TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Investimento

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de Investimentos

Investimento, significa a aplicação de capital em meios de produção, visando ao aumento da capacidade produtiva (instalações,máquinas,transportes, infraestrutura) ou seja,em bens de capital.O investimento produtivo ser realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou pelo menos igual à taxa de juros ou quando investido.

Ex: O proprietário de uma empresa ao constitui-lá,utiliza os recursos gastos em outras opções,em equipamentos,instalações,com treinamento,na expectativa de obter mais recursos no futuro com o lucro da empresa.

As formas de Investimentos

Se dividem em 3(três) grandes categorias:

1. Investimento Públicos - é um investimento realizado sem expectativas de retorno de montante investido.Esse tipo de investimento é realizado geralmente pelo Estado no sentido de melhorar as condições de existência de setores de baixa renda e bem estar social.

Ex: Construções de hospitais públicos,escolas públicas,rede de saneamento básico.

2. Investimentos Privados - são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas e físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetários aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista.

Ex: Fábricas particulares,shopping center,lojas de varejo.

3. Investimentos Mistos - são rescursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades publicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem por objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário.

Ex: Petróbras,Banco do Brasil

A Importância do Investimento para as Organizações

Um fluxo contínuo de investimentos é que faz a economia de um país crescer, por isso investimentos tem uma importância fundamental tanto para a economia quanto para as organizações. A lógica dessa afirmação, é que a economia só cresce om o aumento da produção, o que é medido pelo Produto Interno Bruto (PIB), mas como as unidades produtivas têm capacidade de produção limitada, não podendo produzir mais do que sua capacidade permite, o aumento do PIB só será possível com o aumento das unidades produtivas através dos investimentos, fundamentais para as organizações.Podendo ser em 2(dois) aspectos:

1. Expansão das organizações - tem como objetivo as organizações privadas que visa o crescimento e o retorno monetário,pois quando a empresa está em fase de expansão, o fluxo de investimento tem que ser ainda maior.

2. Reposição do capital - organizações precisam de um fluxo de investimento,para repor o desgate que venha ocorrer com as máquinas e equipamentos,pois com o tempo só as manutenções não adiantarão mais,e deverá ocorrer a reposição para não comprometera sobrevivência da organização.

O Mercado Financeiro e as Principais Formas de Aplicação no Brasil

Mercado Financeiro é o conjunto de instituições e operações com fluxo de recursos monetários entre os agentes econômicos,ou seja, é um mercado de quem empresta e de quem toma empréstimos.

As principais formas de aplicação no Brasil são:

. CDB - são certificado de depósitos bancários é emitidos por uma instituição financeira pública ou privada.

. Cadeneta de poupança - é uma de investimento de baixo risco cujo funcionamento é regido por regras específicas estabelecidas pelo Governo para depósitos de poupança.Os depósitos tem liquidez diária e sofrem remunerações mensais e atualmente sua rentabilidade depende da taxa Selic.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com