TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração TG V

Por:   •  14/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Participação e situação atual da mulher no mercado de trabalho.

A entrada da mulher no mercado de trabalho tem inicio no período das 1º e 2º Guerras Mundiais, após esses eventos, com a implantação do sistema capitalista no mundo seguido pela transformação industrial com implantação de grandes fabricas, a participação feminina vem crescendo gradativamente.

Nesse contexto o Brasil não é diferente, a partir da década de 70 com o crescimento industrial a mulher também passou a ser inserida no mercado de trabalho e esse processo se mantém até os dias atuais. Órgãos federais como o IBGE, Ministério do Trabalho, Secretaria de Políticas para Mulheres fazem o monitoramento e elaboração de dados estatísticos sobre a participação feminina no mercado de trabalho.

Mesmo sendo continuo o processo de entrada de mulheres no mercado de trabalho, ainda existe diversas barreiras sociais, discriminatórias que ainda não foram eliminadas. Essas barreiras são responsáveis por diversas diferenças como:

Diferença salarial entre mulher e homem que exercem a mesma função. Hoje no Brasil dados informam que para mesma função o salário feminino é 30% inferior ao masculino.  

Baixa participação feminina em cargos de liderança, as organizações ainda tem restrição a nomeação de mulheres para liderar, hoje no Brasil a participação feminina é de 19% dos cargos.

Grande quantidade de mulheres no mercado informal, já no mercado de trabalho grande participação feminina em funções como professoras, cabeleiras, serviço de saúde, funcionarias publicas, comércio. Nas áreas de tecnologia, industria, áreas onde a remuneração é maior a participação feminina é menor.

Resistência em alguns setores da economia em absorver a mão de obra feminina mesmo a mulher permanecendo mais tempo no sistema de ensino, conseguindo nível maior de escolaridade que o homem.  

A discreta participação feminina na política nacional nos níveis federal, estadual e municipal.

Existe também as mulheres negras, com taxa elevada de mulheres na atividade de serviços domésticos e trabalho informal.

Outro fato relevante que está presente em todos os níveis de participação feminina no mercado de trabalho é as obrigações do lar, as mulheres se dedicam-se igualmente aos homens em suas atividades e após a jornada de trabalho ainda tem a intensidade do trabalho doméstico, mesmo que alguns homens ajudem em casa, essa participação é mínima.

No contexto do lar, destaca-se também a quantidade de residências onde a mulher exerce o papel de liderança, sendo provedora da única remuneração ou sendo sua remuneração em maior valor que a do homem, cabendo a ela a gestão dos recursos e organização do lar.

De modo geral, é perceptível a evolução feminina ao longo dos anos, mesmo que seja uma evolução lenta, é uma evolução sólida que não tende a retrocesso. Os dados estão disponíveis a todos e mostram a evolução da mulher no mercado de trabalho, a evolução pessoal da mulher com dedicação aos estudos, formação e também as barreiras existentes que devem ser eliminadas contribuindo para aumento da participação feminina em todos os setores, maior presença feminina em funções de liderança, fim da diferença salarial entre homem e mulher.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com