TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Sodexo

Tese: Administração Sodexo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  Tese  •  5.472 Palavras (22 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 22

0. INTRODUÇÃO

Com base na Escola Científica e na Teoria Humana foi escolhido a empresa Sodexo para evidenciar pontos tanto da teoria quanto da escola.

A empresa Sodexo tem uma política de empresa onde é muito fácil de identificar como a teoria e a escola influenciaram na sua estruturação. Tudo vem de muito tempo atrás, claro que nos tempos atuais houve muitas melhorias e transformações para obter-se sempre a excelência tanto na produção, quanto na parte de gerenciar pessoas. Afinal de contas uma instituição financeira visa lucro, além de estar preocupada em manter sempre seus funcionários satisfeitos para realizarem seu trabalho cada vez melhor.

A Sodexo assim como outras organizações perceberam que seu principal ativo não é o financeiro e sim o humano, que é um capital difícil de ser contabilizado, mas que dá a empresa um grande diferencial, ou seja, é considerado como seu fator de competitividade.

Atualmente, com o avanço tecnológico, as informações percorrem em alta velocidade, a cada minuto milhões de novas informações surgem, para que essas informações não se percam elas precisam ser organizadas, ou seja, transformarem-se em conhecimentos. As organizações utilizam o conhecimento para manterem-se competitivas, essa preocupação com as pessoas tem influência da Escola Humanistica.

Citações

"O panorama industrial do início do século tinha todas as características e elementos para poder inspirar uma ‘Ciência da Administração’: uma variedade incrível de empresas, com tamanhos altamente diferenciados, problemas de baixo rendimento da maquinaria utilizada, desperdício, insatisfação generalizada entre os operários, concorrência intensa, mas com tendências pouco definidas, elevado volume de perdas envolvido quando as decisões eram mal formuladas." (CHIAVENATO, 1993, p.54)

“Uma vantagem competitiva sustentável ocorre quando uma empresa implementa uma estratégia de criação de valor que não esteja implementada simultaneamente pelos concorrentes de forma real ou potencial, e quando outra organização é incapaz de copiar os benefícios dessa vantagem” (MILKOVICH e BOUDREAU, 2000, p. 136).

“As pessoas eram consideradas recursos de produção, juntamente com outros recursos organizacionais como máquinas, equipamentos, e capital na conjunção típica dos três fatores tradicionais de produção: natureza, capital e trabalho. Dentro dessa concepção, a administração das pessoas recebia a denominação de Relações Industriais” (CHIAVENATO 1999a, p. 28).

“As organizações têm que estar comprometidas com as pessoas, mostrando-lhes sua principal necessidade. Elas “necessitam adotar posturas mais flexíveis com relação às concepções sobre poder e influência, o que implica a adoção de estratégias compatíveis com o envolvimento e o engajamento dos trabalhadores, possibilitando a valorização do potencial humano”. (Kanaane 1999, p.25).

Perfil da Organização:

2.1.1 Informações gerais sobre a empresa:

A Empresa Sodexo foi fundada em 1966 em Marselha no Sul da França, por Pierre Bellon, atual Presidente do Conselho de Administração.

A Sodexo tem registrado cerca de 380 mil colaboradores do Grupo distribuído pelo mundo, tornando – o principal fornecedor global especializado em serviços de Qualidade de Vida.

As equipes da Sodexo trabalham de mãos dadas com empresas e indústrias no dia-a-dia propondo soluções sob medida para cada realidade.

Áreas de atuação:

• Serviços de Alimentação

• Facilities Management

• Cheques e Cartões de Serviço

2.1.2 Principais equipamentos, produtos, processos e composição da força de trabalho:

Equipamentos: Equipamentos ligados a FM: Jardinagem, limpeza industrial, ar condicionados, tratores e etc.

Produtos: Gestão de restaurantes e soluções de benefícios empresariais.

Processos: Áreas em constante comunicação onde cada responsável direciona conforme as metas da diretoria e presidência.

Força de trabalho: Fraca comunicação desde o topo das funções às bases. Parte operacional muito forte e rigidez dos controles superiores garantem o sucesso de cada área.

2.1.3 O principal segmento da empresa:

• Serviços corporativos: Empresas e Indústrias

O seu principal segmento no mercado é dominado de gestão de restaurantes, atua fortemente na gestão de serviços e benefícios para empresas. Líder isolada do mercado de alimentação e serviços de facilities.

• Bases Remotas: Gestão de base de vida

Serviço destinado a ajudar pessoas que trabalham em caráter onshore e offshore proporcionando conforto, eficiência e segurança e ajudam a reter seus colaboradores e otimizar seus processos, instalações e custos.

Esse serviço atua nas plataformas de petróleo, mineradoras, ou canteiros de obras, a Sodexo executa os serviços prestados ajustando-os às realidades e necessidades específicas de cada local.

• Saúde:hospitais e clínicas

Desenvolve soluções para hospitais e clínicas com foco na nutrição clínica, que elabora dietas apropriadas para cada tipo de ação terapêutica, oferecendo ofertas gastronômicas e diversificadas, desenvolvidas em parceria com o corpo clínico da instituição.

• Educação: escolas e universidades

No segmento Educação, a Sodexo é parceira dos pais e professores, atuando na educação alimentar.

Do jardim de infância à universidade, a Sodexo atua difundindo hábitos saudáveis que promovem a consciência da importância de uma alimentação adequada ao organismo.

Nutricionistas trabalham diariamente na elaboração de programas de educação alimentar, realizados com metodologias reconhecidas em todo o mundo, e, além do desenvolvimento de cardápios e serviços específicos para atender às necessidades dos alunos, em ambientes que promovem o convívio social, a Sodexo também oferece o Sodexo Card , uma solução que alia educação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com