TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Materiais e Logísticas

Por:   •  3/6/2016  •  Resenha  •  2.087 Palavras (9 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO - FSB

ANGELA DA SILVA CASTRO RA: 5866180763

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGISTICA

 PROFESSOR ANTONIO VANDERLEI MUNIZ

SÃO BERNARDO DO CAMPO[pic 1]

2016

RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Administração de Recursos

Entende se por recursos tudo aquilo que tem ou gera riquezas. As empresas necessitam e têm 5 tipos de recursos: materiais, patrimoniais, capital/financeiro, humanos e tecnológicos, para administrar esses recursos são necessários profissionais formados e treinados.

Administração de recursos materiais envolve várias pessoas internamente e externamente da empresa, iniciando pela escolha dos fornecedores, os departamentos, como compras, recursos humanos, operacional, logística, transporte, revendedores até chegar ao consumidor. Utilizamos dessa mesma sequência para o recursos patrimoniais, fornecedores, compras, recebimento, conservação, manutenção e se necessário alienação.

Fatores de produção

Os clássicos fatores de produção, capital, terra e trabalho são recursos e devem ser administrados como item de estoque, instalações, pessoas que trabalham na empresa.

O capital é um recurso mais fácil de se administrar, pois está sendo sob forma de números sendo fácil de mensurar, além de que pode ser utilizado na aquisição de outros bens.

A tecnologia é um recurso que vem evoluindo, produz diferencial, custos menores e consequentemente lucros.

Bens

Transmite a ideia de que são capazes através de produtos e serviços de gerar riquezas, por isso são considerados um recurso.

Patrimônio

Patrimônio é o conjunto de bens, valores, direitos e obrigações que pode ser avaliados monetariamente na realização de seus objetivos. Administrar patrimônio significa gerir os direito e obrigações

Recursos tecnológicos

Tecnologia é considerado um fator de produção ao lado dos recursos clássicos:  natureza, trabalho e capital.

A tecnologia é o corpo do conhecimento com o qual a empresa conta para produzir com o qual a empresa conta para produzir produtos e serviços, por isso é preciso saber como ele é adquirido, como se aprimora, como é transmitido, aplicado e preservado.

O negócio essencial é fundamental para competividade, tem que ser compreendido, e não necessita de superespecialização.

Planejados, desenvolvidos, controlados e ter ações, o clico PDCA de Edward Deming, serve tanto para implantação de novas ideias tanto na resolução de problema, esse ciclo se encerra quanto os objetivos são alcançados.

AQUISIÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PRATRIMONIAIS

RECURSOS MATERIAIS

São os componentes indispensáveis para produção de um produto no dia-a-dia. São adquiridos de forma regular para que não falte no estoque e não prejudique a produção, é considerado, como matéria-prima, produto em processo, acabado ou auxiliares.

  • Matéria-prima: São os materiais diretos (ex: parafuso, madeira, cimento, etc...)
  • Produto em processo: Estão em fase de produção
  • Produto acabado: Produto finalizado, pronto para ir pra casa do consumidor
  • Materiais auxiliares: São materiais indiretos (Ex: material de escritório, manutenção, óleos de corte, etc ...)

Organização

A organização em compras está ligada a participação no custo do produto.  Antigamente os donos que assumiam a função de comprador, mas com o crescimento das empresas, foi criado o departamento de compras, fazendo com que a forma de comprar fossem organizadas das melhores maneiras.

Sinal de demanda

É a informação necessária para que compras adquira bens patrimonial e material.

Solicitação de compras

É a realizada quando existe a necessidade de adquirir um benefício para empresa, por meio de requisição de pagamento.

MRP

É uma técnica que permite determinar a necessidade de comprar materiais para fabricação de um determinado pro produto. Devemos utilizar a matriz MRP a fim de determinarmos as datas para essas compras.

Sistema Just In Time

É uma forma de produção com o objetivo de disponibilizar os materiais requeridos, apenas quando necessário para que seja gerado um custo menor.

Sistema de reposição Periódica

É utilizado para que se mantenha o nível máximo de estoque, ou seja, se determina prazo periódico para compras, observando o nível de estoque, para que compre a quantidade necessária para repor o estoque.

Sistema Reposição Contínua

É o mais popular, consiste em disparar o processo de comprar quando um item atinge um nível previamente determinado.

Caixeiro viajante

É o vendedor que visita cliente e verifica se falta mercadoria, e como um acordo o caixeiro tira o pedido. Com a evolução da comunicação esse tipo de operação está desaparecendo.

Software de Planejamento e Controle

Com a tecnologia muitas empresas acompanham seus processos através do computador o pedido de compra, acompanhamento é tudo feito através da informatização.

Procedimento

Cada organização cria o seu procedimento, é forma de executar algo seguindo uma sequência.

Parcerias

É a forma de desenvolver uma relação de confiança mútua entre empresa e fornecedor para que ambos saiam ganhando.

Evolução do relacionamento cliente-fornecedor

Abrange a quatro fases: Abordagem convencional, melhoria da qualidade, integração operacional e integração estratégica.

  • Abordagem convencional: Prioriza o preço. A empresa não tem confiança no fornecedor.
  • Melhoria da qualidade: Priorizada a qualidade do produto. Onde se inicia a possibilidade de um relacionamento mais duradoura e com confiança de ambas as partes.
  • Integração operacional: O fornecedor já tem participação em alguns projetos, fazendo com que juntos invistam em pesquisas e desenvolvimento.
  • Integração estratégica: É uma parceria de negócios.

Atingindo o Comakership

É o relacionamento entre cliente-fornecedor quando atinge um grau de confiança. Essa relação acontece depois de um determinado tempo, quando é reconhecido o a capacidade do fornecedor e a confiabilidade do cliente.

AQUISIÇÃO RECURSOS PATRIMONIAIS

Recursos patrimoniais são as instalações, prédios, equipamentos e veículos. De acordo com a complexidade os bens podem ser classificados em equipamentos, terrenos e jazidas.

Organização:

Organização matricial é a mais encontrada nas empresas, ela se define por uma força-tarefa que leva adiante um empreendimento. Essa força-tarefa conta com um líder, recursos humanos das próprias áreas ou terceiras subcontratada. Dependo do empreendimento o grau do líder pode variar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com