TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de material e logistica

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA

UNIDADE DE CAXIAS DO SUL

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAS E LOGISTICA

GIULIA SANZ DA SILVA     RA:3200489489

                                JAIANA RAUBER                   RA:3227020776

                                MARÍLIA G. P. ALVES           RA:3227020488

                                MICHAEL CARDOSO            RA:2324405094

                                PRISCILA PEDROTTI            RA:1191428818

ATIVIDADE: ATPS – ETAPA 01e 02

PROFESSOR: MIGUEL ZACARIAS NETO

CAXIAS DO SUL

08 DE OUTUBRO DE 2014

Etapa 1 – Passo 2

INTRODUÇÃO

        A administração de materiais consiste no planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todas as tarefas necessárias à definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma organização. Alguns objetivos dessa prática compreendem a diminuição dos preços, o alto giro do estoque e a consistência da qualidade.

DEFINIÇÕES E ABRANGÊNCIA

        A administração de materiais é a parte da administração geral que trata da área específica dos materiais e nas empresas é uma atividade integrada da logística. Eles podem ser classificados conforme a necessidade e cultura de cada empresa, como por exemplo: utilização, valor econômico e valor estratégico.

        A empresa também define políticas para os materiais baseado em critérios como ramo de atividade da empresa e classificação de materiais. Algumas dessas políticas compreendem a padronização dos materiais utilizados na empresa e o acompanhamento do ciclo dos mesmos.

        Outros pontos importantes de responsabilidade do administrador tratam da compra, transporte e armazenamento dos materiais pois essas ações influenciam no preço, tempo, recursos e até mesmo na qualidade do mesmo. O administrador sempre deve estar atento ao processo para garantir a eficiência do ciclo de materiais da empresa.

Um ponto crucial para tudo dar certo é a organização da empresa, pois de nada adianta dar atenção as técnicas de administração de materiais se ela não possuir seus departamentos e pessoal em sintonia para a realização de um bom trabalho. Algumas providências para que as empresas atinjam altos níveis de eficiência nas suas atividades englobam organização e métodos (estudo de métodos administrativos e de produção), qualidade (atender às necessidades do cliente) e informatização (ferramentas de gestão e administração modernas).

Etapa 2 – Passo 2

(Martins 2012) “Para obter uma vantagem competitiva em relação a seus concorrentes, e a oportunidade de atendê-los prontamente, no momento e na quantidade desejada, é facilitada por meio da administração eficaz dos estoques”.

As empresas atualmente não optam mais em trabalhar com tanto estoque devido ao custo, por exemplo, produtos que se tem muita saída como itens de cesta básica, há necessidade de estoque devido a sua demanda.

Outro ponto que as empresas trabalham com estoque é a sazonalidade como a páscoa que existe a necessidade de estoque para que na época se tenha a quantidade para abastecer os mercados. Sendo que se baseiam para montar seus estoques na quantidade vendida do ano anterior e mais um percentual de estimativa de venda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com