TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Materiais

Por:   •  14/7/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

No trabalho a seguir serão abordados assuntos sobre administração de materiais e logística, gestão de estoque e compras para compreendermos sua importância e seu funcionamento. A administração de materiais é uma ramificação da Administração geral, é parte do processo da cadeia de suprimento que planeja, implementa e controla de modo eficiente a estocagem dos bens, serviços e informações do ponto de origem ao ponto de consumo a fim de atender as necessidades do cliente.  

1 - Etapa 1 - Administração de Materiais

Recursos Materiais são componentes que uma empresa utiliza nos processos diários para construção do seu produto final, matéria prima (material direto), material em processo e matéria indireto.

Recursos Patrimoniais resume-se no conjunto de riquezas da empresa, os prédios, equipamentos, instalações, e veículos e podem ser classificados como:

  • Tangíveis: são os que podem ser tocados, como por exemplo, máquinas.
  • Intangíveis: aqueles que não podemos tocar, por exemplo, a marca.

O objetivo da administração desses recursos é abastecer o processo com os materiais necessários e indispensáveis para a finalização do produto. Os setores da organização que compõem o sistema de materiais são: planejamento e controle de materiais, controle de estoques, compras, almoxarifado, transporte e distribuição e importação.

A administração de material consiste em uma parte da “Administração Geral” que trata especificamente dos materiais como o próprio nome diz. A administração de material é uma atividade que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material de uma organização, entende-se por planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todas as tarefas necessárias ligadas à qualidade, aquisição, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma organização.

Tem por objetivo: Preços baixos; Alto giro de estoques; Baixo custo de aquisição e posses; Continuidade de suprimento; Consistência de qualidade; Pouca despesa com pessoal; Relações favoráveis com os fornecedores; Aperfeiçoamento do pessoal; Bons registros.

Classificações de materiais segundo alguns critérios existentes: Quanto à utilização; Quanto ao valor econômico (não é necessariamente o preço); Quanto ao valor estratégico. Lembrando que a politica de materiais de cada empresa vai depender da classificação e de seu ramo de atividade.

Algumas técnicas básicas aplicadas à Atividade de Suprimentos são: Padronização dos materiais em uso; Acompanhamento do ciclo dos materiais; Atentar-se ao firmar parceria com fornecedor; Atentar-se às técnicas de transporte; Armazenagem; Administrar bem o estoque.

2 - Etapa 2 - Gestão de Estoques e compras

A importância da Gestão de Estoques e compras é o impacto que ela causa no resultado final da empresa, por isso o controle deve ser eficiente nessa gestão. O controle bem executado garantirá sucesso e satisfação dos clientes, pois o estoque bem controlado pelo administrador de materiais é decorrente não somente dos volumes de capital envolvidos, mas principalmente pela vantagem competitiva que a empresa pode obter, dispondo de mais rapidez e precisão no atendimento aos clientes.

“Um item em estoque é definido como qualquer tipo de produto acabado, de parte fabricada ou comprada, ou de matéria prima que: integram o fluxo de materiais da empresa e devem ser identificados para fins de controle” (Petrônio Garcia Martins e Paulo Renato Campos Alt. 2003).

Armazenagem é a guarda de produtos acabados e estocagem e a guarda de matérias-primas. A armazenagem tem por objetivo reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente, e benefícios indiretos tais como centralização de remessas o que aumenta a visibilidade dos pedidos.

Uma abordagem dentro dessa gestão é o poder de compras, centralizar suas compras para aumentar o volume, ao mesmo tempo se comprometer com o menor numero de fornecedores possível, com os quais negociam contratos especiais, qualidade assegurada e preferência nas compras parcerias entre fornecedores e compradores para operar de maneira a reduzir os custos dos parceiros envolvidos.

Cada compra deve ser avaliada conforme previsão de necessidade específica dos consumidores, isso inclui análise de dados no que diz respeito à localização dos pontos-de-venda, tamanho do mercado, análise da concorrência, área de exposição nas lojas, vendas, tempo de reposição por parte de fornecedores, variações demográficas em termos de renda, sexo, idade etc. A medida exata da compra desafia o profissional de compras a equilibrar os benefícios de um alto giro com o risco da falta de mercadorias.

Gestão de estoque e planejamento de compras está todo o tempo ligado, pois de nada vale a gestão de estoque se não houver antes o planejamento das compras.

A cadeia logística podemos dizer que é movimento que garante a entrega do produto aos clientes. A cadeia logística pode ser dividida em três partes:

 Suprimentos, que gerencia a matéria-prima e os componentes. Compreende o pedido ao fornecedor, o transporte, a armazenagem e a distribuição.

 Produção, que administra o estoque do produto semi-acabado no processo de fabricação. Compreende o fluxo de materiais dentro da fábrica, os armazéns intermediários, o abastecimento do posto de trabalho e a expedição do produto acabado.

 Distribuição, que administra a demanda do cliente e os canais de distribuição. Compreende o estoque do produto acabado, a armazenagem, o transporte e a entrega ao cliente. 

Essa cadeia tem uma determinada quantidade de materiais que vai depende do processo que o material passa desde nível de estoque dos armazéns e distancia (tempo a percorrer). Essa quantidade de material pode ser medida de duas formas:

  • Em dinheiro - o custo monetário de todo material que chega ao canal. Isto nos diz quanto capital está imobilizado em forma de estoque;
  • Em tempo (lead time) - tempo em que uma unidade de material levaria para percorrer todo o canal desde que entra até sair. Este parâmetro nos diz qual é a nossa distância ao cliente em tempo para poder reagir ante as novas demandas de mercado.

Com o passar do tempo surgiram novas estratégias para o ramo de logística, alguns fatores que surgiram atualmente são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com