TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Unopar

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.597 Palavras (15 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

MILENA DE MEDEIROS MENEZES

ESTUDO DE CASO

[pic 3]

Ibirubá

2015

MILENA DE MEDEIROS MENEZES

ESTUDO DE CASO

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em

Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Bacharelado em Administração 7º semestre.

Orientadores(as):   Profª Marco Ikuro Hisatomi

                    Profª Alfredo Ribeiro de Almeida

                             Profª Luiz Antônio Gabriel

                             Profª Gisleine Fregoneze

                             Profª Sebastião Oliveira

Ibirubá

2015

ESTUDO DE CASO

COMPETÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO

A administração é um processo dinâmico de tomar decisões e realizar ações que compreende cinco processos principais interligados: planejamento, organização, liderança, execução e controle. Neste estudo de caso trataremos de algumas disciplinas que integram as competências de um administrador, como a Gestão de Projetos, a Administração de Produção e Logística, e o Empreendedorismo com o Plano de Negócios.

• Gestão de Projetos

O Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados.

A gestão de projetos é um ramo da administração que trata do planejamento, da execução e do controle dos projetos. O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um guia do conjunto de conhecimento em gerenciamento de projetos, elaborado e publicado pelo PMI (Project Management Institute) a maior organização mundial especializada que realiza um trabalho de classificação e divulgação do conhecimento existente sobre o assunto.

Segundo o PMBOK, projeto é um empreendimento temporário de elaboração progressiva com o objetivo de criar um produto ou serviço único. E o gerenciamento de projetos consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas às atividades do projeto, a fim de cumprir seus requisitos que envolvem a implementação de ações que visam planejar, executar e controlar diversas atividades para alcançar objetivos especificados e dentro dos padrões. A aplicação desse gerenciamento de projetos ao longo de todo o trabalho permite a avaliação do desempenho, o aprendizado contínuo e a antecipação do desempenho futuro com razoável confiabilidade.

A metodologia de gerenciamento de projetos, de acordo com o PMBOK, está estruturada em 5 grupos de processos e 9 áreas de conhecimentos onde “os grupos de processo se ligam pelos resultados que produzem – o resultado ou saída de um grupo torna-se a entrada para o outro.” Sendo assim, os grupos de processos são um agrupamento lógico de entradas, ferramentas, técnicas e saídas de gerenciamento de projetos que incluem processos de iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento.. O entendimento dos grupos de processos é muito importante para que ao conhecermos as áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos, possamos enxergar seus processos e a quais grupos eles pertencem.

O gerenciamento de escopo em projetos engloba os processos necessários para garantir que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e somente o trabalho necessário, para o projeto ser completado com sucesso. Envolve processos necessários para garantir que os vários elementos do projeto estejam apropriadamente coordenados, interagindo entre si e também com processos de outras áreas de conhecimento com planejamento, definição, criação, verificação e controle do escopo. Com isso, o gerenciamento de escopo, torna-se fundamental para determinar corretamente as atividades a serem desenvolvidas no projeto de modo a se produzir entregas previstas, processo que deve ser conduzido com precisão e detalhe, pois o escopo do projeto forma a base do trabalho a ser feito e a base do que vai ser cobrado do cliente.

O gerenciamento do tempo em projetos inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto desde a definição de atividade, sequenciamento, definição de recursos por atividade, estimativa de duração e montagem até controle de cronograma. O principal desafio no gerenciamento de tempo é medir o desempenho do projeto por meio do monitoramento da variável de tempo.

O gerenciamento de custos em projetos inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle de custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado. Os processos de gerenciamento de custos podem se sobrepor e interagir de maneiras diversas e trata-se, principalmente, do custo dos recursos necessários para terminar as atividades do cronograma. O EVM (Earned Value Management) ou análise do  valor agregado é uma técnica de gerenciamento de projetos aplicada ao controle de custos e representa a medida de quanto trabalho planejado foi alcançado até um determinado momento do projeto. O controle de custos deve ser feito periodicamente, para garantir o monitoramento e recuperação de desvios no projeto. E a técnica de análise de valor agregado pode auxiliar bastante no que diz respeito às áreas de conhecimento de escopo, tempo, custos e comunicação.

O gerenciamento de qualidade em projetos inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, de modo que o projeto satisfaça às necessidades para as quais foi empreendido, envolvendo processos de planejamento, garantia e controle da qualidade.

O gerenciamento dos recursos humanos em projetos inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto. E o gerenciamento das comunicações em projetos inclui os processos necessários para garantir a geração, coleta, distribuição, armazenamento, recuperação e destinação final das informações sobre o projeto de forma oportuna e adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (150.6 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com