TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira: Balanço

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

Passo 1

Podemos definir o ativo em grupos:

Circulante: significa que a circulação do ativo tem maior fluxo em um prazo inferior a 360 dias. Como exemplo: Caixas, Banco e Duplicatas a receber.

Realizável a Longo Prazo: São aqueles que circulam em um prazo maior após 360 dias podemos citar a conta como Créditos de Coligadas.

Permanente: São ativos que não terão circulação que são basicamente os imobilizados que podem ser Maquinas e Equipamentos, Veículos etc.

O uso do Balanço e de extrema importância, pois é através dele que podemos analisar a situação do ativo e como estão sendo distribuídos os recursos. Os ativos mais importantes são os de curto prazo como as Duplicatas a receber e os Estoques. Em contra partida o passivo também pode ser classificados em:

Circulante: são as obrigações que devem ser pagas em curto prazo, ou seja, no prazo inferior a 360 dias como fornecedores salário conta a pagar etc.

Exigivel a Longo Prazo: São dividas que serão cumpridas apos 360 dias, contas como Financiamento, Impostos Parcelados etc.

Patrimônio Liquido: São recursos são usados para o uso próprio da empresa, porem são de propriedade dos sócios.

Fontes que financiam a empresa: recursos de terceiros passivo circulante curto prazo e exigível a longo prazo Recursos Próprio (Capital integralizado pelo sócios e Lucros.

Para que a empresa esteja com uma situação boa ela deve usar mais os recursos próprios, se a empresa utiliza mais recursos de terceiros ela pode estar passando por um momento crítico, essas contas seriam (fornecedores, impostas, salários etc.).

As demonstrações de Resultado mostra o resultado do período para isso somam-se as receitas e diminuem as despesas ou custos chegando ao resultado final que pode ser lucro ou prejuízo.

Podemos  analisar  as  demonstrações  pelos  métodos  de  analise  vertical  e  horizontal  e por


Índice.

Capital de Giro: é o ativo circulante onde o fluxo é constante a empresa compra vende e cumpre com as suas obrigações, quando pagam suas dívidas passam a ter novamente crédito como os terceiros mantendo sua rotatividade, exceto as empresas de características sazonais onde o capital de giro não é constante.

Capital de terceiros: São dividas que a empresa adquire para ter como operar exemplo: Compra de Mercadoria e empréstimos, essas dívidas podem ser a curto ou de longo prazo.Os recursos da empresa podem ser naturais ou não operacionais. Os recursos naturais ou operacionais são cumpridos com os próprios recursos, ou seja, a empresa utiliza o seu próprio dinheiro pagando as suas despesas sem atraso. Não operacionais são recursos que a empresa busca para cumprir suas obrigações que não conseguiram suprir com o recurso próprio, as entidades buscam empréstimos ou financiamentos entre outros.

Liquidez: E a rapidez que um ativo se transforma em dinheiro com maior grau de liquidez é quando temos um retorno mais rápido.

Capital Próprio: basicamente é o Patrimônio Liquido onde estão definidos os bens dos sócios, e esses recursos podem ou não estar integralizados.

Tipos de Balanço são: Legislação societária que são utilizado pelas empresas LTDA e S.A de capital fechado apresentando com valores nominais de cada período do Balanço Correção integral ou Moeda constante são para as S.A de capital aberto, empresas que são negociadas na bolsa de valores.

Agora as micros empresas e EPP não possuem obrigatoriedade de apresentar Balanço. As empresas de Lucro Presumido podem ou não apresentar o Balanço caso não tenham Balanço são obrigadas a fazer fluxo de caixa mensal onde são registrados o movimento bancário.

Analise Vertical e Horizontal

Analise Vertical: determina a relevância de cada conta em relação ao valor total, ou seja, a porcentagem equivalente a cada conta tomando como base o valor total. Já na   Demonstração

de Resultado o referencial passa a ser o da Receita Operacional Liquida. Esse tipo de analise é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com