TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Investimentos

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 3

PASSO 1

Elaborar uma síntese a respeito dos principais aspectos do artigo que influenciam a decisão da empresa no momento da troca de equipamentos.

        Há diversos motivos que influenciam na decisão da empresa em fazer uma substituição de equipamentos.
A deterioração é uma das causas, e se manifesta por custos operacionais excessivos, e custos de manutenção crescente. Em algumas situações, com a mudança de operação corrente, uso contínuo, um determinado equipamento perde sua capacidade de operar eficientemente, acaba se tornando inútil.

Outro fato muito importante na decisão da troca, é a diferença tecnológica entre os equipamentos. Conforme os anos passam e com essa constante evolução da tecnologia, ocorre a desvalorização tecnológica do produto.

Para garantir o lucro e crescimento da empresa, nos casos em que é observado a necessidade da troca de um determinado equipamento, primeiramente é preciso analisar qual é a melhor alternativa de investimento e quando deve haver a substituição.

Existem três métodos usados nos estudos econômicos:

VAUE= Valor Anual Uniforme Equivalente, que consiste em achar uma série uniforme equivalente a todos os custos e receitas para cada alternativa.

VPL= Valor presente Líquido, que calcula o valor presente equivalente das saídas de fluxo de caixa de cada alternativa. A opção que apresentar o VPL total mais positivo é a melhor.

TIR= Método da Taxa Interna de Retorno que requer o cálculo TIR de todas as alternativas para compará-la com a TMA definida. Quando os investimentos do TIR for maior que a TMA, são consideráveis rentáveis.

Todos os métodos apresentados, tem um mesmo propósito no resultado, porém cada um se encaixa a um problema específico. No caso de troca de equipamento com horizonte finito, o VPL é o mais indicado, pois nos mostrará o melhor momento para realizar a troca do equipamento. Quanto mais positivo der o resultado, melhor é a oportunidade de fazer a baixa ou substituição do produto.

5

PASSO 2

Apresentar cálculo informando em que ano é mais vantajosa a baixa do equipamento.

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

6

Após análise da tabela, dos cálculos e a comparação dos resultados de cada ano, conclui-se que é melhor realizar a baixa do caminhão no ano 3, visto que este é o último ano que há lucro com o mesmo. Se for trocado no ano 4, haverá prejuízo, pois o resultado está negativo (-1.899,13).

PASSO 3

Apresentar cálculo informando em que ano é mais vantajoso a troca do equipamento.

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

7

[pic 8]

Após análise das informações, verificamos que o melhor ano para a reposição do caminhão é o ano 1, pois ainda temos um bom lucro. Assim que surgir a oportunidade é melhor realizar logo a troca para não ficarmos no prejuízo, conforme mostra os resultados dos anos seguintes.

ETAPA 4

PASSO 1

Desenvolver uma síntese a respeito dos principais aspectos ligados a risco e volatilidade.

O risco parece a princípio, um elemento surpresa e desregrada. Geralmente definido como reflexo de eventuais variações na distribuição dos retornos possíveis de uma aplicação. É, basicamente, o risco de alguma ação em sua carteira deixar de ter valor, dada alguma modificação no mercado em que ela está presente. Em outras palavras, uma ação pode ter sua cotação reduzida, caso o mercado manifeste uma queda.

Outro importante incentivo é a possibilidade de se tornar sócio de importantes empresas brasileiras. Uma maior experiência no mercado de ações em geral e conhecimentos sobre empresas específicas, é possível investir em companhias que se acredite possuir boa capacidade de geração de lucro e projetos promissores de longo prazo.

Como o gestor do fundo pode aplicar em diversas coisas, dependendo do fundo, corre risco de mercado quando compra uma cota de fundo. O tipo de fundo em que aplica já te ajuda, a saber, um pouco sobre o tipo de risco que o fundo correrá, mas o importante é ficar atento no prospecto e avaliar o conjunto de riscos ao investir em um fundo específico.

A população-objetivo do INPC abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 01 (um) e 05 (cinco)  salários-mínimos, cuja pessoa de referência é     8

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (283 Kb)   docx (84.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com