TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Investimentos

Por:   •  8/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.316 Palavras (18 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 18

Índice

1- Introdução        

1.1- Metodologia        

1.3- Objectivo        

1.3.1- Geral        

1.3.2- Específico        

1.4- Estrutura        

2- Fundamentacao Teorica        

2.1- Conceitos de Investimento        

2.2- Classificação de Investimento        

2.3-  Definição de Projecto        

2.4- Tipos de Projecto        

2.5- Projecto de Investimento        

2.6- Classificação de Projectos de Investimento        

2.7- Fases de Implementacao de um Projecto de Investimento        

2.8- Fluxograma das Fases de um Projecto de Investimento        

2.9- Decisao de Investimento        

3- Conclusão        

4- Referência Bibliográfica        


1- Introdução

O presente trabalho traduz-se numa pesquisa com caracter didáctico-cientifico realizado no âmbito do programa da cadeira de “Analise de Investimentos” com vista a ser apresentado pelos estudantes e avaliado pelo docente, tal como enriquecer os conhecimentos teóricos e científicos com relação ao tema a apresentar “Planeamento e Implementacao dos Projectos de Investimento” e cultivar o hábito de pesquisas de género no estudante, assim como o trabalho em equipa.

Na optica empresarial, o investimento é visto como a aplicação de fundos escassos que geram rendimentos, durante um certo tempo, de forma a maximizar a riqueza da empresa. Para proceder com o mesmo, deve-se fazer um estudo do projecto a ser implementado, de modo a que a decisão seja a melhor possível. Assim sendo, o projecto é entendido como um conjunto sistematizado de informações destinado a fundamentar uma decisão de investimento.

Um projecto de investimento pode ser definido como um empreendimento temporário que visa o desenvolvimento de um produto ou de um único serviço. Este origina sempre uma decisão de investir, que durante um determinado período de tempo implica aplicação de fundos escassos com o objectivo de maximizar a riqueza de uma empresa ou organização.

Assim, o chamado projecto de investimento é o ponto de partida incontornável de qualquer iniciativa empresarial, não se tratando de uma descrição do investimento em si, mas de uma análise com vista a apurar se este é ou não uma aposta válida.

Um projecto de investimento é, acima de tudo, um objecto de análise, existindo na dupla vertente da sua elaboração, que permite, desde logo, tirar algumas conclusões e diagnosticar certas fraquezas, e da análise, que vai determinar se vale ou não a pena avançar com a concretização do projecto.

Uma vez que os grandes desafios e objetivos das organizações é de garantir que suas estratégias se transformem nos resultados esperados, os projectos de investimentos têm um papel fundamental neste processo, pois são eles que materializam as estratégias empresariais, integrando recursos e esforços rumo aos objectivos organizacionais.

1.1- Metodologia

Para a elaboração do presente trabalho usou-se livros especializados e fontes extraídas na internet, assim como manuais de Analise de Investimentos, constituindo a principal fonte utilizada para a investigação e os critérios que a dirigem.

1.3- Objectivo

1.3.1- Geral

  • Proporcionar uma visao integrada sobre o planeamento e implementacao dos projectos de investimento, de modo a capacitar e desenvolver competencias.

1.3.2- Específico

  • Entender os conceitos gerais de planeamento e implementacao dos projectos de investimento;
  • Identificar as principais fases de um projecto de investimento;
  • Classificar os tipos de projectos de investimento.

1.4- Estrutura

O trabalho está estruturado em quatro capítulos:

  1. Introdução: apresentam-se algumas considerações iniciais acerca do tema, para além dos objectivos do trabalho, sua metodologia e estrutura do trabalho.
  2. Fundamentacao Teorica: apresentação de conceitos e explanação geral em torno do tema atribuido.
  3. Conclusão: apresentam-se as consideracoes finais.
  4. Referencia Bibliografica: por final, apresenta a bibliográfia usada para a elaboração do trabalho.

2- Fundamentacao Teorica

2.1- Conceitos de Investimento

  • Investimento em economia - Significa a aplicação de capital em meios de produção, visando ao aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infra-estrutura) ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros ou quando os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido.
  • Investimento em finanças - Também pode referir-se à compra de activos financeiros (acções, letras de câmbio e outros papéis), caracterizando o chamado investimento financeiro.
  • Investimento bruto - Corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques.
  • Investimento líquido - Exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações. Como está directamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.

        

2.2- Classificação de Investimento

  1. Independentes ou dependentes
  • Independentes - Quando as receitas líquidas de um não são influenciadas pelas receitas líquidas do outro.
  • Dependentes - Quando as receitas líquidas forem afectadas pela realização do outro. Dentro desta classificação, podemos considerar os investimentos complementares, concorrentes ou mutuamente exclusivos:
  • Complementares - Quando a influência for positiva.
  • Concorrentes - Quando a influência for negativa.
  • Mutuamente exclusivos - A realização de um exclui a realização do outro.
  1. Convencionais ou não convencionais
  • Convencionais - Quando apresenta um ou mais períodos de despesas líquidas seguido de um ou mais períodos de receitas líquidas.
  • Não convencionais - No caso contrário, isto é, receitas e despesas intercaladas no tempo.
  1. Grande ou Pequeno

Um investimento é grande ou pequeno conforme a sua influência no sistema de preços.

  1. Inovação

Tem por objectivo, a produção e lançamento de novos produtos. Assim sendo, estes podem ser estudos de mercados e a evolução prevista, determinação de encargos ou estudo da concorrência e as suas prováveis acções.

  1. Substituição

São os mais frequentes nas empresas, não aumentam a capacidade da empresa e são os que apresentam menos incerteza.

  1. Expansão

Estes investimentos aumentam a capacidade da empresa sem mudar a natureza dos seus produtos. Um acréscimo de despesas que corresponde a um aumento das receitas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (387.4 Kb)   docx (49.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com