TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de recursos

Artigo: Administração de recursos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Artigo  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Recursos são fatores de produção, e normalmente são bem vastos e importantes, entre muitos que existem

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS

Recursos são fatores da produção, ou seja, um material necessário em fator de produção. É tudo aquilo que gera ou tem capacidade de gerar riqueza. Os recursos administráveis são bem vastos, normalmente estão presentes nas empresas cinco tipos de recursos: materiais, patrimoniais, financeiros ou capitais, humanos e tecnológicos.

Os recursos financeiros estão ligados a administração econômica e a contabilidade da empresa, podem ser considerados recursos financeiros todo dinheiro e ativo da organização.

Os recursos humanos são os funcionários e colaboradores da organização. Também chamados de recursos humanos a função ocupada para desenvolver e conservar os colaboradores na organização.

Os recursos tecnológicos são os recursos de informatização e automação, dessa maneira podemos citar que os principais recursos tecnológicos utilizados nas empresas, são os computadores, correios eletrônicos, acesso a internet e nas linhas de produção podemos citar, as máquinas que normalmente são constituídas de painéis eletrônicos programáveis (MARTINS;CA MPOS 2000, p.7).

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS

Recursos materiais são itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações diárias para construção de seu produto final.Esses itens ou materiais podem ser classificados em materiais auxiliares, matéria prima,

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS

PRINCIPAIS TECNICAS DE ADMINISTTRAÇÃO DE MATERIAIS

A administração de recursos é normalmente baseadas em técnicas nas quais fazem parte os meios de tecnologia de manufatura que diminuem a utilização de pessoas, materiais e equipamentos, algumas dessas técnicas são:

• Just-in-time é um método de produção com o objetivo de disponibilizar os materiais requeridos pela manufatura apenas quando foremnecessários para que o custo de estoque seja menor, (MARTINS;CA MPOS 2009, p.127).

• Kanbaneste sistema utiliza um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção de uma indústria. É um sistema de controle que tem como objetivo, medidas de trabalho adequadas e tente a melhoria na flutuação no volume e sequencias corretas (MARTINS;CA MPOS 2000, p.69).

• Seis Sigma é um conjunto de práticas para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos, é verificada uma mostra, extraídaconclusões sobre o processo, se dentre 100 processos examinados, 5 estiverem fora do padrão, os processos terão de ser revistos (MARTINS;CA MPOS 2000, p.69).

...

Baixar como  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »