TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 5

1 - Qual o objetivo econômico das empresas?

Uma empresa pode ter vários objetivos, pode querer ser uma grande empresa, exportar para diversos países, ser a líder de mercado, bater recordes em produção, produzir com responsabilidade, valorizar os seus trabalhadores, enfim os objetivos de uma empresa são vários. No entanto, para a administração financeira, o objetivo econômico das empresas é a maximização de seu valor no mercado, pois dessa forma estará sendo aumentada a riqueza de seus proprietários (acionistas de sociedades por ação ou sócios de outros tipos de sociedade). Apenas um motivo faz com que uma empresa continue viva e permaneça por muito tempo ativa, que é produzir com poucos custos obtendo o maior lucro possível, ou seja, o principal objetivo da empresa é gerar lucros.

2 - A geração de caixa e lucro tem alguma importância para as empresas públicas? Justifique.

Na empresa pública também é importante, pois o reinvestimento de recursos é possivel executar melhoria e a expansão dos serviços prestados a comunidade. A geração permanente de lucro e caixa contribui para que uma empresa moderna cumpra suas funções sociais por meio de geração de pagamento de impostos, treinamento e remuneração adequada dos empregados, investimentos em melhoria ambiental.

3 - Quanto a natureza das atividades executadas por uma empresa: Operacionais (O), Financiamentos (F) e Investimentos (I). Explique cada uma delas, citando 3 exemplos de cada.

Atividades operacionais: são executadas com a finalidade de proporcionar um retorno adequado para os investimentos feitos pelos proprietários. Basicamente, as atividades operacionais relacionam-se com a compra e venda de mercadorias, compra de matérias primas e suas transformações, venda de produtos, pretação de serviços, armazenagem e distribuição. Exemplos: compra de mercadoria para revenda, venda de produto de fabricação própria, gastos com fabricação de produtos, pagamento de aluguel, etc.

Atividades de investimentos: atividades executadas em consequência das decisões de aplicações de recursos em caráter temporário ou permanente. Correspondem as contas classificadas no balanço patrimonial, em investimentos temporários e em ativos permanentes. Exemplos: compra de material para consumo, venda de itens do ativo imobilizado, recebimento das vendas de mercadorias, compra de maquinas e equipamentos, etc.

Atividades de financiamento: refletem decisões tomadas sobre a forma de financiamento das atividades de operações e investimentos. Correspondem as contas classificáveis no passivo financeiro e no patrimonio liquido. Exemplos: captação de recursos dos acionistas ou cotistas e seu retorno em forma de lucros ou dividendos,  captação de empréstimos ou outros recursos, sua amortização e remuneração.

4 - Explique as funções básicas do administrador financeiro.

As funções básicas são: análise, planejamento e controle financeiro; tomadas de decisões de investimentos; e tomandas de decisões de financiamentos.

  1. Análise, planejamento e controle financeiro: consiste em coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades da empresa, por meio de relatórios financeiros e participar das decisões estratégicas.
  2. Decisões de investimentos: é a destinação dos recursos financeiros para aplicação em ativos correntes e não correntes, considerando-se a relação adequada de risco e de retorno dos capitais investidos.
  3. Decisões de financiamentos: são tomadas para captação de recurso financeiro para o financiamentos dos ativos correntes e não correntes considerando a combinação adequada dos financiamentos a curto e longo prazo.

5 - Explique e exemplifique os ciclos: financeiro, operacional e econômico.

Ciclo financeiro: também conhecido como Ciclo de caixa é o tempo entre o pagamento a fornecedores e o recebimento das vendas. Quanto maior o poder de negociação da empresa com fornecedores, menor o ciclo financeiro.

Ciclo Financeiro = Ciclo Operacional - Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores (PMPF)

Exemplo:

Ciclo Financeiro = 102 dias - 30 dias

Ciclo Financeiro = 72 dias

Ciclo operacional: compreende o período entre a data da compra até o recebimento de cliente. Caso a empresa trabalhe somente com vendas á vista, o ciclo operacional tem o mesmo valor do ciclo econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com