TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração por Taylor e Fayol

Por:   •  30/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.845 Palavras (8 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 8

1.0 Administração Científica

1.1 Taylor 1º Período

O primeiro período de Taylor foi no ano de 1903 com a publicação do seu livro “Administração de Oficinas”, nesse período ele se preocupa com as técnicas de racionalização do trabalho do operário, através do Estudo de Tempos e Movimentos, colocando em vista cinco pontos importantes:

1. Administração tinha como objetivo pagar salários altos e custos unitários de produção;

2. Para que isso fosse possível a Administração aplicava métodos científicos de pesquisa e experimento para o seu problema, formulando princípios e estabelecendo processos padronizados para realizar o controle de operações fabris;

3. Operários deveriam ser cientificamente colocados em serviços ou postos, onde materiais e as condições de trabalho fossem cientificamente selecionados;

4. Os operários tinham que ser cientificamente treinados para aperfeiçoar suas aptidões, facilitando a execução de um serviço ou tarefa de modo que a produção normal fosse cumprida;

5. Uma atmosfera de cooperação deveria ser cultivada entre a Administração e os trabalhadores, garantindo continuidade do ambiente psicológico, possibilitando a aplicação de outros princípios mencionados.

1.2 Taylor 2º Período

O segundo período foi no ano 1911, quando publicou outro livro, dessa vez com o titulo de Princípios da Administração Científica, dessa vez ele concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral da empresa e que tornasse coerente a aplicação dos seus princípios.

Para Taylor, a implantação da Administração Científica deveria ser gradual e obedecer a um período de tempo, evitando alterações bruscas que causem descontentamento por parte dos empregados e prejuízos aos patrões.

1.3 Análise da Administração Científica (Taylor)

Frederick Winslow Taylor (1856-1915) deu origem a Escola da Administração Científica com intuito de aumentar a produção da empresa junto a eficiência e eficácia dos operários. Essa teoria acrescenta ênfase nas tarefas, preocupando-se com:

• Método do trabalho;

• Movimento necessário a execução da tarefa;

• Padrão para execução da tarefa (Tempo).

As empresas devem abandonar os métodos empíricos de produção e começar a aplicar os princípios gerais da ciência. A Organização deve ser estudada cientificamente, o que implica uma organização racional do trabalho.

Taylor começou a observar detalhes nas tarefas dos operários, os movimentos no processo de trabalho, visando os racionalizar e aperfeiçoar, acrescentando que quem produz mais deve ser melhor remunerado do que quem produz menos.

De acordo com os pensamentos de Taylor, os principais elementos da Administração Científica são:

• Estudo de tempo e padrões de produção;

• Supervisão funcional;

• Padronização de ferramentas e instrumentos;

• Planejamento das tarefas;

• Princípio da exceção;

• Utilização da régua de cálculo e instrumentos para economizar tempo;

• Fichas de instruções de serviço;

• Idéia de tarefa, associada a prêmios de produção pela sua execução eficiente;

• Sistemas para classificação dos produtos e do material utilizado na manufatura;

• Sistema de delineamento da rotina de trabalho.

Com a tentativa de substituir os métodos empíricos e rudimentares por métodos científicos em seus ofícios, recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho. Taylor diz que o operário não tem capacidade de analisar cientificamente seu trabalho para estabelecer qual método ou processo é mais eficiente, pois não possui formação.

Para Taylor, a gerência adquiriu novas atribuições e responsabilidades descritas por quatro princípios:

1. Principio de Planejamento: substitui no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírico-prática, pelos métodos baseados em procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência, através do planejamento;

2. Princípio do preparo: selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado. Além do preparo da mão-de-obra, preparar também as máquinas e equipamentos de produção, bem como o arranjo físico e a disposição racional das ferramentas e materiais;

3. Princípio do Controle: controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto. A gerência deve cooperar com os trabalhadores, para que a execução seja a melhor possível;

4. Princípio da Execução: distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja bem mais disciplinada.

O Operário, não executa uma tarefa complexa, ele realiza tarefas simples e especificas. Nesta perspectiva, a relação entre operários é reduzida ao mínimo para não perder tempo, pois o tempo de produção foi previamente estabelecido e não deve haver desvios.

Com esse plano de administração e organização, Taylor busca conciliar os interesses da empresa, diminuindo os custos na medida em que a produção aumenta, com os interesses dos operários, onde produzindo mais, se obtém maior rendimento e salários mais elevados.

Considera-se que é exclusivamente o dinheiro que influencia o indivíduo para o trabalho e é a sua única fonte de motivação.

Essa concepção conduz a uma nova visão do homem, que somente se interessa por dinheiro, produzindo o máximo de que é capaz fisicamente para obter o máximo de salário e de prêmios baseados na sua produção.

Porém, apesar da teoria ter feito sucesso no ambiente industrial do inicio do século XX, já que permitiu a standardização de processos, e conseqüentemente da redução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com