TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Financeira de Curto Prazo, nas tomadas de decisão e estratégias competitivas

Por:   •  13/1/2017  •  Seminário  •  3.216 Palavras (13 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 13

Analise Financeira de Curto Prazo, nas tomadas de decisão e estratégias competitivas.[1]

Marcelo Melo[2]

Maryhana Rodrigues[3]

RESUMO

O objetivo deste trabalho é apresentar a importância da análise financeira para a empresa, como fonte de informação e base para a tomada de decisão, e mostrar os índices utilizados como ferramenta. Muitas empresas pecam por não possuírem um setor financeiro ativo, que identifique a situação da mesma, e assim repasse para que os gestores possam ter uma posição. É crucial para a Administração ter uma fonte de informação segura e verídica para garantir seus próximos investimentos, ou prever qualquer tipo de dificuldade que a empresa possa passar. Essa análise permite compreender o funcionamento do negócio e maximizar a rentabilidade, além dos impactos que tem sobre a organização. O problema é que muitos empresários não estão preparados para administrar seus recursos financeiros, assim impedidos de visualizar a situação atual e se planejar para o futuro.

Palavras-chaves: Análise financeira; informação; funcionamento; rentabilidade.

1 INTRODUÇÃO

É indispensável para qualquer gestor manter o objetivo da empresa alinhado com o que o mercado exige, para isso cabe a administração diversos fatores que são capazes de realizar essa exigência. Dentre muitos fatores, a tomada de decisão é o que de fato impulsiona o crescimento da organização, porém para se ter uma decisão concisa e efetiva, é necessário certos critérios que o gestor precisa estar atento, dentre eles não mais importantes que os demais, mas indispensavelmente importante, encontra-se a análise e administração financeira que cabe dentre suas muitas funções, diagnosticar a situação de uma empresa. Trata-se de um processo técnico que irá decompor e levantar dados, onde será abordado por um determinado objetivo, que vai definir a profundidade dessa análise. Nesse contexto, a administração financeira está presente para nortear o futuro das decisões da empresa. Acompanhando a evolução ou as possíveis dificuldades enfrentadas. A administração financeira de curto prazo vem para gerir o ativo e passivo circulante de modo a conseguir gerar valor para a empresa, levando em consideração a rentabilidade e o risco.

2 O QUE É ANÁLISE FINANCEIRA DE CURTO PRAZO

A análise financeira corresponde a avaliação da situação de uma determinada organização, como a viabilidade de um investimento, capacidade de liquidez, lucro e etc, tendo em vista a saúde atual e futura da organização, verificando assim se as receitas superam as despesas de investimento e de financiamento, para o efeito é necessário aplicar determinadas técnicas que permitam o recolhimento das informações relevantes, avaliar, e finalmente tirar conclusões. Trata-se de uma avaliação dos dados financeiros disponíveis sobre a empresa, bem como condições endógenas e exógenas que afetam financeiramente a organização.

Essa análise não trata-se unicamente de conhecimentos matemáticos e financeiros, ou de extrair as informações das demonstrações ou balanços e aplica-las à formula, o grande desafio da análise financeira é justamente o processamento dessas informações, interpreta-las e transforma-las em tomada de decisão. Para Matarazzo (2003), “a análise das demonstrações visa extrair informações para a tomada de decisão. O perfeito conhecimento do significado de cada conta facilita a busca de informações precisas”. Essa técnica permite entender como encontra-se o funcionamento do negócio, a fim de encontrar maneiras que possam maximizar a rentabilidade a partir da atuação dos recursos já existentes.

A análise financeira de curto prazo avalia o ativo circulante e passivo circulante de modo a conseguir gerar valor à organização levando em consideração a rentabilidade e risco. Matias (2007) afirma que tudo aquilo que se deve ou será realizado em um ano, a partir da data de início de balanço, é circulante ou de curto prazo. O ativo circulante é composto pelo disponível, aplicações financeiras, contas a receber e estoques que se espera serem convertidos em caixa no prazo de um ano. O passivo circulante, por sua vez, é formado por fornecedores, empréstimos, salários a pagar, e encargos e tributos a pagar. ( DE IUDICIBU; MARTINS; GELBCKE, 2009).

Segundo Matias (2007), a gestão do ativo circulante tem como função manter a quantidade necessária de caixa para sustentar a atividade operacional da empresa e atender as necessidades inesperadas de caixa, mantendo um nível de liquidez que faça com que a empresa tenha um bom rating e assim possa captar recursos em bancos a um menor custo e obter descontos comerciais, conseguindo através do pagamento antecipado de contas ou compra de uma maior quantidade de produto. Por sua vez, a gestão do passivo circulante está relacionada ao nível de endividamento e as possibilidades e custos dos financiamentos captados pela empresa.

Este recurso é extremamente importante para as várias áreas interessadas dentro da organização. A análise financeira da empresa, busca oferecer a organização a preservação da liquidez da empresa. Essas decisões afetam o ativo e passivo circulante, o capital de giro precisa estar a um nível satisfatório, e estar sendo monitorado pelo setor financeiro, uma vez que representa a liquidez da operação disponível para entidade. Este é um recurso utilizado para sustentar as operações diárias da organização.

Não basta a empresa ser economicamente rentável, é necessário que sua estrutura financeira sejam adequadas ao momento presente e futuro. Uma empresa rentável que não consiga cumprir suas obrigações de pagamento nas datas de vencimento por problemas de liquidez, passa a ser considerada         como insolvente ou de pouco valerá sua rentabilidade. A função do administrador financeiro é garantir a liquidez da entidade e maximizar a rentabilidade dos fluxos financeiros, e do analista a principal função é antecipar e prevenir os estados de insolvência.

1.2 ELEMENTOS QUE COMPÕEM A ANÁLISE FINANCEIRA DE CURTO PRAZO

Os elementos utilizados pela análise financeira, são aqueles índices utilizados para apurar a situação atual da organização. Para que se possa acompanhar a evolução e identificar eventuais deficiências. Como por exemplo a análise dos índices de liquidez, que mostram a capacidade da empresa de honrar seus compromissos, principalmente e curto prazo. Podem ser consideradas como um processo de decomposição das partes que constituem o balanço, a fim de analisar os componentes que serão utilizados, decorrentes de uma situação financeira. Está análise é obtida através de quocientes, que fazem relação entre os bens e os direitos da empresa, mede o quanto a empresa dispõe para cada unidade monetária que ela deve. Índices de liquidez são: geral, corrente, seca e imediata. Segundo MATARAZZO (1998:153)."Índiceé a relação entre contas ou grupo de contas das demonstrações contábeis,que visa evidenciar determinado aspecto da situação econômica ou financeira de uma empresa".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (247.1 Kb)   docx (127.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com