TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Por:   •  13/5/2015  •  Artigo  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL[pic 1]

CAMPUS GUAÍBA

DENISE BREZEZINSKI

ESTELA ROGELIN PRASS

FABRINA LAIS DEVIT

NATÁLIA LIMA SÁ

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA I

ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA

Guaíba

2012/1

DENISE BREZEZINSKI

ESTELA ROGELIN PRASS

FABRINA LAIS DEVIT

NATÁLIA LIMA SÁ

 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA I          

ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA

Trabalho acadêmico do curso de Administração Para composição do G2 – Administração Financeira I Universidade Luterana do Brasil, Campus Guaíba.

Orientadora: Profª Valmira Trapp Fernandes

Guaíba

     2012/1

SUMÁRIO[pic 2]

INTRODUÇÃO.............................................................................................

04

1. ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA  ...............................................................

05

2. ORGANIZAÇÃO DA FUNÇÃO FINANCEIRA.........................................

05

3. CICLO DE CAIXA ....................................................................................

 05

4. ORÇAMENTO DE CAIXA  ......................................................................

06

5 CUSTOS E BENEFÍCIOS DE MANTER DISPONIBILIDADES.............

07

6. SALDO IDEAL DE CAIXA .......................................................................

07

7. ESTRATÉGIAS ADMINISTRATIVAS DE CAIXA...................................

08

CONCLUSÃO...............................................................................................

09

REFERÊNCIAS.............................................................................................

10

INTRODUÇÃO

A administração do caixa de uma empresa é muito dinâmica, e afeta diretamente a vida das organizações, levando em consideração que praticamente todas as atividades, os processos as empresas estão de alguma maneira ligados com o caixa, ou seja, com os recursos que a empresa tem e a maneira com que vai administrar seus recursos monetários.  

Uma empresa que não sabe administrar corretamente seu caixa vai ter sérios problemas, visto que isso é fundamental para a maximização de seu retorno; prestar atenção ao ciclo do caixa, e também ao dinheiro aplicado no capital de giro também são fundamentais para que a empresa tenha maior liquidez.

É através dessas análises e planejamentos de finanças, que toda empresa irá decidir sobre o seu futuro, definindo seus investimentos ou financiamentos.


1.  ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA  

             É indispensável para o bom funcionamento de empresa dar a devida atenção para as funções administrativas financeiras, entre elas uma das tarefas de grande importância, para a empresa é a administração de caixa, o capital de giro da empresa, do qual o caixa faz parte, no qual esta disponível os recursos financeira para o pagamento de funcionários, fornecedores etc., recursos necessários para as obrigações de curto prazo, ou seja, recursos que estão em constante movimentação. Podemos notar que administrar o caixa, é fundamental para a maximização de seu retorno, pra a empresa atingir estes objetivos, pode utilizar uma série de instrumentos de administração de caixa.  A administração do Caixa constitui ferramenta fundamental para a boa administração dos recursos financeiros em qualquer empresa, independente de seu tamanho. A previsão de caixa preparada pelo administrador financeiro somente terá sucesso com o esforço conjunto dos vários departamentos da empresa. As previsões de vendas, as condições das vendas, incluindo prazos de recebimentos, são geralmente de responsabilidade do pessoal de vendas. Os gastos de produção são definidos com o auxílio do pessoal de produção e contabilidade de custos.

2.  CICLO DE CAIXA        

        Há maneiras que ajudam o administrador financeiro para ajudar no giro de caixa, analisando situações da empresa para que aja um amplo aproveitamento e a maximização do giro de caixa. Algumas destas medidas podem ser citadas como a aceleração no processo de recebimento com a redução do prazo concedido nas vendas a prazo, analisando o estoque e assim aumentar o giro de estoque através do aumento do giro das matérias primas, diminuição do ciclo de produção, aumento do giro de produtos acabados, outro fator relevante é o Aumento do prazo de pagamento a fornecedores, inclusive via atraso de pagamento, quando a relação custo X benefício, com relação ao conceito de crédito, for favorável a empresa.

           Podemos notas que há alguns fatores que levam ao descontrole do fluxo de caixa como, manter o saldo de caixa acima do mínimo necessário não proporciona melhor liquidez; manter saldo de duplicatas a receber elevados pode sinalizar insuficiência de cobrança, ou mesmo uma política de credito aos clientes equivocada; manter o saldo de estoque acima do normal não melhora a eficiência da produção de vendas.

3. ADMINISTRAÇÃO DAS DISPONIBILIDADES

        

        Os recursos que as empresas mantêm para pagar as suas obrigações imediatas são as disponibilidades, estas ficam no caixa, em conta corrente no banco, aplicações financeiras em títulos de alta liquidez. A administração das disponibilizas tem estes recursos disponíveis por diversos motivos dos quais podemos citas, transações para pagamentos das obrigações de curto prazo, por precaução uma reserva que possa se utilizada para cobrir despesas imprevistas, especulações aplicações financeiras com a intenção de  aproveitar oportunidades de negócio, ou para reciprocidade bancaria, manter um bom relacionamento com os bancos parceiros da empresa.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com