TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agronegócio

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  2.547 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE AULA 05 E 06

ATIVIDADE AULA 05

1. Considerando o ambiente da organização estudado nas aulas iniciais dessa disciplina, elabore um texto (mínimo 10 e máximo 15 linhas) falando sobre o planejamento de recursos humanos, sua necessidade dentro da organização. Aproveite para conceituar Planejamento de Recursos Humanos.

ATIVIDADE AULA 06

1. A partir da leitura da aula, o que significa Descrever cargos? Caracterize sua resposta.

2. Qual você considera ser o papel do Gestor no processo de descrição e análise de cargos, diante das políticas de aplicação? JUSTIFIQUE

3. Para uma maior eficácia da descrição e análise de cargo, Idalberto Chiavenato (2004) sugere alguns modelos. Liste e caracterize-os:

BOM TRABALHO!

Respostas aula 5

1) A área de Recursos Humanos, sempre foi uma área em que necessitou de

investimento. O capital de mais importância dentro de uma empresa é o funcionário. Lamentavelmente essa área foi esquecida por muitos anos, e grandes empresários que poderiam ter se dado muito bem em suas empresas não perceberam que o ser humano é capaz de levar uma empresa ao seu ápice, ou a sua ruína.

O planejamento de RH hoje continua sendo algo importantíssimo às nossas

organizações, o que o torna diferente de alguns anos atrás, é que muitas empresas estão percebendo que o investimento e o planejamento nessa área estão se tornando o diferencial das empresas que o aplicam, percebem que as outras empresas que o aplicam melhoram o âmbito geral da empresa, tanto comercial, tanto produtivo. Empresas que tem seus funcionários satisfeitos, alegres, em condições de exercerem o trabalho, empresas que investem no aperfeiçoamento do funcionário, empresas que investem na família e no bem estar da família do funcionário, estão percebendo, o quanto o planejamento em RH é importante, o como ele se torna atrativo. O futuro da organização está nas mãos do planejamento de RH.

Respostas aula 6

1) A análise e descrição de cargo são imprescindíveis para a área de Gestão de Pessoas, pois contribuem para o bom desenvolvimento do processo de recrutar e selecionar pessoal, dando apoio para uma possível administração de salários, facilitando assim, o entendimento de cada cargo que compõe a estrutura organizacional.

As políticas de Descrição e Análise de Cargos não dizem respeito apenas à descrição e à análise de cargos. Estabelecem também as práticas de avaliação de desempenho. São políticas consideradas de aplicação interna, isto é, o foco de estudos é o esforço dispensado pela organização ao desempenho do cargo.

2) Para muitos, a prática de descrever e analisar cargos é considerada uma atividade tradicional e por que não dizer ultrapassada. A moda é gerir competências e não ficar descrevendo cargos ou funções. A princípio, essa ideia não estaria errada, se não fosse preciso definir o que se deseja como perfil profissional e quais os requisitos, habilidades e competências desejadas para um determinado cargo ou posição na organização. As políticas de Descrição e Análise de Cargos não dizem respeito apenas à descrição e à análise de cargos. Estabelecem também as práticas de avaliação de desempenho. São políticas consideradas de aplicação interna, isto é, o foco de estudos é o esforço dispensado pela organização ao desempenho do cargo. Ou seja a função básica é:

Organizar//Elaborar Estruturas, sistema de informações, normas de procedimentos;

• Definir Métodos e técnicas gerenciais.

• Serviços (técnicos) especializados

• Assessoramento Responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com