TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Admnistração Financeira

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

1- Leia o Capítulo sobre introdução a finanças corporativas do ROSS / WETERFIELD / JORDAN / LAMB, capitulo 1.

2- Responda as seguintes questões:

a- Qual é o objetivo da administração financeira? Qual é a diferença para maximizar o lucro da empresa?

O objetivo da administração financeira é maximizar o valor atual unitário da ação existente (maximizar o patrimônio líquido dos proprietários), identificando investimentos e combinações de financiamento que têm impacto favorável sobre o valor da ação. As boas decisões financeiras aumentam o valor de mercado do patrimônio dos proprietários e más decisões o diminuem. O administrador financeiro atende melhor aos proprietários da empresa, identificando bens e serviços que lhe agregam valor, porque eles são desejados e valorizados no mercado.

b- O que é um relacionamento de agência? Quais são os problemas de agência e como surgem? Quais são os custos de agência? Em todos os casos cite alguns exemplos.

O relacionamento entre acionistas e administradores é chamado de relacionamento de agência; existe sempre que alguém (o principal) contrata outra pessoa (o agente) para representar seus interesses (ex.: contratar outra pessoa para vender o seu carro).

Em todos esses relacionamentos existe a possibilidade de conflito de interesses entre o principal e o agente: o problema de agência (ex.: se você contratar alguém para vender o seu carro e pagar aquela pessoa uma taxa fixa quando o carro for vendido, o incentivo do agente será fazer a venda e não necessariamente conseguir o melhor preço.)

Custo de agência se refere aos custos do conflito de interesses entre acionistas e gestores, podendo ser diretos ou indiretos (ex.: indireto: uma oportunidade de investimento perdida, tendo em vista o risco elevado). O custo direto de agência pode ser de dois tipos: a) gasto corporativo que beneficia a administração, mas tem um custo para os acionistas, ou b) despesa que surge da necessidade de monitorar as ações dos gestores (ex.: direto a): compra de avião luxuoso e desnecessário; direto b): pagamento a auditores externos para avaliar a exatidão das informações financeiras.)

c- O que é mercado de bolsa de valores? O que é mercado de balcão? Quais as principais diferenças entre estes dois mercados?

Ambos fazem parte do mercado secundário em que se oferece o meio para transferir a propriedade de títulos corporativos.

Os mercados de corretagem de ações e de títulos dívida de longo prazo são chamados de mercados de balcão. A maioria das negociações de títulos de dívida ocorre no balcão. A expressão “mercado de balcão” refere-se ao tempo em que os títulos eram literalmente comprados e vendidos em balcões de escritório em todo país. Hoje, uma fração significativa do mercado de ações e quase todo o mercado de dívida de longo prazo não têm localização central; as várias corretoras estão conectadas eletronicamente.

Os mercados de leilões (bolsa de valores) diferem dos mercados de corretagem de duas maneiras. Em primeiro lugar, um mercado de leilões, ou câmbio, tem localização física (como Wall Street). Em segundo lugar, em um mercado de corretagem, a maioria da compra e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com