TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração. práticas da administração

Seminário: Administração. práticas da administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Seminário  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Teoria das Organizações

Curso: Gestão Financeira

Professor: OSNY TABORDA RIBAS JUNIOR

Nome do aluno:

Data: 12/08/13

NOTA: 10!!!

Administração

Desde quando o homem começou trabalhar para prover o seu próprio alimento, acredito que as práticas da administração já estavam sendo descobertas. O fato de ter de plantar, regar e colher ou cuidar, alimentar e depois se abastecer com carne animal e até mesmo o fato de resolver problemas pequenos e diários, isso já necessitava da arte administrativa.

Com o tempo as práticas foram crescendo e sendo aperfeiçoadas, não apenas dentro de famílias, mas passando para a sociedade. Aonde se formaram grupos denominados de organizações, as quais tinham propósitos e objetivos em comum.

Foi então descoberto que administrar de uma forma organizada também necessitava de hierarquia, encontrada principalmente naquela época dentro da Igreja e organizações militares. Aonde era clara a presença de um cargo superior, cargos médios e cargos menores, aonde todos tinham um objetivo em comum e trabalhavam em prol do mesmo. E também aonde os de cargo menor prestavam conta do que faziam para seus superiores e os quais buscavam melhorias para seus subordinados. Sendo uma hierarquia rígida até os dias atuais.

As necessidades da população foi aumentando e com o surgimento de empresas maiores, a busca de aperfeiçoamento cresceu ainda mais com a Revolução Industrial o que gerou mudanças econômicas, políticas e sociais. Quando o trabalho braçal e animal foram substituídos por máquinas, começou a real padronização dentro das empresas, possibilitando ampliação de mercado, avanços tecnológicos e a administração como campo de estudo. Várias dúvidas estavam surgindo, então teóricos começaram a traçar as áreas da Administração visando melhorias, correções e eficiência nas técnicas utilizadas.

Hoje temos duas teorias sobre Administração. A Administração Científica feita por Taylor, enfatiza a extrema divisão de trabalho dentro da empresa, visando maior produção e lucratividade, aonde os cargos são divididos de acordo com funções pequenas, singulares e repetitivas, explorando os mesmos visando apenas o lucro da empresa. Já a Administração Clássica feita por Fayol abrange a empresa como um todo, visando o maior lucro também, mas cuidando do bem estar de todos que compõe a cadeia de cargos. Nela se encontra o inter-relacionamento entre as partes com objetivos mais claros e melhor definidos.

Concluo que a administração esta presente não somente nas áreas acima citadas, mas continuamente em nosso cotidiano, na vida particular, dentro das famílias, escolas, empresas, e melhor é aquele que, além de conviver bem em todas estas áreas, sabe administrar também o seu próprio tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com