TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Sobre Reforma da Previdência

Por:   •  3/4/2017  •  Artigo  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA

Analise sobre Reforma da Previdência

                                                                   

                                                                       

                                                                                   Prof: Adriana Ribeiro

São Paulo

2017

     Há dois objetivos nesta reforma, primeiro e o da retirada de direitos dos trabalhadores, as regras para concessão de aposentadorias aumentando a idade mínima para 65anos desvinculando a correção dos benefícios previdenciários dos salário mínimo e do crescimento do PIB . Reforma vai prejudicar a todas os aposentados, os trabalhadores da ativa e ate aqueles  que se preparam para entrar no mercado de trabalho a estratégia e desmoralizar a previdência publica.

    Analise das políticas publica como processo e resultado de relações complexas e contraditórias que se estabelecem entre estado e sociedade civil, no âmbito dos conflitos e luta de classes que envolvem o processo de produção e reprodução de capitalismo, recusa a utilização de enfoque restritos ou unilaterais,comunentes presentes para explicar sua emergência funções ou implicações(Behringh, 2011,pg36).

     Outro ponto a ser observado e o fim da aposentadoria por tempo de contribuição. Não podemos esquecer que por trás dessa discussão está em disputa o controle de fundos que captam a prazos muito longos (que é a característica dos fundos previdenciários). A lucratividade que este tipo de recurso pode fornecer aos bancos privados raramente é trazida ao debate sobre a privatização da previdência pública. Mesmo em países em que a regulação deste tipo de negócio é considerada bem desenvolvida, os administradores dos fundos de pensão podem colocar em risco o dinheiro dos contribuintes ao aplicar a prazos curtíssimos, em ativos com elevado conteúdo de risco (vide exemplos dos fundos de pensão americanos ou o caso emblemático dos fundos de pensão italianos que perderam dinheiro na crise argentina).

     Essa disputa pelos fundos da previdência pública nada mais é do que a tentativa de controle de dinheiro dos trabalhadores – que hoje é gerido pelo Estado – por parte da classe capitalista. E realmente essa reforma vigorar sendo uma consolidação de dificuldades crescentes de realização da mais valia socialmente produzida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com