TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Estratégicas de Materiais

Por:   •  6/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

A administração estratégica reúne um conjunto de princípios para que tal ambiente organizacional possa se destoar dos problemas que venham a surgir ao longo da trajetória, com a finalidade de diminuir os riscos de fracasso da empresa. Assim, com caráter evolutivo e moderno, a empresa otimiza seus resultados tornando-a mais competitiva e capaz de avistar ameaças e oportunidades que possam vir a surgir.

Para dar início à elaboração da administração estratégica em determinada empresa é necessário analisar o ambiente organizacional a fim de identificar fatores que possam influenciar o progresso da mesma. Posteriormente, é preciso definir a meta da empresa estabelecendo missão e objetivos organizacionais. Nesse caso, tem-se que salientar a existência de outros dois indicadores: visão (o que pretende se tornar futuramente) e valores (o que as diferenciam das outras). A estrutura de uma organização deve seguir as estratégias adotadas e não o contrário; sabendo, assim, lidar com a concorrência. O controle estratégico concentra-se na avaliação e monitoração da administração estratégica implementada na empresa visando o alcance dos objetivos propostos.

A administração estratégica tem como objetivo maximizar os resultados junto a liderança e a administração participativas. Uma administração estratégica de qualidade pode acarretar benefícios como melhor postura organizacional e maior amplitude de atuação nos resultados da empresa. Para isso, a empresa precisa abordar, de forma ampla, assuntos como administração estratégica e participativa.

A informação, inicialmente vista como um suporte auxiliava no gerenciamento de diversas atividades empresariais. Considerada como fator de controle e gerenciamento, acelerou as tomadas de decisão da empresa. A partir da década de 90 passou a ser reconhecida como um recurso estratégico e vantagem competitiva. É a informação que permite maior controle das operações empresariais. A concorrência entre as empresas depende da forma eficaz que cada organização interpreta e utiliza as informações. Assim, a Tecnologia da Informação pode ser utilizada para aperfeiçoar o uso da informação, capaz de criar valor e unificar organizações.

A TI, em muitas organizações, é a base de suporte para os negócios, o que obriga esta área a ser o diferencial competitivo. A informação é o elemento relevante no ambiente organizacional tornando possível estabelecer as condições necessárias para atingir seus objetivos e aumentar sua competitividade. Certifica-se que a TI pode ser utilizada como ferramenta estratégica no processo de planejamento, direção e controle auxiliando a elaborar, implementar e controlar estratégias, monitorar o ambiente organizacional e tomar decisões resultando em uma vantagem competitiva, de acordo com a administração estratégica. Gestão estratégica da informação, portanto, significa o uso da informação com fins estratégicos para obter vantagem competitiva (LESCA e ALMEIDA, 1994).

Nas indústrias, a TI auxilia na agilização da produção e facilita o contato com fornecedores e parceiros de negócios. No setor financeiro, a TI é utilizada para segurança e armazenagem de dados além de fornecer infraestrutura para garantir acessos à rede, banco de dados, etc. Empresas de telecomunicação, varejos e serviços utilizam a TI para identificar e selecionar clientes. A TI é ajustada de acordo com o porte e finalidade das empresas.

Toda gestão é uma prática de administração voltada ao estudo do risco, um mecanismo de prevenção, qualquer que seja o procedimento estudado. Com relação à qualidade, nesse caso a análise do risco está baseada no procedimento ou no resultado esperado. A qualidade de bens e serviços destaca-se na gestão empresarial, no mercado em que a competitividade entre as empresas se torna cada vez mais acirrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com