TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Micro Empresa

Por:   •  1/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

O PAPEL FUNDAMENTAL  DA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.

1.  Resumo: As pequenas empresas brasileiras estão sobrevivendo mais ,em 2012, 26,9% das pequenas empresas brasileiras não conseguiram se firmar nos dois primeiros anos de vida.

 Segundo Pesquisa divulgada em 2011 pelo SEBRAE indicou que a taxa de mortalidade era de 28,1% e o s principais motivos que levam o micro e pequenas empresas a não resistirem aos primeiros anos de vida, levando a empresa a se desenvolver ou a atravessar dificuldades de gestão são de necessidade de capital ou problemas que aparecem normalmente quando os empresários não possuem experiência no ramo de negócio ou não se utilizam de ferramentas como o planejamento.

 Por isso as pesquisa de mercado e análise da concorrência são medidas de suma importância para reverter à mortalidade precoce das empresas que gira na ordem dos 60 % nos quatro primeiros anos de existência, tendo boa parte destas deixado de dar baixa nas Juntas Comerciais em função das dificuldades e da morosidade que existe no encerramento das atividades, além do alto custo.

 Destas empresas, muitas ainda conservam a esperança de reativar o negócio, a empolgação inicial de ser dono do seu próprio negócio faz com que muitos empreendedores iniciem suas empresas sem traçar um planejamento estratégico, que envolve a pesquisa e o estudo de informações a respeito do mercado no qual a empresa está inserida, direcionando a tomada de decisões e diminuindo os riscos aos quais estas organizações estão sujeitas, principalmente em um cenário competitivo e globalizado.

No entanto, os bancos hoje estão bastante agressivos com relação à concessão de crédito.

 às empresas recém- constituídas é deveras alto. “ O ideal para iniciar um novo negócio é que os sócios disponham dos recursos financeiros para iniciar o empreendimento” (Degen, 1989, pg. 132).

        O micro e a pequena empresa têm importante papel na economia do país e para o seu desenvolvimento, sendo importante pela geração de muitos empregos e pela renda desses trabalhadores.

         Pesquisas do Sebrae  diz que existe uma necessidade de os governantes visarem mais este mercado. Pode-se dizer que uma sequência de regulamentações governamentais certamente interfere no processo empreendedor, dificultando os negócios minúsculos. Inquestionavelmente, as empresas de micro e pequeno porte contribuem fortemente para a economia brasileira, sendo que, dos 24,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada, 13,1 milhão estão em Mais. Destes, 64,9% estão no interior.

        Sem apoio governamental e sem ferramentas para organizar melhor a empresa, muitos empresários são levados à sonegação e a trabalhar na informalidade, gerando prejuízos à atividade comercial e ao fomento do desenvolvimento nacional.

         O novo Simples pode contribuir nesse sentido para melhoria de sistema de arrecadação do Governo tirando diversas empresas da informalidade, aumentando o volume das contribuições e proporcionando melhoria nas alíquotas dos Impostos.

        Com relação a elaboração do plano de negócios , verificar se naquela localidade existe consumidor para o seu produto ,assim devem ser discutidos o porquê do negócio e os resultados da pesquisa de mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com