TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração e os Ambientes de Negócios

Resenha: Administração e os Ambientes de Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  Resenha  •  1.960 Palavras (8 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 8

Capítulo 4 Resumo:

Administração e os Ambientes de Negócios

O fator ambiental é muito importante, nele a organização deve responder às forças ambientais que os obrigam a controlara a poluição e obedecer às leis que exigem a participação em programas de responsabilidade social. Existem outras forças específicas no ambiente externo que exercem impacto imediato: os acionistas, os bancos, os sindicatos, os fornecedores e os clientes. Uma empresa deve se relacionar cuidadosamente com cada um desses fatores. Esses fatores externos à organização são chamados de ambiente externo, e influenciam não apenas a organização na maneira de negociar, mas um ao outro.

O ambiente interno consiste nos fatores dentro de uma organização que constituem os recursos organizacionais, principalmente os fatores financeiros, físicos, humanos e tecnológicos. O nível de tecnologia dentro de uma organização é diferente do nível de tecnologia externo. A tecnologia moderna pode ser a fabricação controlada por computadores, mas uma empresa individual pode estar ainda usando o controle manual. Assim sendo, o nível interno de tecnologia não será tão sofisticado quanto o externo. O inverso pode também ser verdade. Uma empresa bastante comprometida com a pesquisa e o desenvolvimento pode ter criado processos tecnológicos próprios, não disponíveis nos ambientes externos.

MODELO DE SISTEMAS ABERTOS

Um modelo de sistema aberto vê a organização como dinâmica e continuamente interagindo com seu próprio ambiente recebendo insumos, agindo para

transformá-los em produtos ou serviços. Essa interação está resumida na figura abaixo:

O insumo (entrada) das organizações são seus recursos produtivos, que são então manufaturados ou montados (transformados) em produtos finais ou serviços (saídas). Na figura acima, os processos de transformação podem tanto se referirem a uma linha de montagem de televisores como a uma empresa de pesquisa de marketing produzindo estudos de pesquisas - o que quer que a companhia produza é seu produto. De maneira ideal, a saída terá mais valor do que a entrada. Se for esse o caso, poderemos falar do processo de transformação como um processo de valores adicionados. As três situações possíveis pelas quais a companhia passa é:

Entrada > saída | A empresa está perdendo dinheiro uma vez que os fatores de insumo custam mais do que os de produto. |

Entrada = saída | A empresa está no ponto de equilíbrio. |

Entrada < saída | Já que o custo do produto é maior do que o do insumo, a empresa está ganhando dinheiro. |

IMPORTANTE: A verdadeira produtividade organizacional será evidente quando o valor de mercado do produto (saída) de uma organização for maior do que os de insumo (entrada). A diferença entre produto e insumo é chamada de lucro bruto. A organização empresarial que usa seus recursos com eficácia e eficiência terá um lucro bruto maior.

Componentes do Ambiente Externo

* Fatores Sociais= trabalha sobre uma perspectiva social do ambiente que inclui os status demográficos e as tendências da população para planejar

o futuro. Ex: um gerente planeja construir uma nova fábrica, ele pode achar útil conhecer regiões em franco crescimento, pois este seria uma fator bastante significativo para esta construção, principalmente no que se diz respeito à disponibilidade de fornecimento de mão- de – obra. Num segundo momento teria de se preocupar com valores pessoais, é justamente ai que se encaixa a ética no trabalho: que é a importância dada a cada individuo tem para com a organização, é óbvio que a atitude dos trabalhadores para com o trabalho terá impacto na organização no momento em que ela recruta, treina, recompensa e mantém seus funcionários. A ética nós negócios é basicamente um código moral que guia as ações em negócios e varia de acordo com a época, local, e a cultura. Os valores culturais ou cultura organizacional, são a soma de um total de valores costumes, tradições e propósitos que fazem uma que empresa seja singular, muitas vezes chamada de caráter de uma organização, Ela é importante para os gerentes porque os valores de uma empresa, que incorpora os mitos de seus fundadores, influenciam o comportamento dos empregados atuais e as decisões da administração.

* Fatores Políticos= É na arena política que as organizações procuram influenciar o processo legal. Uma organização pode se associar a outras que compartilham dos mesmos interesses para procurar influenciar mudanças nas leis. É óbvio que as regulamentações governamentais, seja em nível municipal ou federal, podem influenciar e, algumas vezes, até reprimir as decisões dos

gestores. Para poder ajustar e assegurar um sucesso comercial, todos os gerentes tem de estar a par do status atual e das mudanças propostas nesses ambientes, ignorar mudanças na arena política ou legislação é cortejar o desastre.

* Fatores Econômicos= Como foi visto ao discutir o modelo de sistemas abertos de uma organização, esta usa os recursos (fatores de insumo) para produzir produtos e serviços (produto). Tudo isso acontece dentro do ambiente econômico, o que afeta cada um desses fatores. Os gestores devem considerar a situação econômica ao tomar decisões. Os aspectos que devem ser considerados são a economia em si, os concorrentes e fornecedores, e os clientes.

* A Economia=Ao tomar decisões à administração deve considerar certos aspectos econômicos, tais como inflação, taxas de juros e de desemprego. Por exemplo, a administração deve usar o PIB (Produto Interno Bruto) para estimar as oportunidades para um novo produto. Se uma economia está indo bem, marcada por um PIB alto, haverá um aumento de oportunidades. Se a economia não estiver indo muito bem, como não estava durante a Grande Depressão que teve início em 1929, haverá uma ausência de oportunidades econômicas. Um exame feito pelos gestores do ambiente econômico influenciará as decisões subseqüentes.

Importante:O modelo de sistemas abertos de uma empresa adota idéias de que a empresa terá tanto insumo quanto produto, um relacionamento continuo e dinâmico com o ambiente político e econômico. A administração deve estudar a economia, os fornecedores

da empresa, a concorrência, os clientes e os fatores políticos para poder tomar efetivas decisões em administração. Os produtos devem ter utilidade de lugar, de forma, de tempo para fazer sucesso no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com