TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Por:   •  31/5/2015  •  Resenha  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

Administração Financeira

Decisões financeiras fundamentais

Decisão do Investimento: está decisão é considera a mais importante, pois é através dela que tudo se inicia. Um investimento sempre visa a geração de um produto ou serviço, pois através deles a organização visa a recuperação de seu investimento e consequentemente a geração de um lucro para a mesma. Devemos compreender que todo investimento possuem lá seus riscos, por isso é fundamental o uso de ferramentas que auxiliem e visem resultados em um futuro distante ou até mesmo próximo, com intuito de obter resultados e podendo mensurá-los se possuem grandes riscos ou não, e assim podendo executar as decisões com uma maior segurança. Com isso deve ser levado em conta as seguintes variáveis: qual será o projeto ou empreendimento a ser investido, qual valor será utilizado, o período que levara a operação desse investimento, os fluxos futuros visando, por exemplo, o quanto trará de lucro no decorrer de cada ano, o risco envolvido nesse investimento e seu custo de capital. Temos que levar em conta que a decisão do investimento está ligada ao ativo do balanço patrimonial de uma empresa.

Decisão de Financiamento: essa decisão visa qual capital será utilizado, seja ele próprio ou de terceiros, pois sem essa decisão não existe um investimento e nada se inicia. Suas variáveis são o montante a ser investido, sua disponibilidade que pode ser de terceiros ou própria, quais seus riscos e também qual o custo desse capital adquirido. Alguns investidores consideram que pode aumentar o valor de um capital próprio, devido o mesmo ser mais conservador e que pode ter um menor risco em relação aos capitais de terceiros. Temos que levar em conta que a decisão do investimento está ligada ao passivo do balanço patrimonial de uma empresa.

Decisão de Dividendos: está decisão por si tem o objetivo de distribuir seus lucros obtidos, após ter retornado o capital a seus investidores. Com esses dividendos pode-se mensurar a parte do lucro que fica retido dentro da organização, para fins de analise que visem custos de oportunidades para futuros investimentos. Esta analise deve ser levada em conta antes mesmo de um suposto financiamento. Temos que levar em conta que a decisão de investimento esta ligada ao passivo do balanço patrimonial de uma empresa.

Valor do dinheiro no tempo (Juro Composto)

O conceito de juro composto deve ser utilizado em todas as decisões, devido a todas as empresas de forma geral utilizar deste meio para fazerem seus cálculos. Seria inviável alguma empresa não utilizar deste meio, pois ela estaria de certa forma gerando uma perda para si mesma, e estaria em desvantagem dentro do mercado com relação às demais concorrentes. O juro composto nada mais é que o dinheiro no tempo, que com o passar dos anos se valoriza cada vez mais, devido a isso ele foi criado com intuito de suprir as valorizações futuras, por exemplo, se você adquirir um imóvel hoje por 100 mil reais certamente daqui 3 anos ele estará com um valor superior ao de aquisição.

Valor Presente Líquido (VPL)

A ferramenta VPL visa à geração de um investimento presente, com intuito de obter um resultado futuro acima do investido independente de seus riscos. Com isso o VPL disponibiliza informações a fim de demonstrar probabilidades de êxito em um suposto investimento, visando também seus riscos e com isso não gerando uma incerteza. Devido a isso esta ferramenta é um modelo clássico para os investimentos, e compreende as seguintes variáveis: o valor do investimento, valores de fluxos futuros, a quantidade de períodos que irá decorrer esses fluxos e também a taxa de juros que o investidor deseja. Sendo assim seu conceito é de descontos valores de fluxos a determinadas taxas de juros, de forma que apresente valores de hoje, ou valores atuais. Os resultados obtidos por essa ferramenta, devem ser levados em conta somente quando o valor obtido for igual ou superior ao investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com