TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração da Produção - Resumo

Por:   •  13/5/2017  •  Resenha  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 9

Capitulo 1 – Administração da Produção

  1. – Evolução histórica da Administração da Produção.

A função produção, compreendida em atividades que levam a transformação de matérias-primas em produtos de maior qualidade beneficia o homem desde o seu surgimento, como por exemplo na lapidação de pedra para transforma-la em utensílio de corte, já se considerava atividade de produção. Neste início estas transformações eram restritas apenas para aqueles que as produziam, pois ainda não existia a comercialização ou a troca de produtos.

No decorrer do tempo, inúmeras pessoas conseguiram desenvolver habilidades surpreendentes na produção de bens, e tiveram que produzir mediante a demanda e determinações para suprir as necessidades de terceiros solicitantes. Com estas necessidades, surgem então os artesãos e procede-se os primeiros métodos de produção de maneira organizada, pois os artesãos determinavam os prazos de entrega.

Com a produção em constante aumento, os artesões necessitavam contratar ajudantes, que executavam os trabalhos mais difíceis e de menor comprometimento, com o aprendizado, estes faziam-se novos artesões.

O declínio da produção artesanal teve início com o surgimento de equipamentos que substituíam o trabalho manual por maquinas aumentando a produção em menos tempo, conhecida com Revolução Industrial, agrupando os artesões, que se suas oficinas passaram a trabalhar nas primeiras fabricas, o que exigiu a normatização dos produtos e seus processos de fabricação, como a capacitação da mão de obra, evolução de novas práticas otimizando o tempo da produção e vendas, fortalecer a gerência e supervisão de departamentos.

Estes procedimentos, tão indispensáveis atualmente, não eram visíveis na época, em 1790, Eli Whitney guiou a padronização de componentes, surgindo então os projetos de produtos, desenvolvimento, alojamento de equipamentos, etc.

Ao final do século XIX, com o trabalho de Frederick W. Taylor, surge a Administração Cientifica, regularizando o conceito da produtividade, criando novos métodos de execução de tarefas e processos da produção, com o objetivo de produzir mais com a diminuição dos custos. Esta ainda é uma busca das empresas, que buscam uma análise detalhada sobre o que se foi produzido (Output) e os custos totais da produção (Input), para classificar se a empresa obtém sucesso ou prejuízo, para que assim possa se corrigir o que por necessário.

A produção em massa tem início com Henry Ford em 1910, destacando-se pela produção normalizada em grandes volumes, com baixa modificação ao final dos produtos. Esta demanda pelo avanço da produção determinou o surgimento da engenharia industrial, aplicando novos conceitos de produção em larga escala, postos de trabalhos, materiais em estoque, acompanhamento dos trabalhos, determinação dos espaços da industrias, controles do que se produzia e qualidade final dos processos e produtos

Com o surgimento da produção denominada enxuta, foram apresentados os conceitos:

Just-in-time : Gerenciamento de produção de maior quantidade de produtos possível, utilizando apenas a matéria prima essencial, evitando desperdícios.

Engenharia Simultânea:  Tendo como base principal, a integração de todas as áreas da empresa, desempenhadas no progresso geral da produção, buscando envolvimento de clientes e fornecedores, reduzindo o tempo de entrega, reduzindo custos e evitando problemas de produção e distribuição final.

Tecnologia de grupo: Determinando os roteiros da fabricação, reunindo as similaridades dos processos.

Consórcio Modular:  reduzindo custos de produção e nos investimentos.

Células de Produção: Exigindo que os funcionários participem de todos os processos da produção, promovendo a integração entre departamentos, otimizando o controle da qualidade.

Desdobramento da função qualidade:  Ordenação do projeto dos produtos, de acordo com as determinações dos consumidores, para atender todas as expectativas, acompanhamento da fase inicial do produto, até a sua distribuição.

Comakership: Representando a melhor maneira de contato entre a empresa, clientes e os fornecedores, destacando-se a firmeza, cooperação e distribuição com a qualidade esperada.

Sistemas Flexíveis de Manufatura: Agrupamento de máquinas numeradas e com o controle interligado por um sistema de controle de operações central e automazidado.

Manufatura Integrada por computador: Utilizando softwares de controle para gerenciar o êxito da empresa.

Benchmarking: Conferencia das ações de cada setor da empresa em relação aos outros setores ou concorrentes direitos e indiretos.

  1. Visão geral da manufatura e serviços.

Através do avanço dos processos da transformação de bens tangíveis, houve o crescimento dos serviços. Nos anos 50, era visível que a indústria de transformação era a que mais se distinguia no cenário político e econômico mundial entre as demais. Quanto maior as chaminés, maior simbolizava o poder das empresas.

Nesta época a Administração da Produção era caracterizada por abordar os temas sobre a produção de bens, desde o seu início de processo, passando pelo espaço físicos da empresa, elaboração dos projetos e acompanhamento da produção.

Atualmente o âmbito de serviços aplica mais trabalhares e obtém maior rendimento de PIB na maior parte das grandes nações. Portanto passou-se a dar mais destaque a prestação dos serviços, assim como na produção dos bens tangíveis.

  1. Fluxos de mercadorias, serviços e capitais.

O pilar dos esforços realizados pelas empresas é determinado é estabelecido pelos consumidores, assim as empresas buscam a melhor maneira de atender as expectativas. Torna-se indispensável que os produtos e serviços estejam de acordo a suprir as demandas e expectativas de consumidores. Diante disto as empresas buscam maneiras rápidas de distribuição, aumentando depósitos e estabelecendo estrutura ágil de entrega para cumprir todos os prazos estabelecidos, sendo que o prazo é fator determinante para que consumidores continuem a consumir os produtos.

  1. Objetivos da Administração da Produção/Operações

O objetivo da administração da produção e operações é gerenciar de forma eficaz as obrigações de elaboração e execução de projetos, controles de qualidades e entrega dos resultados, para conciliar o valor final de toda a produção.

  1. A fábrica do futuro

A fábrica do futuro representa a controle máximo dos processos de produção, tendo como base a tecnologia para se obter maior produtividade destacando-se pelos seguintes atributos:

Organização da produção: Direcionada para o aumento da produção, eliminando fatores que não contribuem para o desenvolvimento da produção. Utilizando estratégias para precaver impasses. Utilizando o just-in-time, os estoques compõem-se apenas das matérias-primas para a produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com