TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de materiais

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS: MACROMAQ EQUIPAMENTOS LTDA.

Macromaq Equipamentos Ltda. é uma empresa no ramo de venda e locação de máquinas pesadas e empilhadeiras, peças e serviço de manutenção de seus equipamentos.

Toda administração de materiais da Macromaq é feita da seguinte forma:

Todo material comercializado é fornecido por uma mesma empresa (Yale/JCB) ao qual existe um contrato de exclusividade e com isso todo processo de negociação, prazo, qualidade e pontualidade da entrega já vem pré-estabelecido pelo fornecedor que aplica seus padrões e com isso não envolve a Macromaq neste processo.

O levantamento da demanda é feito pelo setor de compras através do sistema E.R.P. que fornece o histórico com a média de venda e junto com a área de almoxarifado que estabelecem suas necessidades para um período mensal.

Como a empresa trata tanto de peças de pequeno e médio valor quanto de peças de grande valor agregado, é utilizado dois tipos de estoques: estoque com peças de menor valor, são feitos pedidos de grandes quantidades de compras para o período mensal, e pedidos de peças de valores altos são feitos apenas após a solicitação do consumidor.

Para a demanda levantada é criado a ordem de compra e enviada para ser aprovada pela gerencia da empresa, no qual avalia fluxo de caixa, necessidade contratual (meta de compra imposta pelo fornecedor) e após liberado, o pedido é solicitado ao fornecedor e informada para o responsável do almoxarifado para ser realizado o follow-up do pedido, ou seja, efetua todo o acompanhamento do fornecimento do pedido para poder acompanhar e avaliar seu fornecedor.

Chegado o pedido na empresa, todo material passa por uma inspeção para verificar se o pedido foi entregue de acordo com a solicitação em quantidade e qualidade, assim como o preço, prazo de pagamento e tributos estão de acordo com a ordem de compra efetuada. Ao passar pelo procedimento de recebimento a mercadoria é encaminhada para o armazenamento:

• As peças são armazenadas conforme suas localizações no sistema pois todos os produtos possuem endereço fixo no depósito;

• Peças sem endereçamento serão endereçadas conforme sua previsão de saída para ficar em posição estratégica para agilizar a separação quando necessário;

• Peças que já estavam aguardando a chegada por já haver solicitação do consumidor não são armazenadas, ficam identificadas em local reservado pois as mesmas já serão faturadas e expedidas ao cliente para não haver perca de tempo para chegar até o cliente.

No longo do dia os pedidos que os departamentos de vendas fecham com seus clientes, são passados via sistema ao setor de almoxarifado que separam, conferem, embalam as peças de forma a deixar bem acondicionadas, faturam e por final identifica a carga a mercadoria para não haver extravio da carga. As mercadorias identificadas por transportadoras ficam aguardando o carregamento no final do dia.

Para realizar o controle do fluxo de matérias é efetuado o levantamento todos os dias das peças que foram faturadas no dia anterior e contadas para confrontar o físico com o sistema, e é realizado contagem geral mensal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com