TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração do Tempo

Por:   •  30/9/2015  •  Dissertação  •  3.091 Palavras (13 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 13

GESTÃO DO CONHECIMENTO
Administração do Tempo

SÃO PAULO

2015


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. CONCEITO DO TEMA        

3. ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO        

3.1 MOTIVOS PARA ADMINISTRAR O TEMPO        

3.1.1 Problemas        

3.1.2 Recomendações        

3.2.1 Importante e urgente        

3.2.2. Importante mas não urgente        

3.2.3. Urgente mas não importante        

3.2.4. Não urgente e não importante        

3.3 MÉTODO DO TEMPO        

3.4 TRABALHANDO A FAVOR DO TEMPO        

REFERENCIAS        


1. INTRODUÇÃO

O conteúdo a seguir discorre sobre um tema frequentemente falado direta ou indiretamente e que impacta na vida de todos os seres humanos, algo que todos nós temos em comum, contra ou ao nosso favor: o tempo.

        Conforme Peter Drucker (1984) “O tempo é o recurso mais escasso e, enquanto ele não for gerido, nada mais poderá ser gerido”, ou seja, um recurso de grande valia a todos da face da Terra, é fundamental em diversos aspectos nas nossas vidas, economicamente há o ditado de que “tempo é dinheiro” uma vez que riqueza alguma é capaz de comprar o tempo.

Vivemos numa geração de ampla concorrência com um bombardeio de informações novas todos os dias, para conquista dos objetivos, a realização ocorre primeiro aos que conseguem alcança-los no menor prazo possível. O uso do tempo é algo que já vem sendo estudado, existem empresas e profissionais especializados em ajudar pessoas na organização de suas agendas e no estabelecimento de prioridades.

Pelas causas demonstradas acima e pelas observações que pretendemos apresentar com esse trabalho sobre o tema “administração do tempo”, demonstraremos a relevância de se falar no gerenciamento do tempo uma vez que as pessoas, responsáveis em moldá-lo, possuem atitudes variáveis que dependem de sua rotina e objetivos a serem alcançados. Nós seres humanos, construimos ao longo da nossa educação, diferentes hábitos e atitudes que podem ser aprimorados à maneira que moldamos o uso do tempo, tendo em vista a grande carga de tarefas a ser executadas as pessoas rotineiramente reclamam-se pela falta de tempo para desempenho de todas as suas atividades no prazo único diário de 24 horas.


2. CONCEITO DO TEMA

Tempo é uma das realidades mais hipotéticas e paradoxais que podemos observar devido sua extrema necessidade ao ser humano, é um recurso que não pode ser recuperado ou expandido.

De acordo com o dicionário Michaeles (2009) são diversas as conceituações sobre a palvra tempo,  uma das correspondências ao significado de tempo são “ Uma época, um lapso de tempo futuro ou passado [...]”. “A existência humana considerada no curso dos anos [...]”.

A administração do tempo possui forte influência nas ferramentas de qualidade, há alguns princípios mencionados por pensadores referente a gestão do tempo. Temos o Diagrama de Pareto, um método criado pelo economista italiano Vilfredo Pareto (1848-1923)  onde em seu princípio afirma pela técnica estatística 20/80 que “ O essencial leva pouco tempo (20%); o acessório leva muito tempo (80%)”.

Temos também a Lei de Parkinson desenvolvida pelo administrador inglês Cyril Northcote Parkinson (1909-1993) que já vem sendo aplicada em diversas áreas do conhecimento humano, onde em sua essência afirma que devemos “pensar em função do tempo necessário e não em função do tempo disponível”, ou seja, diz que o trabalho tende a preencher (ou adaptar-se) ao tempo disponível ou alocado para ele.

A escolha do tema se dá pela importância que damos ao tempo e a necessidade que temos diariamente de moldá-lo à nossa rotina para melhor desempenho pessoal e profissional, os princípios apresentados são apenas alguns dos vários que já foram formulados em prol de auxiliar na tomada de decisões no gerenciamento do uso do tempo.

3. ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

        Segundo Carlos Legal, Consultor Sênior do Instituto MVC em gestão do tempo, não é possível administrar o tempo, mas sim administrar eventos dentro dele, uma vez que as horas dos dias são iguais para todos os indivíduos. Carlos afirma que é possível administrar os eventos com planejamento e organização. Isso não se aplica somente a executivos de grandes empresas, mas a todas as pessoas, sendo necessário planejar as atividades do dia de modo que todas sejam realizadas, tanto as pessoais quando as profissionais. Dessa forma o tempo pode ser melhor aproveitado.

        É possível planejar e organizar as atividades diárias, estabelecendo horários e prazos, utilizando papéis e agendas, bem como computadores ou celulares. Após o planejamento, as atividades devem ser executadas, respeitando-se os horários para evitar atrasos ou acúmulo de tarefas. Também é necessário ser flexível, uma vez que durante o dia podem surgir imprevistos. Nas atividades pessoais, devem ser incluídos momentos de lazer, atividades físicas, não devendo se ocupar somente com a atividade profissional.

3.1 MOTIVOS PARA ADMINISTRAR O TEMPO

Administrar o tempo é planejar estrategicamente a nossa vida, para isso precisamos em primeiro lugar definir os objetivos, o segundo passo é começar a transformar objetivos em metas e decidir como as metas serão alcançadas, em seguida é criar planos táticos que envolvem explorar as alternativas específicas disponíveis para se chegar aonde queremos chegar e por fim realizar o que tem que ser feito.

Baseado nesse pressuposto os motivos que nos levam á administrar o tempo podem estar ligados a diversos fatores tanto relacionados a sua vida particular quanto aspectos ligado ao trabalho, abaixo estão listados alguns fatores que devem ser considerados na administração do nosso tempo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (204 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com