TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Investimentos

Por:   •  7/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 3

Passo 1

IPCA- Índice Nacional de Preços ao Consumidor é o cálculo pelo instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE) desde 1980 e se refere as famílias com rendimentos monetário de 01 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte. A seguir ver tabela do IPCA na região de São Paulo em %.

Variações de grupos na região de São Paulo

Abril /16

Grupos

Índice Geral

0,36

Alimentos e Bebidas

0,77

Habitação

-0,6

Artigos de Residência

-0,23

Vestuário

0,32

Transportes

-0,32

Saúde e Cuidados Pessoais

2,31

Despesas Pessoais

0,1

Educação

0,1

Comunicação

0,99

Passo 2

Estudamos sobre a teoria e prática da utilização e cálculo dos indicadores Valor Presente(VPL), Taxa Interna(TIR) e Payback descontado em análises de projetos de investimento.

Demonstrou-se que, através dos cálculos do VPL e da TIR há a possibilidade de visualização da viabilidade econômica dos investimentos, onde tem se o valor do fluxo de caixa descontado ao custo do capital empregado e a Taxa de Retorno destes investimentos. E através do Payback obtém a informação do tempo de retorno de cada uma das modalidades de investimentos analisados.

VPL -Valor Presente Líquido

O valor presente líquido é um conceito matemático que indica o valor atual de uma serie uniforme de capitais futuros, descontadas a uma determinada taxa de juros compostos, por seus respectivos prazos.

TIR -Taxa Interna de Retorno

É um índice que indica rentabilidade de um investimento por uma unidade de tempo. Para análise de projeto de investimento a comparação a ser realizada é da TIR com TMA, com o custo de oportunidade, com o custo médio ponderado de capital, sendo que quando a TIR for superior a estes o projeto é economicamente viável.

Payback

É um indicador que determina o prazo de recuperação de um investimento, ele é utilizado para avaliar a atratividade do mesmo. A formula para cálculo do mesmo é:

Payback= $ retorno por período/ $ investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com