TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Materiais e Logística

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.763 Palavras (8 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução:

Este trabalho de consultoria visa à importância de uma boa administração de materiais, mas não está relacionada apenas ao controle de estoques, mas envolve também um amplo campo de relações, sendo eles: processamento de pedidos, atendimento ao cliente com resultados satisfatórios, ciclos envolvendo o transporte, mão-de-obra, equipamentos adequados, manuseios de materiais, informações no sistema manual e informatizado.

A boa administração dos materiais é coordenar a movimentação de suprimentos de acordo com as exigências da operação. A compra da matéria prima é a principal ação a ser tomada na administração de materiais bem sucedida, efetuando cotações, selecionando fornecedores que atendam as necessidades da organização, de forma financeira, materiais e até mesmo com o custo benefício da matéria prima.

De acordo com a análise efetuada sobre as informações da organização, serão elaboradas ações de melhorias, afim de que as exigências de mercado sejam atingidas. Temos como atividades chaves, pedidos, transporte e controle de estoque.

Como objetivo principal de uma organização é de fato, maximizar seus lucros com base no capital investido, sejam eles distribuídos em equipamentos, maquinários, financiamento de vendas, reserva de caixa e etc... Para que isso aconteça, é necessário analisar e entender o modo de funcionamento da empresa, descobrir fórmulas, equações matemáticas, modelos de redução de estoque, evitando que haja colapsos de produção no caso das industrias, ou não poder atender uma demanda de venda, em casos como do comércio, por isso a gestão de estoque pode ser considerada um grande desafio.  

ETAPA 1 – Passo 1, 2 e 3.

Podemos dizer que, a administração de materiais é uma tarefa que abrange todas as execuções e gestão de atividades de suprimento, transporte e manutenção de materiais de uma organização.

Para Henry Fayol “Administrar é, prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.” Entendemos também que, a administração se divide em três campos, que podem ser resumidos em: pessoal, material e financeiro. A administração do material portanto, corresponde, em um todo, seu planejamento, organização, direção, coordenação e controle de atividades necessárias para a definição de qualidade, aquisição, controle e aplicação dos materiais nas  áreas operacionais de uma empresa.

Sendo assim entendemos a suma importância de gerir de forma correta os materiais, ferramentas e processos, recursos esses que geralmente são escassos nas organizações, a fim de que não haja desperdícios.

Os materiais podem ser classificados conforme cada necessidade dos departamentos da organização, de acordo com a cultura de cada empresa, exemplos: Quanto à utilização podem ser classificadas em equipamentos, materiais de consumo, matérias primas e insumos. Quanto ao valor econômico, produção estrangeira, possibilidades de substitutos, multiplicidade de emprego, etc. Quanto ao valor estratégico, pode ser classificada diferentemente se a utilização está ligada a segurança nacional, se sua existência está ligada a escassez ou abundancia de jazidas ou vegetais. A politica de material de cada empresa pode variar conforme classificações de seus materiais e conforme seu ramo de atividade.

ETAPA 2 – Passo 1, 2 e 3.

        Os termos “armazenagem” e “estocagem” são usados com frequência para identificar algo semelhante. Mas podemos definir de formas diferentes, usando armazenagem para produtos acabados e para estocagem para guardar as matérias-primas.

        A armazenagem dos materiais, assumiram uma grande importância para se obter maiores lucros. Independentemente de como o produto foi embalado, ou a forma de como é feita a movimentação, etapa que acontece posterior.

        A armazenagem aparece como uma das principais funções no sistema logístico, onde se agrega valor, pois na área de suprimentos é de suma importância identificar uma forma de armazenagem racional de insumos e matérias-primas. Pois, existem processos diferenciados para o processo de produção e processo de distribuição, sendo assim, para o processo de produção geram estoques de produtos em processos e para o processo de distribuição é a necessidade de armazenar o produto acabado, que por si, se torna mais complexa em termos logísticos, pelo fato de exigir maior velocidade durante a operação e grande flexibilidade em atender as exigências, padrões e flutuações de mercado.

        Ao armazenar de forma correta os produtos, reduz custos e aumenta a satisfação do cliente, podendo consecutivamente oferecer diversos outros benefícios indiretos, tais como: centralização de remessas, o que aumenta a visibilidade dos pedidos; Essas informações são usadas para identificar e corrigir problemas durante o processo de armazenagem, mantendo os clientes informados dos status de cada pedido. Assim, dando abertura para que a organização administre os pedidos que constam como abertos, otimizando tempo da equipe de vendas, que não terá que resolver tantos problemas, concentrando-se em vender.

ETAPA 3 – Passo 1, 2, 3 e 4.

        Conforme as analises já realizadas e escritas acima, entendemos o conceito de administração de recursos a diferença e importância de estocagem e armazenagem, portanto, procuramos algumas empresas para entender como funciona na prática, elas são:

A empresa Joe calçados, é uma empresa de médio porte, localizada em Jundiaí-SP, seu segmento são calçados adultos e infantis, além de acessórios. Eles possuem um sistema com dados do cliente, para contata-los sempre que há novidades, já que o foco da organização é estar sempre de olho nas tendências de moda, assim estreita o relacionamento com o cliente, cria uma confiabilidade, inova no atendimento, pode realizar novos pedidos junto a fornecedores para que não haja falta do produto em seu estoque. Ela não possui suprimentos, matérias-primas, insumos, porém seus produtos são todos classificados e estocados de acordo com as sessões, masculina, feminina, infantis e acessórios.

A empresa Suê Ane é uma empresa de pequeno porte, localizada em Jundiaí-SP, a empresa procura saber os gostos de seus clientes através de bate papos informais, e realizam suas compras de acordo com o que recolhem de informações, assim, mantem-se na moda e os produtos que são adquiridos são de acordo com o gosto e como o cliente espera. Existem clientes que procuram por produtos específicos, então a dona da loja é responsável por contatar todos seus fornecedores, e até mesmo ir à busca de novos fornecedores para ver qual deles possui o produto requisitado, analisa o melhor preço, faz a aquisição do produto e informa sua cliente de que o produto estará disponível em tal data. A empresa não produz, apenas comercializa, sendo assim, não possui insumos, suprimentos ou matéria-prima. Os produtos são todos classificados e estocados de acordo com cada sessão, masculina, feminina, infantis. As classificações são feitas para manter a organização da loja, e para facilitar as buscas dos vendedores para apresentar o produto ao cliente, tem em prol beneficio a maior durabilidade de seus produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (150.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com