TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Admistrativo

Por:   •  3/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.876 Palavras (16 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Acadêmicos – Marly Ribeiro dos Santos RA: 386940

Queli Daiane Jardim da Costa RA:380446

Regiane Bondezan Aragão RA:381866

Eslaine Soares Nunes RA: 379161

Glenda Naiara do Carmo Sampaio RA: 377506

A Educação Ambiental no contexto escolar: desafios e possibilidades

Rondonópolis-MT

Junho de 2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Acadêmicos – Marly Ribeiro dos Santos RA: 386940

Queli Daiane Jardim da Costa RA:380446

Regiane Bondezan Aragão RA:381866

Eslaine Soares Nunes RA: 379161

Glenda Naiara do Carmo Sampaio RA: 377506

A Educação Ambiental no contexto escolar: desafios e possibilidades

Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera UNIDERP paraobtenção de grau da Graduação de Pedagogia.

Orientador: Profº. Esp. Vinicius Batista da Silva

Rondonópolis-MT

Junho de 2015

SUMÁRIO

Resumo........................................................................................................04

Palavra-chave..............................................................................................04

01. Introdução...............................................................................................05

02. Histórico da Educação Ambienal...........................................................07

03. A Educação Ambiental no Contexto Escolar.........................................09

04. A Formação dos Educadores para a Educação Ambiental...................

05. Considerações Finais...............................................................................

06. Referências Bibliográficas......................................................................

RESUMO: O presente trabalho objetiva contribuir para praticas pedagógicas relacionadas a formação continuada de professores, promovendo através da escola a compreensão sócio- politico das questões ambientais, a partir dos pressupostos este trabalho visa realizar um levantamento bibliográfico sobre as responsabilidades das instituições de ensino no trabalho a educação ambiental bem como discutir as funções e obrigatoriedade de ser trabalhado com proposta transversal e interdisciplinar.[pic 3]

Nossa opção teórica- metodológica está estruturada em GUIMARÃES (2012), GUIMARÃES (2013), MUNHOZ(2004), CURRIE(2013), BIGGOTO (2002), CORREA(2001), SATO (2002). Utilizamos como instrumental para priorizar o assunto proposto. Há professores ainda dificuldade em delimitar uma postura desafiadora de trabalhar a interdisciplinaridade e a transversalidade ou conservadora dos professores, que acreditamos estar relacionada a um processo de construção de novas propostas pedagógicas, nas quais as tendências ainda estão sendo definidas. Consideramos necessário que seja incentivado na escola um trabalho coletivo, capaz de desencadear reflexões e ações, levando o professor a compreender a complexidade das questões ambientais, em um processo continuo de formação ao professor desafiador.

Palavras –Chave: Educação Ambiental na Transversalidade e Interdisciplinaridade, Formação do professor.

INTRODUÇÃO

Considerando a atual conjuntura dos problemas ambientais no mundo, é fato que os problemas ambientais não serão resolvidos apenas com leis e fiscalização, é imprescindível que exista sensibilização por parte de todos os indivíduos que compõem a sociedade e com profundas mudanças socioculturais, e isto se faz na família, na escola, pelo poder publico e também com organizações não governamentais.

O presente trabalho busca debater os desafios da educação ambiental como tema transversal, propondo reflexões que visam à superação do trabalho com a educação ambiental fragmentada.

Com base nestes pressupostos, este trabalho visa realizar um levantamento bibliográfico sobre a responsabilidade das instituições de ensino no trabalho com a educação ambiental bem como discutir as definições e obrigatoriedade de ser trabalhado com proposta transversal e interdisciplinar.

Este trabalho está organizado em três capítulos, onde o primeiro trás uma abordagem do histórico da Educação Ambiental no brasil. O segundo a Educação Ambiental no contexto escolar e o terceiro a formação dos educadores para a Educação Ambiental. ........

HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Nunca antes na história do homem na terra, existiu tanta destruição e desequilíbrio. Os desequilíbrios de ordem ambientais tem causado danos irreversíveis a vida de todos os seres vivos do planeta. Catástrofes ambientais, aquecimento global e crises, tem sido causados em grande parte pela ação do homem ao meio ambiente.

No década de 60, os problemas ambientais já eram vistos como consequência da  irracionalidade do modelo econômico, porém, ainda não existia o conceito de Educação Ambiental.  Em 1965, em uma conferência de educação na Inglaterra, foi citada pela primeira vez a expressão Educação Ambiental e recomendada ser integrada a educação.

O surgimento da Educação Ambiental no Brasil está articulado com o cenário internacional. Um marco importante foi a realização da Rio 92, uma conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e o desenvolvimento. Evento este que foi realizado no Rio de Janeiro no ano de 1992. Porém a existência de políticas e programas não seriam suficientes para garantir de fato a promoção da educação ambiental. Neste cenário, surge um órgão governamental muito importante para dar suporte a execução de políticas e suporte ao conjunto dos educadores ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (215.8 Kb)   docx (37.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com