TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alternativas de contorno a variação cambial.

Por:   •  10/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

Alternativas de contorno a variação cambial.

“Gerir a informação é decidir o que fazer com base em informação e decidir o que fazer sobre a informação. É ter a capacidade de relacionar de um repertório de informações disponíveis aquela que é relevante para uma determinada decisão e também, construir a estrutura e o design desse repertório” (ZORRINHO 1995, p.146).

Alguns fatores econômicos oferecem grande influência para as empresa que trabalham com a internacionalização, possibilitando escassa ou nenhuma possibilidade de intervenção no processo decisório como a taxa de câmbio, carga tributária, taxa de crescimento do PIB, oferta de crédito, entre outros.

A empresa XYZ vem desenvolvendo módulos ou soluções tecnológicas para produtores de suítes de produção, ou seja, programas prontos que visam atender as necessidades de uma determinada empresa, como por exemplo: um programa que controle o estoque, vendas e emita nota fiscal. No entanto, a forma de comercialização dos seus produtos esta trazendo prejuízo contábil em função da variação cambial com os países para onde os produtos são vendidos.

Em face desta situação algumas medidas podem ser tomadas para solucionar esse problema, alterando a forma de comercialização de seus produtos. Os módulos não seriam mais vendidos, mas sim seriam comercializadas as licenças de uso por tempo predeterminado; a moeda utilizada nas novas transações comerciais seria o euro por oferecer uma possibilidade de ganho maior; seria feita uma renegociação dos contratos antigos para a nova moeda, com oferta de suporte técnico gratuito por um determinado período, além de descontos após o período de suporte técnico gratuito.

Com a nova estratégia a empresa XYZ, visa não somente recuperar suas perdas em virtude das variações cambiais, mas também se tornar mais competitiva no cenário mundial uma vez que seus produtos não podem ficar presos a nichos específicos, pois novos mercados precisam ser alcançados todos os dias e as estratégias comerciais têm que ser sempre flexíveis, para nos manter na disputa do mercado.

REFERÊNCIAS

Internacionalização de Empresas: Estudo de Caso de uma empresa exportadora de Software. Disponível em: www.aedb.br. Acesso em: 31/05/2013.

Zorrinho, C. (1995)-Gestão da Informação. Condição para Vencer. Iapmei pg.15.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com