TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração financeira

Por:   •  27/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

Com base em análises e levantamentos feitos com empreendimentos do ramo parecido ao food truck, encontramos uma taxa de retorno equivalente a 41%, o que é considerado uma taxa atrativa. O tempo médio de espera foi estimado em 24 meses, calculo feito com base em outros quatro estabelecimentos do ramo alimentício.  A partir dessa taxa de retorno torna-se possível calcular o Custo de capital e Custo Médio Ponderado de Capital.

Para facilitar a compreensão desses cálculos devemos entender primeiramente o que significa cada uma dessas nomenclaturas.

Conforme Clayton (2013), o custo de capital de uma empresa é definido pelo retorno mínimo exigido pelos financiadores de recursos, (que nesse caso são os credores e acionistas) e são eles que auxiliam na tomada de decisões que potencializam ainda mais os investimentos na empresa. Todos os tipos de investimentos devem ter um ROI (retorno sobre o investimento) maior que o custo de capital de terceiros, pois apenam dessa forma, os projetos futuros serão vistos como projetos viáveis. Quanto melhor esses investimentos, melhor será o capital de giro e fluxo monetário da empresa, pois é o lucro da empresa que remunera os investimentos dos acionistas.

O custo médio ponderado de capital ( weighted average cost of capital) é compreendido por uma média ponderada entre o custo de capital próprio e o custo de capital de terceiros. E por isso é visto com um grau de importância, tal método afeta, entre outros, processos de determinação de preços e tarifas, estudos de viabilidade econômico-financeira.


O Custo Médio Ponderado de Capital é uma metodologia adotada para calcular o custo total dos recursos investidos nas empresas. O custo é obtido por uma média da estrutura financeira da empresa. Quando uma empresa necessita buscar recursos para atender suas necessidades de capital, sejam eles de curto, médio ou longo prazo, estes poderão não ser de uma única fonte, e, portanto não necessariamente possuírem o mesmo custo. Por isso ser faz necessário calcular o custo médio para saber se a necessidade sobre a viabilidade de se obter esses recursos. Esse calculo também possibilita encontrar um custo ponderado menor, dentro do ativo que o mercado concede.

Fonte:

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/custo-de-capital-ou-quanto-de-roi-retorno-sobre-o-investimento-sua-empresa-tem-que-dar/69097/

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com