TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Materiais

Por:   •  31/8/2016  •  Dissertação  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE JEQUITINHONHA E MUCURI

Administração de materiais

        

TEÓFILO OTONI

2016

MATHEUS TELES SOARES

                                RIZIA FREITAS MATOS

Administração de materiais

                                                        

Atividade avaliativa apresentado à disciplina, Administração de materiais, ministrada pelo professor João Cesar, no curso de graduação em Administração, da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM.

TEÓFILO OTONI

2016

Administração de materiais

A administração de materiais é, certamente, um dos principais subsistemas de uma organização. Fortemente ligada à logística, seu foco principal e determinar o que, quando, como e quanto comprar, ao menor custo, desde a compra junto ao fornecedor até a entrega ao cliente final. Vê-se, dessa forma, que a administração de materiais é muito mais do que o simples controle de estoque, é uma atividade complexa e que envolve vários fatores.

 Como administrador de materiais, primeira coisa seria analisar, e consultar todos os outros setores da organização, estoque, compras, produção, distribuição, financeiro, contabilidade, faturamento, recursos humanos, jurídico, sistema de informações, diretoria e acionistas, pois quem assume essa função deve ter uma boa relação, para se caso houver dificuldades e problemas, seja solucionado o mais rápido possível.

Ser administrador de matérias de uma empresa de bobinas há uma reponsabilidade imensa, pois possui impacto direto sobre, a lucratividade da organização, qualidades dos produtos, e satisfação dos clientes, por isso logo com planejamento e pesquisa de mercado, definir uma quantidade média de bobinas para se trabalhar: vender, estocar, comprar, produzir, quais fornecedores seja de maquinas, ou de matérias primas, disponíveis e quais os mais adequados para atender as demandas da organização a respeito de prazo de entrega, locomoção, condições de pagamento.

Para determinação das metas e do planejamento das empresas é necessário que se entenda a sua estratégia de produção, sendo que, os conceitos de demanda dependente e demanda independente são essenciais para este entendimento. Em algumas operações a previsão da demanda pode ser feita com maior acuidade que outras, podendo até mesmo ser exata, de acordo com o horizonte de tempo para o qual são feitas. Para empresas que podem planejar suas atividades antecipadamente com alto grau de precisão, deve-se considerar a demanda dependente. Por exemplo, quando se tem uma carteira de pedidos para um horizonte de 3 meses, podemos considerar a demanda dependente destes pedidos que estão em carteira.

 “O propósito do planejamento e controle é garantir que os processos de produção ocorram eficaz e eficientemente e que produzam produtos e serviços conforme requeridos pelos consumidores” (SLACK, 2002, p. 314).

Conforme Slack (2002), uma forma de diferenciar estratégias de planejamento e controle é através da chamada razão P:D, onde D é o tempo de demanda, ou seja tempo desde o consumidor pedir o produto até recebê-lo e P é o tempo de processo, ou seja, o tempo que a operação leva para obter os recursos, produzir e entregar o produto.

Logo, depois de todos os planejamentos definidos, partimos para a execução das tarefas da organização, partindo, do pedido de compra, selecionando os fornecedores de matérias primas, para a produção das bobinas melhores qualificados, com melhores preços e com qualidades, o prazo de entrega, com as possíveis variáveis que podem acontecer, atraso na entrega, falta na quantidade, produto diferente no ato da entrega.

Um dos setores que mais contribui para o estoque é o controle sobre os materiais da organização que começam a partir do ato da entrega das mercadorias, pois onde o produto adquirido chega a seu local de armazenamento, e o administrador de materiais deve ter muita responsabilidade para obter o controle total, para que não haja falhas nos processos futuros, pois poderá implicar toda a gestão da empresa, que tem com a função obter lucros.

Estocar e administrar um almoxarifado de matéria prima não é como estocar alimentos, apesar da importância das duas atividades para a saúde humana. O alimento estragado na maioria das vezes é facilmente identificado. No caso da matéria prima a realidade é outra: se eles têm o seu estado normal alterado, podem tornam-se inativos ou nocivos a saúde e, o que é pior, é de difícil  reconhecimento.

O acompanhamento e conferência do recebimento dos produtos comprados visa verificar se a empresa realmente recebeu o que foi negociado.        Certifique-se de que todas as informações contidas na nota fiscal estão de acordo com o pedido ou ordem de compra registrada na empresa. Assim, você garantirá que o que foi comprado é, realmente, o que foi faturado pelo fornecedor.

A ordem ou pedido de compra contêm todas as especificações negociadas durante a compra e que também aparecem na nota: quantidades, descrições, data da entrega, local da entrega, valores, entre outras.

Se a nota fiscal chegar antes do recebimento das mercadorias é possível realizar as conferências necessárias e solucionar as inconsistências, de forma que dê tempo das mercadorias chegarem já de acordo com as correções feitas.

Deve se certificar de que as informações contidas na nota fiscal estão de acordo com as mercadorias que, de fato, chegaram à empresa. 

O objetivo com esse procedimento é garantir que as quantidades, unidades, cores, tamanhos, número de série ou qualquer outra particularidade do produto estejam corretos. Além disso, verifica-se também a qualidade das mercadorias entregues. 

Esta conferência evita divergências no estoque e trocas e devoluções posteriores. 

Muitas empresas já estão utilizando leitor de código de barras para a conferência dos produtos na entrada. Dessa forma, após a leitura do código de todas as mercadorias recebidas, o sistema faz automaticamente o confronto da entrada dos produtos com a nota de compra e aponta as divergências podendo nesse momento emitir a nota fiscal de devolução dos produtos que constam na nota fiscal de compra, porém não estão sendo entregues fisicamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com