TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

Esta etapa consiste no desenvolvimento dos principais conceitos da administração financeira e o seu planejamento, além da interferência do tempo sobre a moeda, que tem como assunto sua valorização e desvalorização, mostrando de que forma pode interferir no planejamento da empresa.

Administração Financeira

A administração Financeira trata dos assuntos relacionados às operações financeiras das organizações, tais como, as operações de fluxo de caixa, transações financeiras, operações de crédito, pagamentos, entre outras, e via a melhor rentabilidade possível sobre o investimento realizado pelos sócios e acionistas, através da utilização de recursos, que na maioria das vezes, são escassos. Tem como objetivo a maximização do lucro, ou seja, o valor de mercado do capital investido.

Planejamento da Administração Financeira

Para atingir seus objetivos e encontrar meios de alcança-lo, como uma gestão eficaz, a empresa precisa planejar, trançando metas para alcançar seus objetivos. A realização de planejamento se faz necessária em todos os setores da empresa, mas principalmente nas atividades da área financeira, para que a mesma não seja surpreendida por dificuldade que podem levá-la a falência.

Segundo Como observa Ross (1995), o planejamento financeiro determina as diretrizes de mudança numa empresa. É necessário porque faz com que sejam estabelecidas as metas da empresa para motivar a organização e gerar marcos de referência para a avaliação de desempenho, as decisões de investimento e financiamento da empresa não são independentes, sendo necessário identificar sua interação, e num mundo incerto à empresa deve esperar mudanças de condições, bem como surpresas.

O planejamento financeiro o administrador pode acompanhar as diretrizes de mudanças e as rever quando se fizer necessário, além de auxiliar a empresa a alcançar as metas estabelecidas.

Através do planejamento o administrador visualiza com antecedência as possibilidades de investimentos, o grau de endividamento e o montante de dinheiro que será necessário para manter o caixa da empresa.

Como observa Gitman (1987), os planos financeiros e orçamentos fornecem roteiros para atingir os objetivos da empresa. Além disso, esses veículos oferecem uma estrutura para coordenar as diversas atividades da empresa e atuam como mecanismo de controle estabelecendo um padrão de desempenho contra o qual é possível avaliar os eventos reais.

O planejamento financeiro indica caminhos que levam as conquista dos objetivos da empresa, tanto no curto quanto no longo prazo, criando mecanismo de controle que envolva todas as atividades da empresa. O crescimento e a sobrevivência de uma empresa é consequência do planejamento que envolve o volume de vendas, as margens de lucros que devem remunerar de forma satisfatória o capital investido e o plano de recebimentos e pagamentos intercalados através de uma margem razoável do primeiro para o segundo, garantindo dessa maneira o giro de caixa sem depender de financiamentos.

Para uma gestão eficaz, o gestor necessita de ferramentas confiáveis para tomar as decisões certas e oportunas. O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais eficaz na gestão financeira da empresa.

Como afirma Zdanowicz (1998), o fluxo de caixa é o instrumento que permite ao administrador financeiro planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para um determinado período. O gestor tem a possibilidade de programar e acompanhar os recebimentos e pagamentos de recursos financeiros, de forma que a empresa possa operar seguindo seus objetivos e metas estabelecidas, a curto e longo prazo. A curto prazo para gerenciar o capital de giro e a longo prazo para fins de investimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com