TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração da Produção e Operações

Seminário: Administração da Produção e Operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Seminário  •  5.585 Palavras (23 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 23

ATPS – Administração da Produção e Operações

Síntese

Podemos citar como o início das profundas modificações na estrutura empresarial, a Revolução Industrial, no períodode 1780 a 1914, quando a energia humana, foi sendo substituída pela energia damáquina a vapor. Foi nesse período, que se verificou também o tipo industrial de produção, tomando o lugar da produção artesanal.

A substituição do vapor pela eletricidade e derivados de petróleo, deu lugar ao motor à explosão, caracterizando a Segunda Revolução Industrial, bem como o início doTaylorismo/Fordismo. Surgem controles e técnicas para a racionalização da produção, eliminando o desperdício e proporcionando assim a redução dos custos de produção.

Assim com o passar dos anos e com a competitividade aumentando cada vez mais, surgem varias teorias e ferramentas de produção como:

O QFD (QualityFunction Deployment – Desdobramento da Função Qualidade) é uma das ferramentas da qualidade que foi criada na década de 60 pelo japonês YojiAkao e que tem como objetivo principal permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria. As pioneiras americanas a adotar o método foram a Ford e a Xerox.

Just in Time nasce juntamente com a terceira revolução industrial e o Toyotismo na década de 70, quando se implementou o modelo japonês de administração industrial. O sistema Toyota de produção baseia-se, além da qualidade dos veículos produzidos e melhoria contínua, na eliminação de desperdícios, no fluxo contínuo e sincronizado de materiais (just-intime) e na produção enxuta, orientada para a economia de recursos. Juntamente com as chamadas Células deProdução ou Manufatura Enxuta. Engenharia Simultânea, estudo iniciado em 1982, publicado em 1988, tornando-se uma importante referência para novas pesquisas nessa área. Sua definição é: "Engenharia Simultânea é um ambiente de desenvolvimento, no qual a tecnologia de projeto auxiliado por computador é utilizada para melhorar a qualidade do produto, não somente durante o desenvolvimento, mas em todo ciclo de vida" (ELLIS, 1992 apud PRASAD, 1996) .

Manufatura Integrada por Computador ou Computer Integrated Manufacturing (CIM) consiste em um sistema computacional de integração das operações de fabricação. Trata-se de um sistema de capacitação flexível para treinamento de pessoal qualificado, facilitando a transmissão de conhecimento nas áreas de produção e/ou manufatura.

Tecnologia de Grupo,surgida em meados de 1984 a 1992 que é uma filosofia de manufatura na qualpeças ou outros objetos (planos de processo, produtos, montagens, ferramentas, etc.) similares são identificados e agrupados para se aproveitar as vantagens de suas similaridades nas diversas atividades da empresa (projeto, manufatura, compras, planejamento e controle da produção, etc.).

Sistema flexível de manufatura (Flexible Manufacturing System - FMS em Inglês) é um sistema de manufatura que possui certa flexibilidade para reagir a mudanças esperadas ou inesperadas no processo de fabricação.

Consórcio Modular é uma forma radical de outsourcing, constituindo-se na transferência de diversas atividades, que, antes, faziam parte das atribuições da empresa, entre esta e seus fornecedores. Assim, surgiu tambémo Comakership é a forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes efornecedores. Estabelece-se uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos.

Entre os processos mais atuais encontramos o Benchmarkingque é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante e a ProduçãoCustomizada que é qualquer produto que seja personalizado para o freguês, pode ser qualquer coisa: um carro, roupa, educação, perfume, curso, etc, buscando sempre a satisfação do cliente e para estar um passo a frente da concorrência.

Empresa

Nome da Empresa :Indústria de Móveis Bartira.

Localização: São Caetano do Sul - SP, na atual área fabril de 110 mil m².

Tipo de Segmento em que atua: Móveis em geral.

Porte:Grande Porte.

Produtos Comercializados: Dormitórios, cozinha, criados/cômodas, racks/estantes.

Público-alvo: Lojas de atacado e varejo mais de 31 milhões de clientes( Casas Bahia e Ponto Frio ).

Nome e cargo do contato ( empresa ): Décio Pereira de Melo – Gerente de Operações.

Bartira em Números:

* Mais de 100 mil m2 de área construída.

* Produção mensal de mais de 100 mil dormitórios; 180 mil módulos de cozinha e 30 mil estantes e racks.

* Volume de chapas de madeira utilizados em 1 ano atinge mais de 26 milhões de m2, o equivalente a quase 200 estádios do Maracanã.

* Mensalmente, mais de 1200 carretas seguem para os Centros de Distribuição da rede carregadas com os móveis Bartira.

* Produção anual de 4 milhões de itens.

Sistema de Produção Móveis Bartira

Os significativos investimentos realizados para expansão e otimização da capacidade de produção da Móveis Bartira, tem resultado em um processo produtivo extremamente flexível e adequado às exigências de mercado. O processo Industrial dos MóveisBartira é dividido da seguinte forma:

1 - ENTRADA:

A madeira maciça é a primeira matéria-prima utilizada na fabricação de móveis. Utilizamos madeira que tem como características a beleza de suas diferentes fibras e colorações, alta resistência física e mecânica, durabilidade e usinabilidade que possam ser emoldurada, torneada ou entalhada. A exemplo do mogno, virola, sucupira, cedro, ipê, cerejeira, araucária, jatobá, carvalho, andiroba, imbuia, etc. As quais depois de serradas subdividem em madeira compensada, obtida através da montagem de lâminas de madeira dispostas perpendicularmente, unidas por adesivo a base de uréia e formol, o que propicia grande resistência física

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com