TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Geral e Estrutura Organizacional

Tese: Administração Geral e Estrutura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Tese  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 5

Resposta das atividades avaliativas

Curso: Administração Geral e Estrutura Organizacional

1- A) Descreva as forças que compõe o Macroambiente

As forças ambientais que compõe o Macroambiente são divididas nas seguintes categorias. São elas:

Ambiente Internacional: Tendências que acompanham a globalização e que acontecem fora das barreiras de um determinado país. Exemplos: Abertura de mercado externo onde a empresa investe e expandi seus produtos em busca de novos clientes.

Ambiente Político: Tendências relativas a leis, códigos, instituições governamentais que afetam uma empresa mesmo que em níveis diferentes. Ex: Grupos de interesse público, leis de restrição, Código de Defesa ao Consumidor, etc...

Ambiente Político e Legal: Tendências relacionadas a uma tomada de decisão governamental. Ex: Sentença Judicial, Legislações, etc...

Ambiente Econômico: Tendências relacionadas às variáveis econômicas que não só afetam a demanda, mas também a oferta de um produto e/ou serviço de uma empresa. Ex: Inflação, padrão de gasto de um consumidor, níveis de consumo...

Ambiente Tecnológico: Tendências relacionadas ao desenvolvimento de produtos, processos e conhecimento humano nos avanços da ciência que possa afetar as atividades de uma organização. Acompanhamento das inovações para melhor execução das operações e realização de tarefas de uma empresa.

Ambiente Sócio Cultural: Tendências relacionadas às crenças básicas, valores, normas e costumes sociais de uma sociedade com as quais uma empresa interage e que de alguma forma pode afetar o futuro dessa organização se a mesma não desenvolver bens e serviços voltados à necessidade desse perfil de cliente. Ex: Envelhecimento da população, preocupação com a estética, etc..

Ambiente Natural: Tendências relacionadas aos cuidados com o Meio Ambiente. Atualmente é o tema de maior importância para as empresas e para o consumidor. Conscientização com aumento da poluição, custo de energia, consumo da água, escassez de matéria prima e intervenção política na administração dos recursos naturais.

Ambiente Demográfico: Tendências relacionadas ao tamanho, idade, estrutura, distribuição geográfica, etnia e renda de uma sociedade. Ficar atento a essas mudanças é um grande desafio para as empresas. O conhecimento, por exemplo, da distribuição de renda de uma determinada população, gera informação sobre o poder aquisitivo daquele grupo, ou seja, uma informação preciosa para traçar as metas e as estratégias do produto de uma empresa.

2- B) Como as forças macroambientais podem influenciar nos negócios do MacDonald´s. Exemplifique:

Ambiente Internacional: Há um bom tempo atrás a empresa acompanhando a globalização, identificou a necessidade de expandir seu produto “hambúrguer” para outros países e hoje é uma das maiores franquias do mundo no ramo da alimentação. Sempre estão atentos as novas mudanças. Em alguns países é impedido de entrar devido ao embargo econômico e conflitos de guerra. Ex: Iraque, Irã, Cuba

Ambiente Político: Liberação de alguns impostos autorizados pelo governo em determinados eventos onde a empresa contribui de alguma forma com desenvolvimento social. Exemplo: Mac Dia Feliz.

Ambiente Econômico: Quanto melhor a renda e poder aquisitivo da cidade, maior será o consumo de lanches. Estar atento as ofertas publicadas pelos concorrentes do mesmo ramo e traçar estratégias para ser tornar competitivo. Exemplo: As constantes promoções do Cheeseburguer e do Quarteirão com Queijo e a introdução de lanches temáticos (Ex: Mac Alemanha) em determinados períodos.

Ambiente Tecnológico: Contratação de serviços de tecnologia avançada de alta velocidade (Ex: 3G) para agilizar as suas operações, automatização de tarefas e procedimentos de vendas em cartões de crédito e débito. Inserção da tecnologia Wi-Fi em suas lojas físicas e quiosques com objetivo de satisfazer as necessidades de um cliente seja ele a lazer ou trabalho.

Ambiente Sócio Cultural: Voltando ao exemplo do Mac Dia Feliz, toda arrecadação do lanche “Big Mac” é destinado para as instituições de combate ao câncer juvenil de todo o país. Outra preocupação constante do MacDonald´s é com a estética corporal da sociedade que hoje se cuida muito contra a obesidade. Para isso variar cardápio criando opções saudáveis como o Premium Salad e assim se tornar também competitivo aos seus concorrentes principais como o Subway.

Ambiente Natural: Preocupação com Meio Ambiente é um tema muito importante nas grandes empresas. No MacDonald´s não é diferente e por isso foi criado uma estrutura de responsabilidade socioambiental. Foi estabelecido normas e condutas de reciclagem, uso de energia renovável, patrulha de limpeza, coleta seletiva entre outras funções que colaboram com o futuro da natureza.

Ambiente Demográfico: A empresa sempre procura abrir seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com