TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Supermercado

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.004 Palavras (17 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]



  1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa foi desenvolvido com o objetivo de mostrar ideias de campo administrativo, abordando os assuntos de comunicação e a organização  em estabelecimentos comerciais, utilizando a macroeconomia e microeconomia dentro das suas diferenças. Explorar os métodos quantitativos á gestão empresarial no Supermercado Bertoletti, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente de como funciona. Assim também foi exposto o conceito de ética empresarial inserido no contexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites referentes ao estimulo de consumo.
         Bem como entender mais adequadamente a estrutura de uma empresa o Planejamento, Controle, Direção, Micro e Macroeconomia do Supermercado e as implicações para aplicação de políticas econômicas. Abordando a problematização do consumismo exacerbado da população e a indução das empresas, e proporcionar uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial.

Histórico Supermercado Bertoletti

        Fundado em 4 de Agosto de 1974, o armazém que deu origem ao supermercado Bertoletti, funcionava nas peças da frente da residência da família, era mais um armazém de secos e molhados, que vendia produtos “picados”, em pequenas quantidades.

        No armazém funcionava uma humilde bodega com dua mesinhas e  algumas cadeiras, onde eram vendidas doses de destilados, refresco de groselha, guaraná vinho em copo, cerveja Serramalte ao gosto do freguês.

        Era uma vida sacrificada e com muitas dificuldades, que eram vencidas, com Fe em Deus e no trabalho árduo. E com satisfação e muita simplicidade cativou muitos clientes que ate hoje, suas famílias fazem (como clientes) parte da historia da nossa empresa.

        De forma intuitiva os proprietários imprimiram na direção do negocio, elementos de suas origens como colonos e agricultores, e esse traço acabou sendo um diferencial que os levou a ter êxito na produção e comercialização de salames, linguiças, morcilia, torresmo. Conquistando assim, fregueses que vinham do centro e de outros bairros da cidade.

        A historia de nossa empresa, em 1979, começa a modificar, com a edificação do então Mercado Bertoletti, que faz parte do prédio hoje. Em novembro de 2002, houve aumento siginificativo no espaço físico, e uma ampla reforma no interior do estabelecimento, marcado com um mês de promoções, festas e prêmios.

        O supermercado Bertoletti é administrado pela família proprietária. Conta também, com 50 colaboladores, colocamos a disposição açougue, padaria, confeitaria, fruteira e mais de 26 mil itens de produtos para atender as necessidades dos clientes.

        Hoje somos uma empresa que procura manter-se alinhada com formas modernas de gestão. Nos esforçamos, para que este cliente nosso de cada dia, sinta-se bem, neste local que faz historia de muitas vidas, é a nossa família servindo a sua. O cliente, é o maior patrimônio e sempre bem vindo ao estabelecimento.

O Supermercdo Bertoletti comercializa no setor alimentício, higiênico, de limpeza e alguns itens de bazar,

Ele atende a todas as classes, mas a gerente me passou que os clientes tem por meia a renda de 2 salários e meio a 3 salários.O perfil em relação ao fluxo de cliente de acordo com ser homem ou mulher seria equilibrado.

Em ênfase na escolaridade percebeu-se que grande parte dos clientes tem escolaridade completa,durante a semana percebe-se que muitos fazem suas compras sozinho, mas que nas compras do mês vem acompanhado(a) de seus parceiros, mas há muitos clientes solteiros, que numa estimativa ficaria em 50% em relação ao seu estado civil.

Como foi citado no dia a dia maior parte vem sozinho as compras, mas nas compras mensais vem com a família e consequência trazem seus filhos, que teria uma estimativa de 50%.

Durante as duas primeiras semanas do mês (ate dia 10), em media a frequência se torna maior devido as compras mensais, e consequente o restante do mês é mais tranquilo com as compras de reposição,

Quanto ao tempo gasto fazendo compras determinou-se que ocorre de acordo com as necessidades do cliente, pois o tempo gasto em uma compra diária não é a mesmo que uma mensal.O gasto médio a cada visita ao mercado fica em media entre R$ 50,00 e 150,00 diária e/ou semanal, já a mensal fica em torno de R$ 500,00 a 1.000.00.

As forma e prazos de pagamento mais utilizados tem uma estimativa de 30% no cartão, 10% a vista e 60% fica entre os convênios e as compras a prazo. O comportamento do cliente de acordo com a preferência de produtos ou marca especifica, procura-se empreender naquilo que o cliente tem prioridade e esta familiarizado, não há produtos específicos a serem relatados nesta narrativa, quando a tarifa dos produtos sobe o cliente em grande parte permanece adquirindo independente de seu valor, mas há aqueles em minoria que trocam, devido seu custo elevado e da preferência a produtos de menor preço independente de sua marca, dão preferência a produtos similares, que tem mesmo efeito desejado, a aqueles de custo elevado.

De acordo com o relato não há a revisão regular dos preços, mas quando o valor dos produtos no mercado em geral sobem, o mercado toma a decisão e realiza o aumento, pois não querem ter um prejuízo devido a manter o preço e não ter como abastecer.

Na definição dos preços, a cada vez que vão aumentar, os pontos considerados é que se comprar dos fornecedores bem, irão vender bem, se  adquirir mercadoria em alto valor, fica difícil de repor no preço quando for impor o valor para vende-los, a inflação interfere nos preços praticados pelo mercado, pois aumenta o custo, e com isso faz com que o cliente recue e consequente faz com que diminua o lucro do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (358.5 Kb)   docx (146.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com