TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração unopar

Por:   •  28/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

        Sistema de Ensino Presencial Conectado

Bacharelado em administração

Izabela Cristina barreto dos Santos

PRODUÇÃO TEXTUAL – RELATOS DIFERENTES, UMA NARRATIVA

Patos - PB

Maio/2014

IZABELA CRISTINA BARRETO DOS SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL – RELATOS DIFERENTES, UMA NARRATIVA

Trabalho referente aos componentes curriculares do 1º e 2º semestre do curso de Bacharelado em Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.

Orientação: Professores do 1º e 2º semestre  

Patos - PB

Maio/2014

Produção Textual – Relatos diferentes, uma narrativa

De acordo com o texto, é possível perceber que é de fundamental importância para a empresa que a equipe esteja sempre bem informada sobre as diversas situações ocorrentes dentro da empresa e, principalmente, que haja uma boa comunicação entre seus componentes, especialmente, aqueles que fazem parte da criação dos relatórios, da comunicação à imprensa, e das informações aos colaboradores.

Segundo o autor, para  “dialogar com cada público de interesse implica desenvolver  relatos sob medida para cada um deles a parti da narrativa corporativa e estabelecer um estreito contato entre a equipe de comunicação e outros setores envolvidos, como a área de relações de investidores ou de recursos humanos”.

Diante da leitura, é possível destacar as atividades de comunicação realizada entre empresa e investidores:

Primeiramente, se faz necessário a estreita e constante interação entre a equipe de comunicação e as demais áreas da companhia, como a de relações de investidores;

Trimestralmente a companhia divulga um balanço, mas, antes disso, cerca de uma semana antes, o diretor de comunicação se reúne com outros gestores, como o presidente da petroquímica, o vice-presidente financeiro e os diretores de relações de investidores para juntos realizarem um alinhamento das mensagens que serão divulgadas à imprensa e aos analistas de mercado. Nessa ocasião é avaliado se há vulnerabilidades no conteúdo, e o que pode ser determinado para responder a possíveis questionamentos.

Para que haja maior precisão no alinhamento, são realizados dois encontros antes de serem divulgados os resultados.

Há uma estreita interação também quando há a divulgação do Relatório de Administração, que consta o balanço anual e as estratégias de curto e longo prazo. Nesse caso também ocorrem encontros com os principais gestores para revisar e alinhar o relato.

Outro exemplo de relação com os colaboradores são os boletins gerados bimestralmente.

Para que haja a publicação dessa revista, que fala de assuntos relacionados à empresa, aos seus colaboradores e seus negócios, um colaborador responsável pela comunicação passa pelos diversos setores da companhia para saber dos temas importantes, e então propõe a pauta.

Os temas são avaliados pela equipe de comunicação, e se forem aprovados, viram textos que irão passar antes pelo diretor de comunicação para ser lido antes de chegar a gráfica.

Percebe-se que há uma grande organização e preocupação por parte da companhia com o que vai ser passado aos seus colaboradores, como também à imprensa.

O diretor de comunicação da empresa (BRASKEM) fala sobre a importância de passar uma mensagem positiva, de forma dinâmica e que possibilite ao leitor um bom entendimento daqueles produtos ou negócios que estão sendo expostos.

Em relação à ferramenta de gestão, em minha opinião, a comunicação interna é quem atua como tal, de forma a padronizar os relatos que ali são produzidos.

Na empresa fornecedora de energia, a CPFL, a comunicação com os seus clientes ocorre de uma maneira mais curta, porém clara e direta. Pelo fato de ir impressa em um papel de energia, a comunicação é feita de maneira  que os seus clientes leiam e entendam rapidamente a mensagem passada. Como disse o presidente do grupo, Augusto Rodrigues, “a conta de luz é o ponto mais forte de contato com os clientes, o que faz com que a equipe de comunicação tenha de criar mensagens diretas e simples de ser entendidas, com dicas de segurança”. O mesmo diz ainda que o alinhamento é uma busca constante para que os relatos possam narrar os princípios que norteiam a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com