TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração por Objetivo (APO)

Artigo: Administração por Objetivo (APO). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

Administração por Objetivo – APO

Teve sua origem na década de 1950 nos Estados Unidos com Peter F. Druker, considerado o seu criador, mas existem outros importantes colaboradores, entre eles se encontram: George Odiorne, John W. Humble, George Steiner, Edgard Schleh e Dale McConkey. Surgiu como método de avaliação e controle sobre o desempenho de áreas e organizações em crescimento rápido. APO pertence ao período da Teoria Neoclássica.

Este seguimento visa criar objetivos em comum entre administrador e funcionário, para cumprir uma meta estipulada visando o lucro e a auto realização pessoal.Para a organização atingir resultados é preciso definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar, em comum acordo entre gerente e empregado, sendo um sistema dinâmico que integra a necessidade da companhia de alcançar os seus objetivos de lucro e crescimento.

De acordo com Drucker (1954) a administração por objetivos, pode ser definida como um estilo ou sistema de administração que relaciona as metas organizacionais com o desempenho e desenvolvimento individual, por meio do envolvimento de todos os níveis administrativos.

Peter Drucker também dizia que se Define também como um processo pelo quais gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como direção para sua atividade.

A Administração por objetivos é uma técnica participativa de planejamento e avaliação por meio da qual superiores e subordinados definem, conjuntamente, aspectos prioritários, a saber:estabelecem objetivos (resultados) a serem alcançados, em um determinado período, em termos relativos, dimensionando as respectivas contribuições (metas),acompanham sistematicamente o desempenho (controle) procedendo às correções necessárias.

A APO funciona como uma abordagem amigável, democrática e participativa servindo como base para novos esquemas de avaliação de desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo para a igualdade entre objetivos organizacionais e individuais.

As Principais características da Administração por objetivo são:

1-Estabelecimento conjunto de objetivo entre o executivo e o seu superior – A maior parte da APO utiliza o estabelecimento conjunto de objetivos. O Executivo e seu superior participam do processo de estabelecimento e fixação de objetivos.

2-Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou cargo: Basicamente a APO está fundamentada no estabelecimento de objetivos por posições de gerência. Em alto nível, podem ser denominada objetivos, metas, alvos ou finalidades, porém a idéia básica é a mesma. Determinar os resultados que um gerente em determinado cargo deverá alcançar.

3-Interligação entre os vários objetivos Departamentais: Correlacionar os objetivos dos vários órgãos ou gerentes envolvidos, mesmo quando os objetivos não se apóiam nos mesmos princípios básicos. Formar uma visão de conjunto.

4-Elaborar planos táticos e planos operacionais, com ênfase na mensuração e no controle: Após a definição dos objetivos departamentais, elabora-se os planos táticos e os planos operacionais para alcançá-los. Como a APO enfatiza a quantificação a mensuração e o controle, torna-se necessário mensurar os resultados atingidos e compará-lo com os resultados planejados. Somente os resultados que podem ser mensurados podem ser aplicados a APO.

5-Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos resultados: É necessário uma avaliação contínua dos resultados na abordagem da APO, para a correção do rumo para se alcançar o resultado esperado. Na APO há um ciclo que envolve as seguintes etapas:

• .Fixação dos objetivos Globais da empresa

• Elaboração do Planejamento Estratégico

• Fixação dos Objetivos Departamentais para o ano

• Elaboração do plano tático do departamento

• Desdobramento do Plano Tático em Planos Operacionais

• Avaliação dos resultados alcançados em comparação com os objetivos departamentais

• Revisão nos Planos ou nos objetivos Departamentais

• Avaliação dos recursos alcançados em comparação com os objetivos departamentais

6-Participação atuante das gerencias: Há uma grande participação do superior, é centralizado.

7-Apoio intenso do staff: A implantação da APO requer o apoio intenso de um staff previamente treinado e preparado. A abordagem do tipo “faça você mesmo” não é aconselhável em APO. Pois exige integração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com