TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Admistrativos

Monografias: Processos Admistrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  7.376 Palavras (30 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 30

Processos Administrativos

Etapa 1

Planejamento da ação empresarial

Planejamento administrativo significa decidir adiantado o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou metas, englobam todos de uma mesma instituição, para uma mesma causa, afim de melhorias, agilidade nas decisões, melhora na delegação de tarefas, a comunicação e o relacionamento com o ambiente interno e externo.

Planejamento

O planejamento é uma ferramenta administrativa que visa perceber a realidade, avaliar os caminhos e construir um referencial futuro, avaliando toda a estrutura em mãos e reavaliando os objetivos que o planejamento destina; são as decisões presentes para um futuro promissor.

Esse planejamento desse ser redirecionada toda vez que surgir novos objetivos ou tropeços relacionados por algum erro inicial dessa operação. Dentro da forma que utilizarmos os seus níveis de objetivos principais, empregamos um tipo de planejamento específico. Tais como:

Planejamento Estratégico;

Planejamento Tático;

Planejamento Operacional.

Planejamento estratégico

A gestão estratégica trata em primeiro lugar da formulação de estratégias que determinem rumos ou formas de atingir objetivos. Estratégia é uma palavra que não se origina em de economia, nem de administração. Sua origem é do grego e vem da área militar, em que estratégia quer dizer em linguagem de nossos dias ‘’aquilo que o general sabe fazer’’ou seja, vencer os inimigos numa batalha. Como a economia do mercado para uma batalha entre as empresas concorrentes, pois todos querem se destacar, ter a vitória, ou pelo menos não sair perdendo não deixar que a empresa ‘’caia’’.

Isso faz com que os empresários tenham uma preocupação a mais, e façam sempre uma boa gestão operacional, e ainda mesmo assim nunca é suficiente.

Essas estratégias são geralmente reunidas e descritas em um plano estratégico, que, por sua vez, é concebido didaticamente a partir de uma análise de cenários, culminando com a elaboração de uma matriz que elucide ameaças e oportunidades, sob os pontos de vista interno e externo à organização.

O plano estratégico será consubstanciado, implementando então, o controle a definição de valores, a missão, análise de ambiente, revisão de missão e visão, definição de objetivos, metas, ações compatibilidade de orçamentos, definição de indicadores, quanto:

Missão - para que servimos, qual é nossa razão de ser é a finalidade da instituição, qual sua cultura e filosofia e o que faz uma instituição ser diferente das outras; é a orientação para a tomada de decisões, auxilia nas escolhas estratégicas.

Visão - onde queremos chegar como instituição, é a pretensão de como a instituição será vista e reconhecida, aonde colocá-la, como a incorporar as inovações necessárias;

Valores - quais são nossas premissas quanto às atitudes para alcançar nossa visão;

Estratégia - como fará para alcançar nossa visão

Desdobramentos da estratégia - as grandes ações que precisamos conduzir e que comporão a estratégia, isto é, os objetivos estratégicos.

Análise Ambiental – e a pesquisa do Ambiente externo e interno, é saber o que o outro tem de oportunidade, ameaças, forças e fraquezas, é saber quem são aonde são os melhores, o que a nossa instituição está fazendo de diferente.

A estratégia deverá desdobrar-se também indicando as competências organizacionais, ou seja, quais são as capacidades que possuímos coletivamente, ou que precisaremos desenvolver, para podermos alcançar nossa visão.

O planejamento estratégico é projetado no longo prazo, pelo menos em termos de seus efeitos e conseqüências. Geralmente está voltada para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa e sempre envolve a empresa como um todo. Dentro desse ponto vista, significa que ele não é a soma dos planos táticos e operacionais.

E sim pela multiplicação de esforços que vão ampliar o sucesso do planejamento.

Determinação dos objetivos

Ao estabelecer a missão, políticas, estratégias, a matriz que determina os objetivos são os ajustes viáveis, que formam os negócios e os produtos de uma empresa.

É preciso entender os objetivos desse planejamento para aumentar a participação do mercado consumidor, aumentar a produção com os mesmos recursos disponíveis, diminuir custos operacionais, manter os custos financeiros e elevar o índice de liquidez da empresa.

Planejamento Tático

A função planejar busca definir como a organização irá atingir um objetivo claramente definido, de longo ou médio prazo. Contudo, é preciso ter um conjunto de informações para se escolher os caminhos mais adequados a serem seguidos.

Esse processo deve ser contínuo dentro da empresa e não se esgota na simples montagem de um plano de ação.

O planejamento tático se refere ao nível intermediário da empresa, em todos os departamentos ou unidades de negócio da empresa.

Características do planejamento tático

O planejamento é um processo permanente e contínuo, pois é realizado continuamente dentro da empresa.

O planejamento é sempre voltado para o futuro, e esta intimamente ligada com previsão.

O planejamento se preocupa com a racionalidade de tomada de decisão, pois funciona como meio de orientar o processo decisório.

O planejamento seleciona entre as várias alternativas disponíveis um determinado curso de ação.

O planejamento é sistêmico, pois considera a empresa ou órgão como uma totalidade.

O planejamento é iterativo, ele deve ser flexível para aceitar ajustamentos e correções.

O planejamento é uma técnica de alocação de recursos de forma antecipadamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.2 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com