TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente de Negócios no Brasil

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1. Introdução............................................................................................................01

2. Desenvolvimento..................................................................................................02

3. Considerações finais...........................................................................................05

4. Bibliografia............................................................................................................06



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo fazer um amplo detalhamento sobre o conteúdo estudado no 1.º semestre abordando os temas relevantes dentro das empresas, na sociedade e no país como um todo. O mercado atual está vivendo diversas mudanças no ambiente de negócios, e neste sentido se faz necessário desenvolver metodologias inovadoras capazes de lidar com possíveis ameaças e anteciparem oportunidades de defesas. Ao longo dos anos o país tem disponibilizado vários meios para que população e organizações veja o que de fato acontece no meio econômico, a exemplo pode-se citar o portal da transparência, diário oficial, bem como outros meios.

Porém infelizmente ainda existem inúmeras dificuldades de acesso para muitos brasileiros, o desafio é garantir que tais instrumentos sejam colocados em prática para que deste o micro empreendedor as grandes empresas, possam estar aptas e cientes de como realmente funciona as políticas econômicas, leis, decretos, medidas, benefícios e eventuais prejuízos que e economia do país possa perder ou ganhar. Esta percepção é colocada e comparada com outros países, que mostram que nossos avanços não foram ainda suficientes para diminuir generosamente a burocracia no Brasil.

Também farei um diagnóstico prático sobre medidas macroeconômicas, microeconômicas, carga tributária e fundamentarei opinião sobre a causa mortis de empresa nacionais. Valem ressaltar que com a competitividade maior, as organizações precisam ter em seu quadro, profissionais prontos para enfrentar tais desafios impostos por cada setor, lembrando que planejamento e formas de liderar são uma das maneiras para que as empresas atinjam seu objetivo, tendo em vista que, no momento está imposto o desafio do crescimento, inovação, e de reinventar, gerando oportunidades para não correr risco na tomada de decisões, e das empresas não perder de se perpetuarem no mercado.

 

Palavras Chave: Negócios, competitividade, burocracia.

2. DESENVOLVIMENTO

Pequenas e médias empresas têm inúmeras dificuldades para se firmarem nos primeiros anos de vida, por não conhecerem o setor, pela falta de domínio financeiro, e outro fator relevante é a empresa de maior estrutura, afinal estas gozam de maiores facilidades de obtenção de linhas de crédito e têm maior flexibilidade para resistir incertezas do ambiente externo.

É de suma importância que se façam mudanças políticas e econômicas, juntamente com o universo contábil, tendo como foco o micro empreendedor, que por sua vez emprega cada vez mais pessoas, cabe então redução de impostos para tais instituições, uma vez que vivemos em um país onde governos dizem que os ricos devem pagar mais impostos, nesse contexto será que está mesmo sendo cobrados de maneira justa? É correto afirmar que a política econômica consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países. Estas ações são executadas pelos agentes de política econômica, a saber: nacionalmente, o Governo, o Banco Central e o Parlamento e internacionalmente por órgãos como, por exemplo, o FMI, o Banco Mundial e o Ex-Im Bank 1 . Cada vez mais há uma interação com entidades multinacionais, pelo fato de a economia da maioria dos países encontrarem-se globalizada. Cabe ao país e as universidades o papel de adequar e reestruturar o universo contábil dentro da realidade do Brasil, não adianta apenas observar os países ricos, mas deve-se ver com olhos de empreendedor e pensar no futuro, porque é assim que país deve enxergar a realidade.

O mundo dos negócios está dando lugar a profundas modificações na natureza do trabalho, e nas relações entre empresas e colaboradores, configurando uma nova situação que gera importantes implicações para a gestão de pessoas. Essa situação reflete um novo mundo do trabalho, caracterizado pela crescente convivência do emprego clássico com um novo tipo de emprego; pela gradual desconfiguração do cargo em sua forma tradicional; por uma base tecnológica mais sofisticada; pela migração do emprego; por novas formas de flexibilização do trabalho; pela exigência de um novo tipo de profissional; pela crescente convivência do poder formal com outros tipos de poder". (Teixeira et al 2005, p. 42-43).

Quando se fala em medida macroeconômica e microeconômica, é de conhecimento geral que macroeconomia é uma das divisões da ciência econômica dedicada ao estudo, medida e observação de uma economia regional ou nacional como um todo. Cujos objetivos de políticas são: alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda socialmente justa e desenvolvimento econômico. A Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins. Esta por sua vez preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeito e competitivo.

Ambas estão intimamente ligadas e como as mudanças na economia resultam das decisões de milhares de pessoas, é impossível entender os desdobramentos macroeconômicos sem considerar as decisões microeconômicas a elas associadas.

A microeconomia influencia diretamente no mundo dos negócios, afinal é ela que se preocupa em explicar os preços finais dos produtos e dos fatores de produção, e acarretando assim influencia contábil. Antes as micro empresas, por exemplo, não precisavam de livro-caixa, hoje é necessário tais lançamentos e contudo saírem da informalidade. Atualmente todas as empresas, independente do porte, deve ter um contador, pois a contabilidade tem relação com quase todas as ciências, a microeconomia por se tratar de ciência que trata dos preços, analisando a formação de preços no mercado, facilitando o estudo do funcionamento da oferta e demanda, influi muito, principalmente o custo dos produtos e serviços vendidos. Influi também na tomadas de decisões dos gestores das entidades, quando reunidos com os profissionais da contabilidade. As mudanças na microeconomia trouxeram consigo benefícios socioeconômicos que visam detalhar as ações que permitirão à empresa obter sucesso, e fornecendo assim a base para a operação eficiente da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (150.9 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com