TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS ADMISTRATIVOS

Tese: PROCESSOS ADMISTRATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Tese  •  2.165 Palavras (9 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 9

PROCESSOS ADMISTRATIVOS

ETAPA 1

Introdução

Com base na análise realizada no decorrer deste trabalho, podemos discernir Gestão Estratégica de Planejamento Estratégico, onde o Planejamento estratégico refere-se a análise realizada dentro de uma organização, afim de levantar dados dos quais possam demonstrar o perfil e interesses da empresa, visando alcançar os objetivos desta suprindo as necessidades e interesses da organização. Já a Gestão Estratégica é um processo de transformação organizacional voltado para o futuro, liderado, conduzido e executado dentro das organizações envolvendo todos os profissionais de forma integrada e regular, visando como o objetivo principal assegurar o crescimento, a continuidade e a sobrevivência da entidade em longo prazo.

Em seguida, veremos onde está a clássica diferença existente entre o planejamento estratégico e a gestão estratégica e aprofundar nossos conhecimentos, afinal, estamos em buscas constantes de novas invenções e mudanças, uma vez que o futuro nos desperta a imaginação, tanto em razão da própria curiosidade, inerente, quanto ao medo causado pela insegurança mutável em que estamos inseridos.

Planejamento Estratégico X Gestão Estratégica

O planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado, também orientar e reorientar sobre os negócios e produtos da organização de modo que gere lucros e crescimento satisfatórios. Como já dizia Drucker, " O planejamento estratégico define-se como um processo contínuo, sistemático, organizado e capaz de prever o futuro, de maneira a tomar decisões que minimizem riscos", ou seja, este é um conjunto de ferramentas deliberada e sistemática de decisões envolvendo empreendimentos que possam afetar a organização por longos períodos de tempo. É um planejamento que prazos mais longos de tempos, são mais abrangentes e é desenvolvido nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é no nível institucional.

O planejamento estratégico exige etapas, a saber:

• Determinação dos objetivos empresariais;

• Análise organizacional interna

• Formulação das alternativas estratégicas e escolha da empresarial;

• Elaboração do planejamento estratégico;

• Implementação por meio de planos táticos e planos operacionais

Os objetivos empresariais podem ser agrupados em quatro categorias de objetivos sendo:

• O lucro, considerado dentro de sua dupla ótica;

• A expansão da empresa;

• A segurança que corresponde ao desejo da empresa;

• A autonomia ou independência;

A formulação das alternativas estratégicas pode ser feita dentro de padrões rotineiros ou altamente criativos dependendo da situação externa e interna, pode ser dada preferência a estratégias de ativos ou passivos, possibilitando a elaboração de estratégias empresarias ativas para crescimento da organização em seu segmento com relação a algumas partes, utilizando de uma série de ferramentas, dentre elas:

• Planejamento Tático: Determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados auxiliando na tomada de decisões.

• Planejamento operacional: Preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer. Constituí de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções dentro da empresa.

• Planos Operacionais: Os planos operacionais sejam heterogêneos e diversificados, eles podem ser classificados em planos relacionados com métodos planos relacionados com dinheiro, planos relacionados com tempo e planos relacionados com comportamento.

• Procedimentos: Constituem guias para a ação e são mais específicos que as políticas. Em conjunto com outras formas de planejamento, procuram evitar a confusão por meio da direção, coordenação e articulação das operações de uma empresa. Procedimentos geralmente são transformados em rotinas e expressos na forma de fluxogramas, a fim de representar o fluxo ou seqüências de procedimentos ou rotinas, estas nada mais são do que procedimentos devidamente padronizados e formalizados.

Importante salientar que alem destas ferramentas citadas, as organizações também se situam através de orçamentos, programas, a organização em suas distintas especialidades, seja ela uma organização formal, informal, juntamente a abrangente organização empresarial, dividida entre organização linear, funcional, linha-staff e suas vantagens. Estes tanto quanto outros fatores juntos contribuem de maneira única e altamente importante para um bom desenvolvido de planejamento estratégico.

Por fim, os fundamentos da administração nos remetem à liderança de equipes nas organizações que trabalham para alcançarem os melhores resultados, melhores desempenhos, e se comprometa com os objetivos da empresa sem perder de vista sua missão, melhor comunicação, visto que os gestores devem ter consciência de que estão gerindo pessoas, é de bom senso, que os mesmos, dentro da aplicação dos fundamentos da administração, se atentam para ouvir sua equipe e captar com proveito o que cada um tem a sugerir ou expor para melhor funcionamento de sua própria gestão.

De maneira geral pode-se dizer que o planejamento estratégico é uma forma de organizar idéias com relação a um certo tema e estabelecer objetivos e metas, com o propósito de se atingir um determinados resultados, junta, entre ao trabalho em equipe não só é encorajador, como também é fonte de satisfação para muitas pessoas, que, em vista disto, acabam dando de si o melhor quando assim trabalham.

Quanto isso na Gestão Estratégica existe vários primordiais passos a serem seguidos, são eles:

• Diagnóstico Estratégico: Levantamento de informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com