familiar, a administração de pequenos grupos, a administração de organizações (empresas), e administração social (cidade, estado sociedade global, etc.)

Dentro de uma empresa a organização fornecem meios de subsistência para muitas pessoas, ex: salários, abonos, lucros distribuídos, e muitas outras formas de remuneração que são fornecidos aos seus colaboradores em recompensa de seu trabalho ou investimento.

A tarefa da administração é interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Início das Teorias da Administração

O início das teorias da Administração foi marcado pelos estudos de Taylor, no fim do século XIX e no início do século XX. Frederick W. Taylor tinha como objetivo, criar uma teoria que ajudasse a solucionar os problemas da época dentro das organizações. Que tinha como ideia principal achar um método para que se chegasse ao lucro da empresa, produzindo mais, e na satisfação do trabalhador ao mesmo tempo. Foi a partir de Taylor que vemos também uma maior preocupação com o ser humano em si, onde os operários trabalhavam entre 12, 14 e 16 horas.

Henry Fayol tem suas bases na Teoria Científica. A ênfase de sua teoria está na estrutura das organizações. As cinco funções dessa estrutura são: o Planejamento, Organização, Comando, Coordenação e Controle. Em seu pensamento uma empresa sem um planejamento ou um objetivo era como um barco navegando as escuras e sem rumo.

Max Weber, que tem seus estudos em cima do modelo burocrático, nde a burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, ou seja, na adequação dos meios aos fins pretendidos, com a finalidade de garantir a máxima eficiência possível para alcançar os objetivos desejados. As características do sistema burocrático eram as regras, a divisão do trabalho, a hierarquia e o seu foco era a organização inteira como um todo.

Henry Ford, mais conhecido por nós como o criador da marca FORD. Na verdade, Ford não foi o criador da linha de montagem, nem da produção em massa, mas usou todos os conceitos de forma muito eficácia. O ápice de seu sucesso se viu no ano de 1927, onde conseguiu chegar à marca de 17 milhões de automóveis do seu primeiro modelo. Dessa maneira, a indústria automotiva, através da marca FORD, levou a Revolução Industrial ao seu ponto mais alto do século XX.

A história das empresas pode ser dividida em seis fases:

Fase Artesanal (antiguidade até a Pré-Revolução Industrial, período até 1780).

Fase Transição para Industrialização (I Rev. industrial). Período: 1780 a 1860.

Fase do Desenvolvimento Industrial (após II Rev. Industrial). Periodo: 1860 a 1914.

Fase Gigantismo Industrial (entre as duas grandes guerras) Período: 1914 a 1945.

Fase Moderna (pós-guerra ate a atualidade) Período: 1945 a 1980.

Fase da Globalização (atualidade) Período após 1980.

2.2 Análises

Os maiores contribuidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com