TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração . Financeira

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.123 Palavras (17 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE SENAC MINAS

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Albert Martins

Carlos Antônio

Leonardo Calais

Mara Cristina

Tiago Ribeiro

Belo Horizonte

2015


FACULDADE SENAC MINAS

ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Trabalho interdisciplinar apresentado no 2º período do curso de Graduação em Administração da Faculdade SENAC Minas como pré-requisito para obtenção de pontos no semestre letivo.

Professor orientador: Carlos Magno

Albert Martins

Carlos Antônio

Leonardo Calais

Mara Cristina

Tiago Ribeiro

Belo Horizonte

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1.        CONCEITO DE GESTÃO        

2.        ORGANIZAÇÕES: CONCEITOS, IMPORTÂNCIA E DESAFIOS        

3.        ÁREAS DE ATUAÇÃO E PERFIL DO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO        

4.        O MERCADO DE TRABALHO PARA O PROFISSIONAL DA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA        

5.        ATRIBUIÇÕES DA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA        

5.1.        Administração de capital de giro        

5.2.        Administração do fluxo de caixa        

5.3.        Administração de contas a receber        

5.4.        Gestão de riscos        

5.5.        Administração de estoques        

6.        PERFIL PSICOGRÁFICO DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        


LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1. processo de gestão do administrador        7


INTRODUÇÃO

O Mercado de trabalho do administrador é amplo e diverso, pois grande parte dos cargos de uma empresa é para funções administrativas. As funções do administrador também são amplas, e suas atividades vão, desde interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, até organização, direção e controle realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização.

As grandes empresas e organizações em geral, buscam contratar profissionais dinâmicos, capacitados e com visão estratégica, pois ele é capaz de atuar em todos os setores de qualquer empresa.

O tema deste estudo é o mercado de trabalho para o profissional da área de Administração Financeira e Orçamentária. O objetivo foi fazer uma pesquisa exploratória, quanto aos fins e bibliográfica quanto aos meios, sobre os conceitos e a atuação profissional do administrador desta área. Os autores pesquisados foram Amâncio, Caetano, Oliveira, Hoji, Maximiano, Neto, Silva, Carneiro, David R. Matias, Lemes, Luiz, Groppelli e Ehsan. Foram consultadas algumas publicações eletrônicas para conceituações básicas acerca do tema.

  1. Objetivo
  1.  Geral

Apresentar a área do profissional de administração financeira e a atuação, do gestor em fundação de apoio/ amparo à pesquisa vinculada a Instituições de ensino e/ou pesquisa, públicas ou privadas localizadas no Estado.

  1. Conceito de gestão

Quando as pessoas se combinam para atingir em comum, elas criam um potencial organizacional, que qualquer pessoa poderia realizar sozinha. A combinação de direção da utilização dos recursos necessários, afim de, alcançar objetivos específicos chama-se administração.

A administração é um processo evolutivo e interativo que está relacionada direta ou indiretamente com acontecimentos do passado. Ela proporciona métodos que sustentam de forma melhorada análise de novos negócios. É considerada também como uma ciência de grande importância no mercado. Oliveira (2009) menciona o seguinte:

“à administração é o sistema estruturado e intuitivo que consolida um conjunto de princípios, processos e funções para alavancar, harmoniosamente, processo de planejamento de situações futuras desejadas e seu posterior controle e avaliação de eficiência e eficácia e efetividade, bem como a organização e a direção dos alocados nas áreas das empresas, orientadas para os resultados esperados, com a minimização dos conflitos interpessoais”. (OLIVEIRA, 2009, p. 03).

Os grandes ambientes de negócios impõem grandes desafios, porém só serão aproveitados na medida em que as empresas, e sua administração, estiverem preparadas para tal. O ser humano cada vez mais vem desenvolvendo necessidades difíceis de serem satisfeitas. Por isso são necessárias organizações que provêm serviços elaborados para suprir necessidades humanas.

Além disso, administrar é a ação, que visa aumentar a eficiência de atividades com base em sua observação sistemática e avaliação crítica. A figura 1 mostra o processo de gestão do administrador.

[pic 1]

Figura 1. Principais funções do processo de gestão. Fonte: Maximiano (2006, pg.08)

A definição de administração, segundo Maximiano (2006) menciona:

“Administrar é uma palavra que exprime uma idéia antiga: tomar decisões que promovam o uso adequado de recursos, para realizar objetivos”. A administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreende cinco processos principais interligados: planejamento, organização, liderança, execução e controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (221.4 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com