TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.160 Palavras (21 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 21

Curso: Administração

Referência:

AVALIAÇÃO - A1

Turno:

Noturno

Série/Turma:

5ª e 6ª / A e B

Disciplina: Adm. Financeira e Orçamentária

Prof.: Carlos Magno da S. Oliveira

Matrícula: 6662410555

Aluno: Bruna Souto

Matrícula: 8404116972

Aluno: Elza Rodrigues

Matrícula: 6898501455

Aluno: Emerson Soares

Matrícula: 6266196250

Aluno: Luciana Ferreira

Matrícula: 6819461012

Aluno: Márcia Araújo

[pic 1]

AVALIAÇÃO BIMESTRAL - A1

ORIENTAÇÕES GERAIS:

OBJETIVO GERAL: Compreender os aspectos gerais da Administração Financeira, dos Tipos de Negócios e Métodos de Tributação que os envolvem, bem como o Valor do Dinheiro no Tempo, Risco e Retorno e Métodos de Avaliação.

METODOLOGIA: Para a realização deste trabalho deve-se utilizar a abordagem quantitativa na descrição da metodologia e a qualitativa do tipo descritiva exploratória, pois o presente estudo se caracteriza por uma busca mais aprofundada do conhecimento sobre o assunto proposto, abordando referências importantes para o trabalho.

ORGANIZAÇÃO: Este trabalho deverá ser elaborado seguintes as normas de elaboração de trabalho acadêmico da Faculdade Anhanguera de Brasília, contendo todos os elementos textuais necessários para o seu desenvolvimento, que corresponderá a 20% do valor do trabalho. O trabalho será feito em grupo e enviado, por e-mail, ao Professor Carlos Magno (carlosmagno.oliveira@anhanguera.com).

DATA DE ENVIO: 12/10/2015.

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS:

Para o desenvolvimento do presente trabalho os grupos deverão realizar pesquisa bibliográfica do assunto abordado. Dessa forma, para cada questão os grupos deverão obedecer ao comando da questão, bem como apresentar referencial teórico do assunto destacado. Trabalhos sem a referida pesquisa não serão avaliados e o grupo ficará sem nota neste Bimestre.

As questões que envolvam modelos matemáticos deverão ser solucionadas apresentando os cálculos ou comandos utilizados na Calculadora Financeira, estando o grupo sujeito à perda da pontuação apontada.

Plágios e “clonagens” serão punidos com nota ZERO para todo o grupo.

 


Questão 1. (0,5 ponto) Conforme SANTOS (2010), a Administração Financeira trata dos assuntos relacionados às Finanças das organizações, estando diretamente relacionada à administração, à economia e à contabilidade. GROPPELLI e NIKBAKHT (2009) definem Finanças como a aplicação de uma série de princípios econômicos e financeiros para maximizar a riqueza ou o valor total de um negócio. Observa-se, portanto, que a administração financeira é de suma importância para a sustentabilidade de qualquer organização no mercado, contribuindo para mantê-la competitiva e para a expansão dos negócios.

Administração Financeira – “os administradores financeiros precisam se envolver com as mudanças que ocorrem constantemente no campo das finanças”. (A.A. Groppeli e Ehsan Nikbakht, 2012, Pág.5).

“A administração Financeira adota o regime de caixa para planejar e controlar as necessidades e sobras de caixa e apurar o resultado financeiro”. (Masakazu Hoji, 2004, pág. 29).

“A administração financeira está estritamente ligada à Economia e Contabilidade, e pode ser vista como uma forma de Economia aplicada, que se baseia amplamente em conceitos econômicos, como também em dados contábeis para suas análises”. (Paulo R. B. Góis, 2011, Pág.01)

Finanças – “São a aplicação de uma série de princípios econômicos e financeiros para maximizar a riqueza ou o valor total de um negócio”. (A.A. Groppeli e Ehsan Nikbakht, 2012, Pág.3).

Finanças é a ciência e a profissão da gestão do dinheiro”. (J. W. Da Fonte Neto e C.U.M. Carmona, 2006). 

Maximizar a riqueza – “contribuição ao valor de uma empresa por meio da seleção dos investimentos que produzam o melhor balanceamento entre risco e retorno”. (A.A. Groppeli e Ehsan Nikbakht, 2012, Pág.3).

“Maximização da riqueza atingir o maior nível de lucros possível num determinado nível de risco”.( A.A. Groppeli e Ehsan Nikbakht, 2012, Pág.478).

Assinale a alternativa que melhor define o objetivo principal da administração financeira e realize revisão bibliográfica dos assuntos destacados (no enunciado e nas alternativas):

“Para a administração financeira, o objetivo econômico das empresas é a maximização de seu valor de mercado, pois dessa forma está sendo aumentada a riqueza de seus proprietários”. (Masakazu Hoji, 2004, pág. 21)

“A meta principal de um administrador financeiro é maximizar a riqueza dos acionistas”. (A.A. Groppeli e Ehsan Nikbakht, 2012, Pág.10).

a) captar recursos financeiros no mercado para viabilizar as atividades de compra de suprimentos.

“captar recursos financeiros diretamente de investidores (via mercado financeiro) ou através de intermediários financeiros (bancos, associações de poupança e empréstimo) e de aplica-los em ativos que são utilizados na produção de bens e serviços ou como fonte de rendimentos”. (Pedro Góes e Cesar Rômulo, 2011);

“A captação de recursos financeiros é uma fase crucial na busca pela viabilização econômico-financeira de um projeto de inovação”. (Ross Westerfield Jaffe. 2008 p.505).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (489.3 Kb)   docx (126 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com