TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Questões

Ensaio: Administração Questões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Ensaio  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Caso ABCDelícia

Questões para Discussão:

1) Quais são os principais desafios que a ABCDelícia enfrenta quando opta por um processo de expansão através de franquias?

2) Quais as principais implicações para a marca e como os riscos podem ser mitigados?

3) Quais os principais processos que um franqueador da marca deve observar com relação às atividades de Marketing, operações e gerenciamento de recursos humanos?

4) Com base na sua experiência, liste atividades que os franqueados poderiam desenvolver no ponto de venda para fidelizar clientes e se diferenciar dos concorrentes?

Respostas:

1) Ao optar por um processo de franquia, a ABCDelícia,deve levar em conta a diversidade cultural e regional de cada praça.Com um mercado cada vez mais aberto e as informações sendo trocadas instantaneamente, temos um consumidor mais informado e conseqüente, mais exigente; o que exige dos gestores, uma administração mais dinâmica e, mais atenta ao comportamento do seu mercado alvo.

Os desafios aos quais a ABCDelícia enfrenta seriam:

Concorrência

Capacitação de pessoal

Gestão de Franqueados

Suporte aos Franqueados

Seleção de franqueados

2) O maior risco que a empresa pode ter é justamente a diminuição da sua marca, ou seja, a perda da identidade e conseqüentemente, a perda da identificação por parte dos clientes com a ABCDelícia.

Os riscos podem ser diminuídos através de pesquisas, análise de mercado, treinamento continuado, padronização de atendimento, suporte técnico e uma gestão com foco no cliente.

3) Os processos que o franqueador dever observar seria:

Marketing: atentar para uma ação consolidada, valorizando a marca como um todo, mas atentando também para campanhas especificas e que atendam determinados mercados onde a mesma está inserida.

Operações: As operações devem ser calculadas meticulosamente, para não correr riscos de atrasos, ma distribuição e uma estrutura em desacordo com a realidade da empresa.As operações devem padronizadas e obedecer às recomendações determinadas.

Recursos Humanos: Avaliar cautelosamente os perfis dos franqueados a fim de evitar possíveis danos ao empreendimento e conseqüentemente a Marca.

A retenção de talentos e capacitação de profissionais a altura é tarefa cada vez mais difícil e por isso, cabe ao franqueador está atento a essas informações e desenvolver ferramentas de capacitação e gestão para os seus franqueados.

4) As atividades que poderiam diferenciá-los da concorrência no ponto de venda seriam:

Design Inovador

Degustação

Consultoras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com